Narcolepsia


bela adormecidaA narcolepsia é uma doença que causa principalmente sonolência grave e catalepsia, uma incapacidade de movimento em estado consciente, como quando você acaba de acordar e não consegue se mexer – situação que nos EUA até um tempo atrás era um forte indicativo de que a pessoa tinha sido abduzida e estudada por aliens durante o sono. Seu nome vem do grego nárke, “estupor” ou entorpecimento, paralisia e lepsis, “possessão”, ataque.
Trabalhos recentes indicam que uma das possíveis causas é uma reação auto-imune causada por uma variedade das proteínas MHC. MHC do inglês “major histocompatibility complex” ou complexo principal de histocompatibilidade é o conjunto de proteínas que temos em nossas células responsáveis por apresentar pedaços de outras proteínas para as células do sistema imune. Dessa forma, os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do corpo podem reconhecer entre outras coisas o que está sendo produzido dentro de uma célula, se são proteínas normais ou proteínas virais por exemplo, no caso de uma célula infectada. Quando alguém necessita de um transplante, os testes de compatibilidade são feitos com essas proteínas, pois caso elas não sejam parecidas, o pedaço de proteína apresentado pelas células do órgão transplantado podem ser diferentes, o que causa um ataque do sistema imune.
No caso das pessoas que sofrem de narcolepsia, ocorre uma reação auto-imune em que o corpo ataca os neurônios do cérebro responsáveis pela produção de hipocretinas ou orexinas, um conjunto de peptídeos que exitam o sistema nervoso e estão relacionados com a regulação do sona, do apetite e o estado de vígilia que nos mantém acordados. Sem esses neurônios, os narcolépticos não conseguem manter o estado de vigília e caem no sono frequentemnete, inclusive em situações onde isso não deveria acontecer como acontece com essa garotinha aqui. O estado de sono ou paralisia consciente pode ser desencadedado por fatores emocionais , como medo, susto, excitação ou humor, como nesse vídeo em que a garota “desmaia” depois de um susto.

Os cães também podem sofrer de narcolepsia, mas no caso deles, a causa é a falta de receptores para hipocretinas ou orexinas e não a deficiência de produção desses peptídeos.
Maret, S; Tafti M (November 2005). “Genetics of narcolepsy and other major sleep disorders”. Swiss Medical Weekly 135 (45-46): 662–665. EMH Swiss Medical Publishers Ltd

,

9 responses to “Narcolepsia”

  1. Tudo bem Atila?Recebi teu convite, e gostaria de mais detalhes a respeito. Estou totalmente sem tempo, e mesmo que não venha a fazer parte da equipe, gostaria de fazer a parceria com vocês.
    Obrigado e abraços.

  2. Então Roberto, eu sou narcoléptico e já tomei algumas medicações no tratamento. Hoje, tomo Stavigile e posso dizer que é o melhor remédio que já tomei, apresento melhoras signifcativas a cada dia, e estou bem…
    Mas sempre digo pras pessoas procurarem um médico especialista, ele é quem pode indicar realmente…
    Abs….
    [ATILA] – Apóio o Hugo, antes de qualquer coisa, procure um médico!

  3. Olá, tenho narcolepsia e tomo Stavigile. Percebo grande melhora na qualidade do meu dia, mas há dificuldades emocionais que afetam bastante o narcoléptico. ño momento estou afastada do trabalho e gostaria de ter informações quanto aos direitos dos narcolépticos.
    Grata

    • Olá Daniela,
      Também sou narcoléptico e estou tendo os mesmos problemas. Já procurei bastante na internet e não encontrei respostas sobre os nossos direitos. Aconselho você a pegar o laudo do seu médico e consultar um advogado, pois é isso que eu vou fazer.

  4. Olá, meu nome é Ana Clara tenho 18 anos,mas tenho problemas com o sono sempre, hoje terminei o colegial, mas foi muito difícil acordava numa boa para ir a aula, mas quando dava 10:00, 10:30 eu sentia um sono incontrolável, e meus olhos fechavam sem eu querer, e eu sentia vergonha porque meus amigos riam sempre de mim e meus professores sempre reclamavam, quando eu estudava ia a dormia bem a noite mas sempre pois de 01:00 hora da manha, acordava as 06:00 e sem nenhum problema ia a aula, quando dava 10:00 dormia até o fim da aula, meio dia, chegava em casa sem fome nenhuma, na verdade com mais sono do que fome, mas comia e ia dormir, dormia até 4 horas porque minha mae não me deixava dormir, essa hora era a pior pra mim, eu não conseguia acordar, quando minha mae não tava em casa dormia até 7 da noite, mas quando ela tava eu acordava mas as 6 horas da noite me batia um sono e eu não conseguia ficar acordada, e sempre dormia, hoje não tenho mais aula, faço cursinho e durmo muito mais que antes, pois minha mae não me cobra mais nada, mas não é preguiça eu não consigo ficar acordada a tarde pra estudar, e se eu pegar em um livro leio por meia hora e ja começo a fechar os olhos, quando tinha 15 anos uma vez meu irmão veio me acordar quando eu dromia a tarde pra eu ir atender o telefone que era uma amiga, e eu fiquei em pé por uns 2 segundos e depois cai no chão, não conseguia mexer minhas pernas passe uns 5 segundos com essa sensação eu estava acordada e mexia tudo menos minhas pernas, e nesse perio foi desesperador pensei que não ia mais andar, mas com o tempo fui sentindo e isso nunca mais aconteceu, até nessa semana que foi bem pior, eu acordei meio dia e fui almoçar, fiz meu prato e entrei para pegar o sal, quando tudo ficou preto, eu não enxergava nada, derramei o pote de sal todo em mim, e o pior o prato de vidro quebro em cima de mim, cortei todo o meu pé mas não senti, eu estava em pé e de repente eu cai no chão, eu senti meu irmão me pegando e me levando para algum lugar, e eu estava na minha casa mas não conseguia me situar para onde ele me levava, então quando eu voltei em si ele tinha me posto no sofá da sala, foi horrível, eu essa sensação, eu não estava acordada mas meu corpo todo parou, minha vista escureceu, não conseguia fazer nada e nem perdi a noção do lugar também, eu sempre tive problemas hormônais tomo concepcional por conta da minha menstruação ser desregulada, ja tive anemiapor culpa dela, mas lendo essa matéria percebi que pode ser algo mais sério pois eu não tenho mais anemia, não perco mais tanto sangue, mas continuo dormindo basntate, por favor, se voce puder me dar informações me mande um e-mail algo assim, é muito importante pra mim, sou jovem e não quero perder minha vida dormindo, estou muito preocupada, obrigada pela sua atenção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *