Viva Lamark!!!


Inauguramos hoje o Carnaval de Evolução, onde vários blos participantes postarão -obviamente- sobre evolução. o tema desse mês é Lamarck. Conforme os blogs forem postando seus textos eu vou atualizando aqui, de maneira que se tudo der certo, todos os textos terão links aqui!
Para entender esse Carnaval, tenha em mente que Lamarck propôs que o motivo para a diversidade dos organismos é a herança de características adquiridas pelos pais. A maioria das pessoas é Lamarquista e nem sabe. Embora para muitos as idéias de Darwin tenham predominado, se questionados vão dizer que bactérias sob ação de antibióticos desenvolvem resistência à ele, e não que as bactérias que já tinham mutações que dificultavam a atividade de antibióticos foram selecionadas. Por mais intuitiva que a teoria de Lamarck seja, ela geraria certos absurdos se fosse verdade, e essa é a situação a ser retratada pelos blogs. O grande valor das idéias de Lamarck está em admitir que os organismos mudam com o tempo sob leis naturais, e não que já foram criados como são.

A Lucia Malla viajou legal no tema, começamos bem! Clique aqui para ler.

Retiro o que escrevi logo acima, que realmente viajou no tema foi o Hermenauta, que por mais que não tenha escrito como seria o ser humano fez um texto muito bom, confira aqui.

Eu também já postei meu texto, aqui.

O Carlos Hotta pegou o espírito da coisa! Melhor do que eu que propus o tema inclusive. Aqui.

O Ibrahim do 1001 Gatos de Schrödinger também está participando, e deu a resposta mais rápida que já vi, aqui.

Mais um! Dessa vez quem participa é o Hiroshi, aqui. O Hiroshi além de contribuir com seu texto ainda achou esse aqui que se encaixa perfeitamente no carnaval, no blog Luxcie in the Sky with No Diamonds. Não sei o nome do autor, quem souber por favor deixe nos comentários.

Ainda em tempo, mais três contribuções importantes! O Mauro do Você que é biólogo questionou o quão bom seria um mundo lamarquista aqui. Já o Rafael do RNAm e o Shridhar do Entropicando Ciência escreveram dois textos que deveriam ser lidos para se entender as idéias de Lamarck e o que esse Carnaval propõe de diferente leia aqui e aqui.

O Marco do Marco Evolutivo também entrou nessa com esse texto aqui que deve mexer bastante com o ego de algumas pessoas e aproveitou para contribuir com vídeos do Ciclo “Evolução Darwiniana e Ciências Sociais” aqui.

Caramba, não esperava que pudessem aparecer variações tão diferentes sobre o mesmo tema, confesso que fiquei feliz com o resultado!

,

7 responses to “Viva Lamark!!!”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *