Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência

Programação 2023

abertura

Imagem com o número da mesa redonda sua convidada: Luciana Noronha. Luciana é mulher, está sorrindo enquanto segura uma caneta sobre o papel, como se escrevesse.

Ciência, Comunicação e Política: Motores de mudança na sociedade

 8/9/2023 (sexta-feira), às 14:00

Mesas-Redondas

Imagem com o número da mesa redonda e seus convidados: Cinthia Mendonça, Guilherme Terreri e Katemari Rosa. Cinthia é mulher, de cabelos curtos e, na foto, está usando uma camisa amarela, sorrindo, com a mão no queixo. Katemari está, na foto, sorrindo. Usando uma faixa no cabelo, de camisa Jeans. Guilherme, na foto, está com a mão no rosto, sorrindo, de camiseta cinza escuro.

mesa 1 O Lugar do normativo na Comunicação de Ciência

 8/9/2023 (sexta-feira), às 17:00

Os espaços públicos de fala, historicamente, são ocupados por homens, brancos, heterossexuais e cisgêneros. Dentro da ciência e da comunicação também temos esta validação de saber vinculada às questões de gênero, raça e sexualidade.

Como podemos repensar estas relações?

mesa 2 Comunicação em Meio Ambiente e Emergência Climática

 9/9/2023 (sábado), às 08:30

As mudanças climáticas vem sendo um dos temas debatidos por diversos campos de conhecimento científico. É palco de disputa entre negacionistas e cientistas.

Como atuar na divulgação científica, levando em conta diferentes áreas e, simultaneamente, enfrentando o negacionismo?

Imagem com o número da mesa redonda e seus convidados: Camilo Leon, Marina Ramalho e Mellanie Fontes-Dutra. Marina Ramalho está de camiseta azul, cabelos longos, sorrindo. Na foto, Camilo está de camiseta azul clara, da unicef. Mellanie na foto está de jaleco branco, de braços cruzados, cabelos longos e óculos.

mesa 3 Divulgação Científica e Políticas Públicas em Saúde

 9/9/2023 (sábado), às 14:00

Após passarmos pelos momentos mais difíceis da crise sanitária contemporânea, hoje podemos fazer um balanço geral do que vivenciamos e como atuamos frente à Covid-19 e outras questões de saúde no campo da divulgação científica.

Como pensar os próximos passos daqui para frente?

Imagem com o número da mesa redonda e seus convidados:

mesa 4 A Divulgação Científica, o Furar Bolhas e a Desinformação

10/9/2023 (domingo), às 11:00

A desinformação não é questão recente para a comunicação. Mas nos últimos anos têm ganhado espaço e financiamento, com estratégias que tornam difícil seu combate, dentro do espaço democrático.

Como podemos seguir atuando e que estratégias usar para combater a desinformação?

encerramento

Ciência, Comunicação e Política: Motores de mudança na sociedade

10/9/2023 (domingo), às 13:00

Grupos de Trabalho

GTs Apresentação de resultados

10/9/2023 (domingo), às 09:30

GT 1 Como elaborar um trabalho colaborativo e sistemático de combate à desinformação?

Ementa: A internet teve seu início sendo considerada como um futuro espaço democrático e de construção do conhecimento em escala global. Hoje, ela passa por um dos seus momentos mais difíceis. Com o avanço da extrema-direita e o domínio dos algoritmos nas redes sociais, conter a desinformação é um grande desafio para os comunicadores de ciência. Este GT irá discutir os mecanismos que facilitam a dispersão de desinformação na internet e como combater este avanço.

GT 2 Campanhas temáticas: como propor e executar?

Ementa: Um dos pilares da divulgação científica é o trabalho trans e multidisciplinar, envolvendo profissionais de diferentes áreas para fazer um trabalho que possa impactar o maior número de pessoas de forma efetiva. Este GT irá trazer exemplos de campanhas de sucesso criadas durante a pandemia de covid-19, e também sugerir planos de ação para futuras campanhas que podem ser iniciadas a partir da discussão do grupo.

GT 3 Do offline para o online: como dar visibilidade na internet para iniciativas presenciais?

Ementa: A divulgação científica “off-line” no Brasil tem uma longa história de trabalho desde o início do século XIX, com a chegada da Corte Portuguesa, contando com Museus de Ciência, Jardins Zoológicos, Botânicos, Planetários e muitos outros. É nestes espaços que o público encontra profissionais que planejaram e implementaram estruturas físicas e digitais que impactam os visitantes, trazendo o aspecto presencial e emocional da ciência. Com a pandemia e precarização do investimento em ciência e DC no Brasil nos últimos anos, o aumento da presença on-line dos tradicionais espaços da DC “off-line” é imprescindível, tanto para divulgar as iniciativas como para atingir diretamente o seu público. Este GT irá trazer exemplos de como a parceria entre iniciativas pode ser a chave para o sucesso na internet e sugerir com os participantes futuros projetos que podem nascer no EBDC.

GT 4 Como a interação entre ciência e arte pode alavancar a divulgação científica?

Ementa: Para que a divulgação científica alcance diferentes públicos é importante considerar como as ações desenvolvidas estruturam conteúdo e forma. A abordagem transdisciplinar é fundamental, uma vez que propicia a contribuição de diferentes áreas. As artes associadas às ciências podem construir pontos de vista que facilitam a conexão com múltiplos públicos. Este GT irá apresentar e discutir iniciativas de DC que buscam a interação entre ciências e artes, buscando evidenciar vantagens, dificuldades; bem como aproximações e afastamentos entre as áreas.

GT 5 Como analisar a efetividade e/ou impacto de trabalhos de comunicação pública de ciências (presenciais e virtuais)?

No dia a dia do trabalho do divulgador de ciência, é comum não termos uma real ideia se o conteúdo que produzimos de fato chegar ao público pretendido. Essa percepção fica ainda mais distorcida ao recebermos um retorno negativo, como críticas, haters e ataques. Assim é fundamental estar inserido no planejamento métodos de análise de efetividade, a discussão sobre o que medir, como e qual a meta a ser atingida é tão importante quanto o trabalho em si. Afinal, se não soubermos para onde estamos indo, como saberemos se chegamos lá?

Cerimônia Melhores pôsteres

10/9/2023 (domingo), às 09:00

Sessões de Pôsteres

Apresentações e avaliação

Sábado, 09 de setembro de 2023

sessão 1 | 10h30 – 11h30

sessão 2 | 16h – 17h

Anúncio de melhores trabalhos

Domingo, 10 de setembro de 2023

| 9h – 9h30