Research Blogging


esqueleto_de_ourico.jpg

Foto de esqueletos de ouriço, totalmente não relacionada com o post,
mas super legal para deixá-lo mais simpático. ©jurvetson

Um blog não precisa se denominar científico para tratar de ciência. Quando convidamos o ótimo Uma Malla pelo Mundo, a Lucia nos disse que não queria rotular o blog de científico, já que ela trata vários temas. Outro bom exemplo é o Papo de Homem, que topou tratar de ciência, e com sucesso, dado o nível de muitos comentários. Pessoalmente, acho muito bom blogs de outros temas que tragam o leitor para o tema científico que tanto gosto.

Se esse é o caso do seu blog, e você escreve sobre artigos científicos, inscreva-se no Research Blogging. O Research Blogging funciona da seguinte maneira:

Você se inscreve e depois de aprovado, quando estiver escrevendo sobre artigos científicos Рescrevendo, e não copiando algo, e artigos científicos, com revisão por pares e tudo Рvocê gera um código de citação, insere em seu blog e quando seu post for ao ar ele é agregado no site. O selo que eu estampo com muito orgulho nos meus posts é opcional.

A idéia é reunir posts sobre pesquisa séria, com material inédito. Mesmo se seu blog não tiver muitos acessos (ei, tratamos de ciência, de longe os termos mais procurados no Google) o Research Blogging pode ser uma boa fonte de visitas, conforme se tornar mais conhecido.

Para saber como registrar um blog no ResearchBlogging.org, visite nossa p√°gina de ajuda, e leia nossas orienta√ß√Ķes e requerimentos. Para saber mais sobre o que √© o ResearchBlogging, leia aqui.

E se voc√™ n√£o tem blog? Visite o Research Blogging para ler os textos sobre ci√™ncia em portugu√™s. √Č s√≥ escolher a l√≠ngua na coluna da direita, nas pr√≥ximas visitas a prefer√™ncia ser√° lembrada. Melhor ainda, voc√™ pode seguir o Twitter ou assinar um dos v√°rios feeds (ou sugerir aos blogs que voc√™ l√™ que se registrem):

Um agradecimento ao pessoal que está comigo nessa, o Luiz Bento e a Tatiana Nahas, sem os quais o Research Blogging em português seria só uma idéia. Aos que nos apoiaram, e se ofereceram para nos ajudar, muito obrigado. Assim que precisarmos de mais gente, e seria ótimo chegarmos nesse ponto, recrutamos mais parceiros.

,

One response to “Research Blogging”

  1. Adorei o esqueleto de ouriço e realmente deixou o post mais simpático.
    Sou sua f√£, por vc compartilhar conosco seu conhecimento e seus estudos.
    Abraço, Denise.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *