Cabelo, cabeleira

ratinho cabelo espetado
Já notou que o cabelo de asiáticos costuma ser mais espesso e espetado? Em um estudo publicado no ano passado, pesquisadores descobriram que asiáticos possuem uma única mutação em um receptor celular chamado EDAR (Ectodysplasin-A receptor) que aparece em células formadoras de cabelo, os folículos. O que os levou a essa conclusão foi o fato dessa mutação ser positivamente selecionada na população. Mas ficava a pegunta no ar, será que essa única mutação é responsável pelas diferenças?O passo seguinte foi a produção deratos transgêncos portadores dessa mutação. O resultado? É só conferir a foto! Os ratos tiveram diferenças no número de receptores e mudaram a morfologia dos pêlos, eram mais grossos, como mais cilíndricos também. Achei fantástico esse experimento, demonstrou de maneira muito ilustrativa.
Fontes:
Gene Expression
Akihiro Fujimoto , Ryosuke Kimura , Jun Ohashi , Kazuya Omi , Rika Yuliwulandari , Lilian Batubara , Mohammad Syamsul Mustofa , Urai Samakkarn , Wannapa Settheetham-Ishida , Takafumi Ishida , Yasuyuki Morishita , Takuro Furusawa , Minato Nakazawa , Ryutaro Ohtsuka , and Katsushi Tokunaga A scan for genetic determinants of human hair morphology: EDAR is associated with Asian hair thickness, 2008, Hum. Mol. Genet. 17: 835-843.
Chunyan Mou, Helen A. Thomason, Pamela M. Willan, Christopher Clowes, W. Edwin Harris, Caroline F. Drew, Jill Dixon, Michael J. Dixon, Denis J. Headon, Enhanced ectodysplasin-A receptor (EDAR) signaling alters multiple fiber characteristics to produce the East Asian hair form. Human Mutation, 2008. 1098-1004 10.1002/humu.20795

6 responses to “Cabelo, cabeleira”

1. Meu caro,
    vc tocou num assunto importante, tanto para os aficcionados em science quanto para “as aficcionadas” em beleza, como eu!
    Saber a raíz do problema, a gênese é legal…Resta-nos aprender atenuar os danos, rsrs!
    Abraços Meygos.

2. Graças aos meus avós, eu, como legítima sansei sinto o efeito do EDAR todos os dias após sair da cama!
    Agora resta saber como amenizar meus cabelos liso e espetado.
    Ps:> existe alguma teoria que explique o gene dominante em cabelos lisos/escorrido em relação recessivo crespo?

3. senhor Iamarino, passou bem? sou Jose Antonio ( master of civil engineer nao sei como se dis em portugues) vivo na Indonesia sul-este da asia. uma informasao para voce, nos curamos o HIV comendo carne de “toque” uma especie de lizard, nao sei como se dis em portugues. so isto. obrigado