Mar luminoso


Já ouviu falar do Mar Luminoso? Não? E de bioluminescência? Bioluminescência é a produção de luz por seres vivos, como o vaga-lume faz para atrair companhia. Vaga-lumes são a o contato mais comum com isso, mas se você tem sorte, já presenciou isso na praia. Trata-se na maioria das vezes de noctilucas, um grupo de organismos dinoflagelados -seres vivos unicelulares, responsáveis entre outras coisas pelas marés vermelhas.

Onda brilhante, mostrando a bioluminescência produzida por noctiluca
Onda brilhante, mostrando a bioluminescência produzida por noctiluca.

Os dinoflagelados produzem luz através de uma enzima chamada luciferase, um mecanismo diferente do dos vaga-lumes. Essa luz só é visível durante a noite, e é produzida em resposta ao contato, como na onda lá em cima, ou o barco em no vídeo que você vê clicando no continue lendo, o facho de luz que se forma com as marolas é fantástico. Mas não se compara com o fenômeno que você vê abaixo:

Mar luminoso registrado do espaço.
Mar luminoso registrado do espaço.

Mar luminoso é o nome que se dá para quando o mar brilha durante a noite, até durante dias, e por vastas extensões. Segundo o relato dos marinheiros, o oceano fica com uma luminosidade branca (que na verdade é azul, mas por ser fraca, só estimula os receptores de claro e escuro da nossa retina, e não os de cor), dando a impressão de se estar navegando em uma nuvem. Esse mar luminoso da figura acima foi grande o suficiente para ser fotografado por um satélite.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia discutiam o fênomeno do mar luminoso, quando tiveram a idéia de procurar uma fotografia feita por satélite. Começaram a buscar registros de navios que tivessem visualizado o evento, e encontraram um relato de janeiro de 2005, na costa da África, que descrevia uma travessia de 6 horas pelo mar luminoso. Uma foto de satélite da região, daquela noite, mostrava uma mancha naquele exato ponto, com uma largura de 100 quilômetros, que batia com a rota do navio.

Como noctilucas só brilham quando estimulados, e aquele mar luminoso durou cerca de dois dias, concluiu-se que quem deve ter produzido aquela luz, são outras cadidatas, as bactérias. Acontece que, as bactérias conhecidas só produzem luz quando atingem concentrações populacionais muito altas. Respeitando essa proporção necessária, e as dimensões do brilho capturado pela foto, devem ser  cerca de 10²² bactérias! Difícil pensar nesse número? Ok, são bactérias suficientes para cobrir o Planeta Terra com uma camada de 10cm. Muito, muito, muito grande esse número, mas está lá o registro, 2 dias e 125 anos depois do mesmo evento no livro “20 mil Léguas Submarinas” de Júlio Verne, uma feliz coincidência.

Para uma descrição mais detalhada, clique aqui. Fonte:

Miller, S.D., S.H.D. Haddock, C.D. Elvidge, T.F. Lee. (2005) Detection of a bioluminescent milky sea from space. Proc. Nat. Acad. Sci. 102:14181-14184.

,

12 responses to “Mar luminoso”

  1. Urinar de cima de uma ponte que cruza o delta de um rio cheio de noctilucas é uma experiência inesquecível.

  2. Não dá pra não lembrar dos antigos marinheiros que relatavam coisas “sobrenaturais”, monstros e outras coisas.
    Hoje em dia, vemos que muitas daquelas coisas eram apenas descrições primitivas de fenômenos (mais ou menos) entendidos hoje.

  3. Urinar de cima de qualquer edificação rígida já é uma experiência interessante, imagino como seja quando o alvo brilha…

  4. EU JA TIVE A OPORTUNIDADE DE OBSERVAR TAL FENOMENO, RELALMENTE E UM EVENTO INCRIVEL,A VIDA SE APRESENTA DE VARIAS MANEIRAS.TEMOS A OBRIGAÇÃO DE RESPEITA-LAS.

  5. Eu vi o fenomeno acontecendo na praia de Matinhos. No dia 15/08/2009, realmente impressionante!! Durou cerca de uma noite, pois na noite seguinte fui ao mesmo lugar tentar observa-lo novamente e nada havia.

  6. Sim em Portugal foi a 2ª vez que vi, na Praia da Areia Branca, mas desta vez com uma luminosidade fantástica, a concentração de plancton devia ser maior…

  7. Eu assisti a este espectacular fenómeno no dia 13-09-09 na praia da Peralta por volta das 21h, fiquei tão fascinada que tentei saber mais pela net, muito bonito,voltei hoje dia 14, mas já não vi nada…..

  8. Gostei mto do post. Assim como os demais ja presenciei, e tb tive a oportunidade com meu saudoso avô, de ir passar rede na praia, em uma noite dessas, não sei se sabem, mas em noite de noctilucas(ardentia, como chamamos no litoral norte de SP), o mar literalmente não está pra peixes! Assim que ficamos brincando na água até de madrugada…foi das coisas mais incriveis que vive com meu avô, o vi se render a esta maravilha e comportar-se como uma criança ao meu lado!

  9. Quando eu era criança brincava na praia da casa onde eu morava,em Angra dos Reis RJ, e apareciam no meio da areia algo que brilhava ( florescente ) como vagalume, e era como uma massa que se apertava espalhava. Alguem pode me dizer oque seria isso? Pois estou pesquizando e não encontro nada parecido….

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *