Sobre

é um blog de Divulgação Científica da coleção Matemática Multimídia parceiro do Blog Zero, e ambos atuam dentro do Projeto Blogs de Ciências da Unicamp.

A coleção Matemática Multimídia é um conjunto com mais de 300 recursos educacionais de Matemática para o Ensino Médio. A coleção divide-se em 4 principais mídias, listadas e descritas a seguir:

Vídeos: São 180 programas audiovisuais de dez minutos produzidos para serem parte das atividades presenciais na sala de aula ao longo dos três anos do ensino médio.

Experimentos: Propostas com roteiro metodológico para o professor, uma folha de acompanhamento para os alunos e um guia com informações adicionais ou complementares para o professor.

Softwares: Jogos, simulações e outros recursos que permitem manipular de modo mais tangível diversos aspectos abstratos da matemática.

Áudios: Podcasts de cinco minutos cada um, que podem ser ouvidos em grupo ou individualmente.

A proposta deste blog não é replicar os conteúdos nas postagens, e sim divulgá-los a partir da flexibilidade que a comunicação de um blog possibilita, apresentando os temas a partir de uma linguagem coloquial, convidando o leitor a explorá-los, mostrando como podem ser usados, combinados e também alguns resultados de pesquisas baseados nestes materiais. Esperamos construir um espaço para relatos de eventos, experiências práticas e discussões. Conectando recursos a partir de relações criativas e revisitando suas possibilidades de uso a partir de um trabalho colaborativo.

Assim, este é um blog de autoria aberta a todos aqueles que desejam compartilhar suas experiências ou ideias relacionadas aos recursos da coleção Matemática Multimídia. Abaixo os autores que já colaboraram com este blog:

João Marcelo (JM)
Leonardo Barichello (Leo)

Podem me chamar de Zero, fiz Licenciatura em Matemática pela USP, Mestrado na UNESP sobre a aprendizagem de Pensamento Computacional e Doutorado na UNICAMP sobre a aprendizagem de Demonstrações Matemáticas.

lattes.cnpq.br/6130937835002478

integravel@gmail.com

(14) 99153-5045 (WhatsApp)

Os textos do blogs Zero e (de minha autoria) em cada semestre, são revisados e compilados na forma de Ebooks para leitura em Kindle.

Todos os Ebooks produzidos encontram-se na série M30.

Universidade Estadual de Campinas, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas, SP, Brasil, CEP: 13.083-970

Resolução GR-049/2018, de 05/12/2018: Institui a Rede de Blogs de Divulgação de Ciência da Universidade Estadual de Campinas