Editorial

 

42! Sobre perguntas mais importantes que as respostas

25 de Maio, o tão aclamado “dia da toalha”! Existe data mais oportuna para o lançamento de um especial do Blogs de Ciência da Unicamp sobre ciência e cultura pop? A data comemora a vida e as obras do escritor inglês Douglas Adams, famoso pela “trilogia de cinco livros” do Guia do Mochileiro das Galáxias, pelos livros da série Dirk Gently, além de algumas histórias da série televisiva Doctor Who. A data não tem um motivo muito significativo: em 11 de Maio de 2001, Adams morreu devido a problemas cardíacos;  Os fãs queriam muito homenageá-lo, porém demoraram para se organizar e somente o fizeram duas semanas depois, no dia 25, que acabou sendo mantido. Citando o site oficial do evento:

“Como o universo que Douglas Adams criou era cheio de absurdos e aleatoriedades, talvez seja uma escolha adequada no final. E se você precisa de uma razão adicional: se você adicionar os números hexadecimais 25 e 5, e converter o resultado para base decimal, você obtêm 42!”

Coleção Guia do Mochileiro das Galáxias

Então pegue sua mochila, não esqueça sua toalha, embarque conosco na nave Coração de Ouro e ative o Gerador de Improbabilidade Infinita! Pera,“Toalha”, “Coração de Ouro”, “Gerador de Improbabilidade Infinita”?

O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias já é uma grande referência na cultura nerd, mesmo quem nunca leu os livros já deve ter ouvido coisas como:”Não entre em pânico.” e “42 é a resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais!”.

No livro, uma raça alienígena hiper inteligente e pandimensional constrói um computador do tamanho de uma pequena cidade, chamado Pensador Profundo, com apenas um objetivo: Calcular qual a resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais. Após 7,5 milhões de anos, o Pensador Profundo chega a resposta: “42”. Os seres que construíram o computador ficam perplexos, e o Pensador Profundo lhes explica que eles nunca souberam qual a pergunta fundamental.

Abismados, eles perguntam qual é essa pergunta fundamental. O Pensador diz que não tem capacidade de calcular isto, mas que pode projetar um computador que conseguiria. Este computador seria tão grande que poderia ser confundido com um planeta, e se chamaria Terra. Toda a história da saga se desenrola quando após passar 10 milhões de anos calculado a pergunta, a Terra é destruída cinco minutos antes de concluir o cálculo a mando de filósofos e psicólogos que tinham medo de perderem seus empregos.

É interessante notar a ênfase que a narrativa da a pergunta, isto é essencial também para as ciências! Uma pergunta mal feita pode gastar o esforço, tempo e dinheiro de muitos cientistas. Além disso, podemos perceber que quem pergunta guia o desenvolvimento das ciências, assim vemos que a ideia das ciências como amorais e absolutas é no mínimo ingênua.

Ademais, por muitas vezes é de interesse de certos grupos que algumas perguntas fiquem sem resposta, então ao fazer a “pergunta errada”, cientistas são retaliados de diversas formas: Cortes de financiamento, descrédito, ataques a imagem e a moral do cientista,  perda de posições e de influência são alguns exemplos. Assim é importante perceber que a ciência é uma ótima ferramenta para entender o mundo, mas é necessário olhar para as metodologias e interesses por trás dos estudos.

No outro extremo, uma pergunta bem feita pode tirar muita informação da onde a gente menos espera! Até mesmo de um filme, desenho ou de outros elementos da cultura pop como vemos nos diversos textos produzidos para este especial. Esperamos que gostem do conteúdo que preparamos, aperte os cintos pois os levaremos a lugares inesperados, afinal a ciência está em todos os lugares! É isso, aproveitem e continuem questionando!