Embriões


Inspirado pelos posts do A Blog Around The Clock, resolvi fazer uma coletânea de vídeos com o desenvolvimento embrionário de diversos animais. Pegue o seu livro de biologia, reveja as fases de mórula, blástula, gástrula e afins e veja que lindo é isso acontecendo de verdade.
Como são vários vídeos, para não deixar pesado nem o blog nem o feed, para vê-los você precisa clicar no continue lendo.
.

Time Lapse Of The Embryonic Development Of Drosophila Melanogast
Aqui, o desenvolvimento embrionário da drosófila, mostrando de mitoses à formação do tubo gástrico.

Estes são vídeos que mostram o desenvolvimento do embrião do sapo, desde as primeiras divisões. No vídeo de baixo, percebe-se bem o formato de um ovo heterolécito, coisa de professor de cursinho.

Próximo passo, embrião de peixe-zebra. Pode-se ver até a formação da mórula, blástula e por fim gástrula, com direito a coluna vertebral.

Aqui os vídeos de um embrião de avestruz e crocodilo. O avestruz, desde o começo, com cenas do sangue circulando fantásticas, e o crocodilo já bem desenvolvido e simpático.

Por último um vídeo que mostra o desenvolvimento de uma galinha, um cachorro, um peixe e um humano, fica fácil de perceber as semelhanças e diferenças entre parentes cordados.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *