Blogs de ciência da Unicamp

ScienceBlogs Brasil

SOBRE

O ScienceBlogs é a maior rede de blogs de Ciências do mundo. Lançado em janeiro de 2006, o ScienceBlogs entrou em 2013 com mais de 129 blogs em inglês e duas redes irmãs: o ScienceBlogs Alemanha, com 25 blogs, e o ScienceBlogs Brasil, com mais de 40 blogs. O objetivo do ScienceBlogs é criar um espaço onde é possível discutir Ciência de forma aberta e inspiradora. As redes escritas em alemão e português são uma forma de transformar vozes locais em vozes globais. O ScienceBlogs Brasil nasceu em agosto de 2008 com um outro nome: Lablogatórios, um projeto pessoal de dois cientistas, Atila Iamarino e Carlos Hotta, que ganhou proporções internacionais, unindo e potencializando uma comunidade de divulgadores científicos. Três anos depois, Hotta passou o bastão a Kentaro Mori, que em conjunto com Iamarino expandiu a rede de blogs também a uma empresa de comunicação especializada em divulgação científica, a NuminaLabs. Em 2013, Rafael Soares se tornou o terceiro líder de comunidade do site e em 2015 o sócio majoritário da NuminaLabs. Em uma época onde temas como mudanças climáticas, biocombustíveis, AIDS, doenças tropicais, células-tronco e tantos outros temas crucialmente relevantes à sociedade são discutidos diariamente, a divulgação científica se faz cada vez mais necessária. ScienceBlogs Brasil tem o desafio adicional de discutir e popularizar Ciência em um pais em desenvolvimento no qual o analfabetismo científico predomina. Trabalhamos para que a comunidade formada em torno do ScienceBlogs Brasil atue na dispersão do pensamento científico, e ficamos à disposição para levar à frente projetos e iniciativas quebrando as barreiras que afastam nossa sociedade da Ciência.

Na Rede de Blogs Unicamp desde: 27/04/2020