Manipulando a aranha


Hymenoepimecis sp
A vespa Hymenoepimecis sp. pertence à família Ichneumonidae, uma família com muitas vespas parasitóides (organismos que passam apenas parte do seu ciclo de vida como parasitas), várias das quais pretendo mostrar aqui. Esta em especial, tem como alimento para suas larvas, aranhas, especificamente a espécie Plesiometa argyra. Até aí tudo bem, as vespas são até bem conhecidas por caçarem aranhas para alimentar sua prole, o que inclusive pode ser visto em vários vídeos no youtube.
Plesiometa argyraA grande diferença está em como a Hymenoepimecis sp. faz a captura:
Ela ataca a aranha em sua teia, paralisa-a e deposita um ovo em seu abdome. Durante as próximas duas semanas, a larva sai de seu ovo e passa a sugar a hemolinfa de sua hospedeira. A final desse período a larva aparentemente libera substâncias químicas na aranha que a induzem uma mudança de comportamento. A aranha passa a tecer um tipo diferente de teia, repetindo alguns dos passos normais de construção, fazendo uma teia menor e mais resistente.
teia modificada
Quando a nova teia está completa, a larva suga todos os fluídos da Plesiometa argyra e constrói um casulo, onde sofrerá metamorfose.
Para completar, o vídeo abaixo, que é um trecho do documentário Life on the Undergrowth que tem muita coisa boa:

Fontes:
Eberhard, W. G. 2000. Spider manipulation by a wasp larva. Nature Vol. 406. 20 July: 255 – 256
foto da Plesiometa: BugGuide

,

4 responses to “Manipulando a aranha”

  1. Adoro esses bichinhos. Queria ver um material sobre uma lagarta que narcotiza formigas, fazendo elas ficarem mais agressivas e servirem de guarda-costas.Gostei do blog

  2. gostaria de receber algun material sobre todo o processo reprodutivo da aranha viúva negra

  3. Gosto muito de aranhas
    Gostaria de Receber material sobre como divrsas especieis de aranhas obrigado.
    achei interessante esse da vespa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *