Semanas atrás, o vídeo do pequeno besouro da espécie Epomis dejeani me deixou bastante impressionado. Filmado por pesquisadores israelenses interessados na interação deste inseto com sapos, frequentemente encontrados juntos no ambiente, ele se mostrou capaz de matar com veneno e comer um animal muito maior do que ele. Me dei conta do quão impressionante é ver um vertebrado sendo comido por um artrópode, invertendo pouco a relação predador-presa com a qual estamos acostumados.
Então, para diversão geral, em um momento Youtube que há tempos não acontecia aqui no blog, aqui vão alguns artrópodes predadores capazes de comer presas muito maiores do que eles, em vídeo:
Aranhas Nephila
Este grupo de aranhas é famoso por tecer teias extremamente resistentes, onde as fêmeas conseguem prender animais muito maiores do que seria de esperar. Esta do vídeo é uma espécie australiana (claro que tem que vir de lá) capaz de comer pássaros. Os machos, por outro lado, são muito menores e têm comportamentos sexuais bastante interessantes,
que já tratei aqui. Algumas são capazes de pegar inclusive morcegos.
Lembro que no corredor do prédio da Zoologia, no Instituto de Biociências onde estudei, algumas Nephila faziam teias que desciam do teto, e quem batesse nelas não rasgava a teia não. Em algum ponto da minha graduação acabaram removendo as teias, e dizem que arruinou um projeto de mestrado. Aliás, as teias são tão resistentes e compatíveis com tecidos biológicos que estudam usar o material para cirurgias.
Aranha Golias
A aranha-golias-comedora-de-pássaro é uma tarântula amazônica, considerada a maior de todas (se não a maior, certamente a mais pesada). Apesar do que o nome diz, ela não costuma comer pássaros, mas não dispensa pequenos rodedores, lagatos e até mesmo cobras. Não é lá um predador pequeno para seguir o título do post, veja o tamanho dela na mão do apresentador aos 57 segundos.
Menção honrosa
jura, tiraram aquelas teias de aranha?!?! elas fizeram parte da minha graduação, companhia cotidiana… 🙁
E são muito valentes!
ferinha.com
Simplesmente fantástico meu caro e nobre doutor-pesquisador-cientista.
Faltou a centopéia gigante! Ela consegue matar e comer ratos!
Dá uma certa revolta ver um mamífero sendo devorado por um inseto.
VÁ A JORNAL DO AMEIXIAL OU ATRAVÉS DA URL http://wwwjornaldoameixial,blogspot.com E LEIA, PORQUE AINDA NÃO LEU NADA ASSIM!.
Será que em algum lugar, leia-se na Austrália, não tem algum inseto predador de humanos?
Ainda prefiro a vespa também!
Vi de manhã e lembrei daqui: Vespa parasita transforma joaninha em guarda costas zumbi.
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,vespa-parasita-transforma-joaninha-em-guarda-costas-zumbi,738844,0.htm
Meu blog é composto de crônicas, criticas e outros assuntos.
Estou elaborando uma crônica sobre presas e predadores, portanto fazendo uso quase simbiótico das preciosas informações do seu blog para alimentar o meu.
Parabéns, Obrigado.
Eu quero saber o nome de alguns animais e o nome das presas deles para o trabalho do Colégio Dom Cabral
foi incrivel ver besouro chupar a sangue do sapinho.Por 10 minutos o sapo estava deitado de patas para cima e por 1.5 Horas ele já estava mucho a especie era EPOMIS DEJEANI
muito obrigado
gostei muito de ver a especie epomis dejeani gostei muito obrigado!