Você sabe o que é uma lagoa de sistema fechado?

sarmiento1Alguns lagos ou lagoas são chamados de “sistema fechado”. Ou seja, recebem água, mas sua água não corre para outro lugar (apenas evapora ou infiltra no solo). No maravilhoso Parque Nacional Torres del Paine (Chile), existem dois exemplos divinos de sistema fechado: o Lago Sarmiento (acima) e a Laguna Amarga (abaixo).

Nestes casos (de sistema fechado), os rios levam água – e minerais – para eles que não têm aonde correr (devido a sua posição). Quando isso acontece, os minerais ficam dentro deles. No caso da Laguna Amarga, conforme o tempo foi passando, essa acumulação aumentou. E, consequentemente, a água dela foi ficando mais salina… Assim, micro-organismos encontraram o ambiente ideal para crescer e se proliferar, já que muitos deles não conseguiriam sobreviver em locais com drenagem ou pH mais neutro – leia aqui sobre o pH da Laguna Amarga. 😉

lagunaamarga

Fonte: próprio Parque Nacional Torres del Paine. Ambos os ambientes das fotos podem ser vistos nas entradas dos parques. Fique atento!

Em tempo: lago tem água doce e lagoa, salgada!

7 comentários em “Você sabe o que é uma lagoa de sistema fechado?”

  1. Isis,

    A diferença entre lago e lagoa está ligada a sua formação. Normalmente lagoas são formadas pela regressão e transgressão marinha e por isso são salobras. Alguns também fazem a divisão entre lagunas e lagoas devido a conexão permanente (laguna) ou temporária com o mar (lagoa).

    Então eles não são sistemas tão fechados assim. Existe também a influência da percolação do sal marinho, responsável pela manutenção de certo grau de salinidade de lagoas costeiras.

    Abraços.

  2. caramba, visitei esse blog só hoje e bem ontem a pedido de um amigo publiquei uma capítulo da minha dissertação sobre lagoas.

    eu já discordo um pouco do Luiz.
    Existem duas formas de separar lagoas e lagos. Uma é a que ele disse, e que confesso que não sei a bibliografia oficial, talvez ele possa apontar.. Acho que isso vem de uma tradução da divisão americana, que lagoon é confundido tanto com lagoa como laguna.

    Mas existe outra forma, muito usada na limnologia, que é referente à penetração de luz: lago possuem penetração parcial ou nula, e lagoas penetração total. É por exemplo a denifição do prof. Francisco de Assis Esteves, um dos maiores expoentes da área.

    ou seja, não existe ainda uma certeza de classificação... depende do objetivo do pesquisador e da sua linha de pesquisa.

    abraços!

    1. Oi Thomas,

      Essa maneira de separar lagos e lagoas eu não conhecia! Se for assim, a maioria dos lagos (ou seriam lagoas) decorrente do derretimento de glaciares deve ser... lagoa! Afinal, eles têm uma fina camada de sedimentos que deve impedir a entrada de luz...

      Abraços e obrigada por agregar essa informação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *