Amassando o almoço


Situação hipotética do dia: Você é uma aranha que não produz veneno e nem consegue morder sua presa para injetar ao menos os sucos digestivos que irão dissolvê-la. O que fazer? Esmague-a!
aranha esmagadoraA aranha Philoponella vicina (não encontrei uma foto dela, então usei a foto da Philoponella prominens) tem esse método curioso de atacar. Quando uma presa cai em sua teia, ela envolve a presa com mais de 100 metros de usando as patas de trás, passando os fios de um lado para o outro. Assim aumenta a pressão sobre a presa com cada vai-e-vem.
Faça essa experiência com o fio-dental (ou um barbante, uma vez que talvez precise de bastante), enrole dois dedos da mão com o fio e a cada volta aperte ele um pouco mais.Sem fazer muita força a cada volta, com a soma da pressão de cada enrolada você percebe o quão comprimido seu dedo fica.
Esse processo tem um bom resultado, a presa é esmagada e morre sufocada, ou mesmo explodida pela pressão. Depois é só liberar as enzimas digestivas no bolo de seda e inseto e beber os fluídos corporais do falecido. Uma aranha que com certeza agradaria o Calvin.
O vídeo abaixo é de uma aranha do mesmo gênero enrolando a presa (infelizmente não é muito dramático), lé pelo final há um slow-motion mostrando o movimento das patas traseiras:

Fonte:Not Exactly Rocket Science – muita coisa legal por lá, vale bem a visita para quem entende bem inglês.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *