Pedal ecológico

Este post é uma participação especialíssima do meu amigo jornalista Luiz Guedes. Apurando por aí, o editor descobriu que existem bicicletas feitas com garrafas pets!
Thumbnail image for IMG_0111email.jpg
A receita parece simples: 120 garrafas pets recicladas = 1 quadro de bicicleta. Mas para chegar a isso foram necessários 11 anos de muita pesquisa, incontáveis protótipos e quase R$ 4 milhões em investimentos. A ideia inovadora partiu do artista plástico e “inventor” Juan Muzzi, 62 anos, uruguaio radicado no Brasil – que fez fama na década de 1990 após criar uma mola plástica de brinquedo que se tornou febre entre crianças do mundo inteiro… “O projeto nasceu após eu visitar uma fábrica tradicional de bicicletas e achar tudo aquilo muito dispendioso e ultrapassado”, conta Muzzi, que encontrou no lixo uma alternativa mais barata e ecologicamente correta de trabalhar. “Além de reciclar as temidas garrafas plásticas, a Bike Pet polui menos, já que não inclui nem solda, nem pintura na fabricação”, detalha o idealizador, que promete para os próximos meses o lançamento da “magrela verde” no mercado nacional. “Estamos apenas finalizando detalhes logísticos”, garante Muzzi, que já adiantou: “Haverá um desconto especial para quem fornecer as próprias garrafas. E cada quadro terá garantia de 10 anos”, diz. E o melhor de tudo: “Se houver qualquer problema, basta triturar a peça e convertê-la em uma nova bicicleta…”

Crédito da foto e do texto: Luiz Guedes.

Obrigada por ter lembrado deste blog e cedido seu material para publicar aqui!

11 comentários em “Pedal ecológico”

  1. super! eu quero uma… deve ser levíssima, mas será que é resistente? não vai entortar toda??
    bom, o inventor é meu conterrâneo uruguaio, gente de valor. então deve ser boa!

  2. Olá Isis,
    Adorei o seu blog! Parabéns! Sobre as mulheres, concordo com você, por esse e outros grandes motivos, adoro as mulheres,…e, me caso com elas. Rsrsrs!
    Sobre o assunto da bike! Adorei! Quero uma…, como faço?
    Bjs,
    Pedro

  3. Oi Pedro, obrigada! Volte sempre! Sobre a bike… O jeito é entrar em contato com o idealizador do projeto! Beijo e sorte aí. Me conte depois se conseguiu a sua!

  4. Isis,
    esse Flavio, das bicicletas de bambu, é um ex aluno de design da PUC-Rj. Lembro dele pesquisando e sendo ridicularizado pelos colegas; todos o consideravam um louco por querer fazer essas magrelas de bambu!
    A ideia não só era viável como ecológica. Pena que o custo inviabilizem sua popularização.
    Espero que essas feita com pets saiam mais em conta! ótimo post!
    bjs,
    Léo

    1. Léo,

      Adorei a ideia. Devem ser leves e resistentes!

      Como disse a Maria, se eu fosse uma rica ecoperua, teria uma bicicleta para cada ocasião…

      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *