Vamos às respostas do enigma de sexta passada. O mais acertado de longe foi a banana com sementes. O Gustavo Zedy sacou o easter egg do nome da lima. Mas o terceiro ninguém acertou, e com razão, acho muito difícil de alguém pensar no que ele é. Ainda mais depois de eu colocar o nome de maracujá. Mas vamos às respostas:

Essa daqui é uma banana selvagem. Já ouvi, como argumento ao Design Inteligente, que a banana foi criada por Deus para o homem, com o formato e conteúdo perfeito. A banana que conhecemos foi completamente criada pelo homem, através de cruzamento e seleção, partindo de bananas selvagens forradas de sementes como essa de cima. Aliás, quase todas as plantas que comemos tinham muito menos “recheio”, e a seleção feita pelo ser humano é que as deixou como conhecemos hoje.

Esta daqui é uma lima dedo (Citrus australasica), uma variedade de lima nativa da Austrália (ô lugar para ter coisas diferentes!). Os “gominhos” dessa lima são redondos e ela é usada como especiaria na cozinha. Existem variedades com cores que variam de verde à preto, passando por roxo. Confira aqui.

Existem diversas variedades de cítricos que não conhecemos ou não vemos freqüentemente:

Pomelo
Pomelo

O pomelo (Citrus maxima), nativo da Ásia, parece um cruzamento de um limão com uma pêra, embora não tenha nenhuma relação com a última.

Laranja Sangue

A laranja sangue (Citrus sinensis), provavelmente nativa da Sicília, têm essa cor vermelho sangue devido à quantidade de antocianinas.

Cidra

Essa daqui é a cidra, usada para fazer doces e bebidas. Como a parte mais importante é a casca da fruta, ela foi selecionada para ter essa quantidade enorme de casca. Vi uma na faculdade dentro de um frasco de vidro, e me parecia qualquer coisa, menos um parente da laranja.

Agora o mais diferente de todos. Esta fruta é um pepino! Isso mesmo, uma variedade de pepino chamada Dosakai, nativa da Índia. Dupla sacanagem da minha parte, primeiro porque não se parece nada com um pepino, segundo porque a maioria das pessoas não pensa no pepino como uma fruta.

Mas, como já disse, frutos são formados pelo ovário da flor, e muitas partes vegetais que conhecemos como legumes ou outras coisas são frutos. Bons exemplos são o quiabo, a vagem, a beringela, a azeitona, o tomate e o pimentão, todos frutos.

Skip to content