JoJo’s Bizarre Adventure e a altura da árvore

No capítulo 430 do mangá JoJo’s Bizarre Adventure, o vilão Kira utiliza uma ‘técnica especial’ para descobrir a distância exata entre ele e seu alvo (Josuke).

Imagem extraida do manga JoJo’s Bizarre Adventure Parte 4, capítulo 430, página 3 (acessado em https://mangaowl.net/single/51101/diamond-wa-kudakenai)

Kira sabe que a altura de Josuke (seu alvo) é 180 cm, conhece também o comprimento do seu próprio braço (65 cm) e de seu dedo indicador (9 cm). Com essas informações, cobrindo Josuke de seu campo visual com o dedo indicador, forma então dois triângulos retângulos semelhantes. Assim, consegue determinar a distância entre seu olho e Josuke (13 metros).

Apesar desse mangá ser cheio de poderes e coisas sobrenaturais, como Vampiros, Hamon, Stands, essa ‘técnica especial’ usada por Kira, não é nada além da conservação das razões entre os lados de triângulos equivalentes. Ou seja, se a distância do olho até o dedo tem 65 cm, e altura 9 cm (altura do dedo), então 65 cm dividido por 9 cm, deve ser igual a distância do olho até o Josuke dividido pela altura do Josuke (180 cm). Com isso chegamos que 180*65/9 cm é distância do olho até o Josuke.

Contudo, existem outras técnicas bem simples mas com grande potencial para medir alturas de objetos difíceis de se usar uma régua ou trena, como por exemplo, árvores.

Teodolito

Para medir alturas de árvores, podemos construir um teodolito como na figura acima, é uma tarefa bastante simples, já construí com alunos do 6o Ano do Ensino Fundamental. Todos os detalhes para explorar uma atividade com esse instrumento e fazer bom uso desse recurso, pode ser encontrada no repositório do M³ no experimento A altura da árvore.

Esse curioso instrumento é utilizado pelo personagem Senku no mangá Dr. Stone, capítulo 7, que busca reconstruir a tecnologia de nossa civilização, a partir de uma na Era da Pedra Lascada, tudo isso no menor tempo possível.

Imagem extraida do manga Dr. Stone, capítulo 7, página 3 (acessado em https://drstone.online/manga/dr-stone-chapter-7/)

Se ficou interessado neste tema, no repositório do M³ temos um material muito legal para trabalhar vários experimentos com essa ferramenta. Estes e muitos outros materiais podem ser encontrados no repositório do M³, mas para facilitar sua busca, abaixo está o link deste material em específico.

https://m3.ime.unicamp.br/recursos/994

Se gostou, tem alguma dúvida ou crítica, poste nos comentários, ficaremos felizes em respondê-los 🙂

Imagem de capa de emsalgadopor Pixabay

Autor: Zero

2 thoughts on “JoJo’s Bizarre Adventure e a altura da árvore

  • 9 de maio de 2023 em 10:27
    Permalink

    Olá, eu fiquei com duvida em uma coisa na parte do Kira, eu não entendi muito bem a conta que ele fez para medir a distancia entre ele e o Josuke, poderia explicar mais detalhadamente? Obrigado de qualquer forma!

    Resposta
    • 9 de maio de 2023 em 21:18
      Permalink

      Boa noite Ademiro, tudo bem?
      Deixe-me explicar o que Kira fez exatamente. Lembra que a Stand que ele tinha pego do gatinho-planta era a de criar as bolas de ar?
      Ele podia usá-las de forma combinada com o Killer Queen para detoná-las de duas maneiras. A primeira envolvia a colisão com algum objeto, e a segunda era uma detonação programada.
      Então ele precisava calcular exatamente o quão longe o Josuke estava para definir quando a detonação ocorreria.
      Dai que vêm os cálculos baseados na altura do Josuke em relação à altura do seu dedo.
      Então, ele sabia o comprimento do próprio braço e o tamanho do dedo (o cara media o comprimento das unhas... ) e estimou a altura do Josuke como 1,80 m (a altura padrão de um Joestar), dai ele imaginou 2 triângulos retângulos semelhantes, e a relação entre a base e a altura deve se manter em ambos.
      Logo, deduziu a que distância estava Josuke para lançar a bomba.
      Entendeu a explicação?

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *