O mais durão



Tardígradas são invertebrados aquáticos microscópicos famosos pela resistência. Como vivem em água doce, têm que ser capazes de aguentar as mudanças repentinas do ambiente. Durante a seca, entram em um estado dormente no qual substituem grande parte da água de seu corpo pelo açucar trealose. Com isso seu metabolismo praticamente pára, de maneira que podem permanecer até mais de 100 anos nesse estado, além de aguentar condições extremamente hostis, como gases tóxicos ou etanol 100%.

Dessa vez eles foram muito mais durões, através do programa TARDIS (Tardigrades In Space), eles foram enviados para o espaço, durante a missão de um satélite russo, e passaram 10 dias em órbita da Terra, sob temperaturas extremamente baixas, vácuo quase total e uma quantidade enorme de radiação cósmica e solar.
Depois de aguentar muita radiação ultravioleta, quando retornaram para terra firme, bastou uma gota de água para que a maioria deles voltasse a andar. Andar de forma lenta, como o nome deles sugere – do latim tardus, lento e gradus, passo – e como você confere no vídeo abaixo:

Vi no sempre bom Not Exactly Rocket Science.


6 responses to “O mais durão”

  1. Demais, eles bateram todos os recordes…! daqui a pouco vão ter astronautas usando roupas fabricadas a partir de compostos de tardígradas
    Deviam mandar alguns pra povoar Marte

  2. Estes cientistas são fogo, o microorganismo está quieto sem incomodar ninguém e mandam ele para o espaço para ficar num ambiente hostil, com radiação e temperaturas extremas… ai ele é resistente o suficiente para se mutar e sobreviver… daqui a pouco voltam com mais uma AIDS ou EBOLA e não sabemos pq…

  3. Entendo perfeitamente seu argumento Naiche, mas é essa curiosidade dos cientistas que leva a muitas descobertas. Vai que numa dessas descobrimos alguma molécula que protege o tardígrada da radiação UV e podemos usar isso para combater o câncer de pele

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *