Antecipando eventos

Antecipar eventos e criar associações com base nessa capacidade são primoriais para o bom desempenho dos seres vivos, e consequente seleção natural. Quem consegue ligar um cheiro, som, sabor, uma cor ou qualquer outro sinal ao alimento dispensa a necessidade de verificar sempre o que pode ou não ser comido, gordinhos que o digam. Pavlov demonstrou isso com seus cães condicionados. A seleção natural tende a favorecer quem consegue reagir a um evento antecipadamente, conseguindo tirar maior proveito do mesmo.
E coli microscopiaEmbora seja um evento comum e bem demonstrado em animais, alguns cientistas se perguntaram se organismos mais simples poderiam responder dessa maneira também. Para isso foi utilizada a bactéria E. coli, habitante de nosso intestino capaz de causar diarréia.
Imagine que você acabou de comer um daqueles churrascos gregos de origem duvidável, e algumas E. coli vêm de brinde. Quando entram na boca, são aquecidas até a temperatura e 37°C e em seguida vão para o intestino, ambiente pobre em oxigênio.
A primeira constatação dos cientistas foi de que quando aquecidas essas bactérias diminuem a expressão de genes relacionados ao metabolismo em condições de grande oxigenação, conseguindo assim economizar energia e se preparar para o ambiente intestinal.
A grande surpresa veio quando essas condições foram invertidas. Durante os experimentos as bactérias foram submetidas a um aumento na concentração de oxigênio apósserem aquecidas, o inverso do que acontece normalmente. Após cerca de 100 gerações as bactérias deixaram de apresentar a resposta à diminuição de oxigênio, demonstrando que organismos simples são capazes de muito contando com a regulação gênica.
Fonte:
Predictive Behavior Within Microbial Genetic Networks. Ilias Tagkopoulos, Yir-Chung Liu, and Saeed Tavazoie (8 May 2008).Science

One response to “Antecipando eventos”

1. Um bom exemplo de como o comportamento é a relação entre organismo-ambiente. Neste caso o ambiente modificando o gene, e não o contrário.