Ciência de papel


Conversando com um amigo, me dei conta de que, como a maioria dos visitantes é nova, vocês provavelmente não viram este monte de coisa de papel que dá pra imprimir e montar numa boa. Então, em um repost cara-de-pau, aqui vão:

Cientistas de papel

Na ordem, Albert Einstein, Carl Sagan e Charles Darwin. Einstein e Darwin são conhecidíssimos, e Sagan também deveria ser. Deu um trabalho tremendo desenhá-los, e acabei abortando a idéia de fazer mais cientistas.

Para ver como são as imagens para montar, uma versão reduzida está aqui.

Outros

Também tem um vírus da dengue para montar e o ótimo jogo Super-Trunfo de árvores aqui.

papercraft models
No site da Canon (onde estão os modelos da figura) você encontra uma série de animais, construções e até um globo terrestre com uma fatia mostrando as camadas da Terra, muito bem feito e didático.

No Skull-A-Day você encontra um crânio que tem a mandíbula articulável!

Neste site em japonês (use o google translator ou o Babelfish) você encontra alguns planetas do sistema solar (não sei se na mesma escala… na verdade duvido muito) com uma superfície muito bonita, e Saturno tem anéis.

No NiceBunny vonê encontra entre outras coisas o Alien do filme Alien – o Oitavo Passageiro.

Agora os que achei mais interessantes:
No DNAinteractive de onde inclusive eu comprei um DVD sobre o DNA muito bom, você encontra origamis de DNA para montar, tanto coloridos quanto preto e branco muito bem feitos.

Outors modelos de DNA de papel você encontra no CSIRO, uma organização educativa australiana e neste site japonês também.


Para terminar bem, no Bacteriophage Ecology Group você encontra o bacteriófago T4 da figura ao lado, feito por Masame Washington. Aqui o bacteriófago e aqui as instruções. Já fiz um e ele fica muito bom, embora a cauda do meu já esteja um pouco desnaturada

Mais modelos e alguns dos que já citei no Plus4chan.

Recomendo muito o uso de papel grosso para imprimir, quanto maior a gramatura, melhor. Até hoje o melhor que encontrei é o papel cartolina, com 180g. Use o estilete nos cortes internos, e tente cortar o mais próximo possível da parte de dentro para facilitar o encaixe. Passar a ponta arredondade de um clipes nas dobras com a ajuda de uma régua também facilita bastante a montagem. 

Não recomendo cola bastão nem fita adesiva, mas gotinhas espalhadas de cola branca (espalhe bem para não marcar) são uma ótima idéia para deixá-los mais firmes. Também não recomendo deixá-los ao alcace de crianças pequenas que têm uma habilidade incrível para destruí-los, a uma taxa de pelo menos um mebro/pedaço por movimento de mão. Partes mais sensíveis podem cair só com o olhar de um sobrinho.

,

3 responses to “Ciência de papel”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *