Veja pequeno documentário sobre a história da rua Augusta

Tenho um carinho muito grande pela rua Augusta, via da cidade de São Paulo, por vários motivos pessoais. Um deles diz respeito ao documentário “Augusta a 120/h”, realizado em 2003. Somado à monografia, o vídeo é o resultado do nosso – meu e de mais três amigas – trabalho de final de curso (faculdade de Jornalismo) quando, na ocasião, a cidade de São Paulo completava 450 anos. Foi a nossa homenagem para a querida Terra da Garoa.

 

Na época, o “Baixo Augusta” estava lotado de puteiros e “saunas”. Ratos passavam pelos nossos pés, mendigos nos ameaçavam, seguranças de portas de teatro nos impediam de gravar a via pública. Os porteiros das “casas de diversão” nos conheciam e nos cumprimentavam – passávamos o dia inteiro caminhando em busca de personagens e boas tomadas. Bons tempos.

 

Frequentamos todas as principais bibliotecas da cidade em busca do passado da rua. Assim, descobrimos que nosso trabalho era o primeiro a abordar apenas a rua Augusta. Uma pesquisa inédita e feita antes de mudar o perfil dos frequentadores do local. Apenas dois anos depois (em 2005), seria inaugurada a primeira casa noturna, o Vegas, que ajudou na mudança de perfil da região.

 

Divirta-se com o primeiro documentário realizado com o intuito de buscar a história da famosa rua – focamos nos anos 1960 quando os “brotos” saíam para paquerar na rua. O vídeo tem, apenas, cerca de 15 minutos. Boa sessão!
Obs.: O documentário tem menos de dez anos, mas repare como ele parece bem mais antigo! Na época, não existia Google Maps, por exemplo. Gravamos um mapa impresso. Incrível como a cidade e a tecnologia mudaram em tão pouco tempo.

10 comentários em “Veja pequeno documentário sobre a história da rua Augusta”

  1. Olá Ísis, tudo bem?

    Estou me formando em jornalismo pela PUC-Campinas e junto de uma equipe estamos desenvolvendo um site jornalístico sobre música. A nossa matéria principal será sobre a Rua Augusta, ou melhor, a diversidade musical que lá existe. Estamos procurando por fontes históricas para falar sobre ela. Vi seu documentária (aliás, muito bacana) e gostaria de saber se poderia nos dar umas dicas. Procurei pela sua monografia na internet mas não achei, não tem disponível? Desde já, conto com sua colaboração. Aguardo retorno, abraço.

  2. Olá Isis,
    venho com o mesmo intuito do Murilo, procurei sua monografia na internet, mas não achei. Se pudesse me enviar, ficaria muito satisfeito.
    Obrigado.

    1. Oi Bruno!

      Acredita que preciso procurá-la? Ela estava em um ZIP, lembra-se dessa antiga espécie de disquete? Rs Você consegue ir até o Mackenzie? Lá você pode ter acesso ao documento impresso, pois vou conferir se a edição que eu tenho é a última. Você está pesquisando sobre a rua, também?

      Abraços!

  3. Oie, adorei a matéria e veio a calhar, estou fazendo pós em arquitetura comercial e meu projeto de TCC é na Rua Augusta, porém encontrei pouquíssimas informações a respeito da mesma.

    Poderia me fornecer sua monografia, para que eu tenha acesso à todo conteúdo do seu trabalho? ajudaria muito na elaboração do meu TCC.

    Obrigada

    1. Oi Débora,

      Obrigada! Por incrível que pareça minha monografia está perdida dentro dos disquetes que ainda tenho! Sugiro que vá até o Mackenzie, você pode ler ela impressa.

      Abraços e boa sorte!

  4. Oi Isis, também estou realizando uma pesquisa na Rua Augusta. Estou estudando toda a formação do comércio lá. Poderia me passar sua monografia?
    Muito obrigado e ótimo video!

    1. Vinicius,

      Tudo bem? Por incrível que pareça, preciso tirar a monografia do ZIPDrive (conhece?) para o computador. Mas, na Biblioteca de Comunicação e Artes do Mackenzie, ela está na íntegra!

      Abraços e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *