Cabelo, cabeleira

ratinho cabelo espetado
J√° notou que o cabelo de asi√°ticos costuma ser mais espesso e espetado? Em um estudo publicado no ano passado, pesquisadores descobriram que asi√°ticos possuem uma √ļnica muta√ß√£o em um receptor celular chamado EDAR (Ectodysplasin-A receptor) que aparece em c√©lulas formadoras de cabelo, os fol√≠culos. O que os levou a essa conclus√£o foi o fato dessa muta√ß√£o ser positivamente selecionada na popula√ß√£o. Mas ficava a pegunta no ar, ser√° que essa √ļnica muta√ß√£o √© respons√°vel pelas diferen√ßas?O passo seguinte foi a produ√ß√£o deratos transg√™ncos portadores dessa muta√ß√£o. O resultado? √Č s√≥ conferir a foto! Os ratos tiveram diferen√ßas no n√ļmero de receptores e mudaram a morfologia dos p√™los, eram mais grossos, como mais cil√≠ndricos tamb√©m. Achei fant√°stico esse experimento, demonstrou de maneira muito ilustrativa.
Fontes:
Gene Expression
Akihiro Fujimoto , Ryosuke Kimura , Jun Ohashi , Kazuya Omi , Rika Yuliwulandari , Lilian Batubara , Mohammad Syamsul Mustofa , Urai Samakkarn , Wannapa Settheetham-Ishida , Takafumi Ishida , Yasuyuki Morishita , Takuro Furusawa , Minato Nakazawa , Ryutaro Ohtsuka , and Katsushi Tokunaga A scan for genetic determinants of human hair morphology: EDAR is associated with Asian hair thickness, 2008, Hum. Mol. Genet. 17: 835-843.
Chunyan Mou, Helen A. Thomason, Pamela M. Willan, Christopher Clowes, W. Edwin Harris, Caroline F. Drew, Jill Dixon, Michael J. Dixon, Denis J. Headon, Enhanced ectodysplasin-A receptor (EDAR) signaling alters multiple fiber characteristics to produce the East Asian hair form. Human Mutation, 2008. 1098-1004 10.1002/humu.20795

6 responses to “Cabelo, cabeleira”

1. Eu sou duplo recessivo, com certeza! E se desse para ser mais do que isso, seria!
    Pq será que essa mutação é positivamente selecionada na população?

2. Meu caro,
    vc tocou num assunto importante, tanto para os aficcionados em science quanto para “as aficcionadas” em beleza, como eu!
    Saber a ra√≠z do problema, a g√™nese √© legal…Resta-nos aprender atenuar os danos, rsrs!
    Abraços Meygos.

3. Graças aos meus avós, eu, como legítima sansei sinto o efeito do EDAR todos os dias após sair da cama!
    Agora resta saber como amenizar meus cabelos liso e espetado.
    Ps:> existe alguma teoria que explique o gene dominante em cabelos lisos/escorrido em relação recessivo crespo?

4. senhor Iamarino, passou bem? sou Jose Antonio ( master of civil engineer nao sei como se dis em portugues) vivo na Indonesia sul-este da asia. uma informasao para voce, nos curamos o HIV comendo carne de “toque” uma especie de lizard, nao sei como se dis em portugues. so isto. obrigado