Ensino e Internet

Cartaz_curso

Cartaz feito por Fabio Lody, clique para aumentar

Como o próprio blog deixa claro, tenho dado bem mais atenção para a carreira de pesquisador do que para a divulgação. Mas nem tudo foi deixado de lado. Durante o último ano, resolvi colocar a mão na massa e testar algo que sempre disse quando falava de divulgação científica: a maior audiência está no vídeo. E parece realmente ser o caso – se você não conhece o Nerdologia, confira o resultado aqui.
Agora vou poder concretizar outro desejo/cobrança que sempre fiz quando falei de ciência na internet: incorporá-la na sala de aula. De quebra, ainda vou poder fazer isso com uma professora que há muito tempo admiro: Sônia Lopes. Sim, aquela do seu livro didático de biologia. Ofereceremos de graça, em janeiro que vem, um curso de ensino de biologia usando internet. As informações estão todas no cartaz acima e no texto abaixo. A ideia é fugir um pouco dos ambientes voltados diretamente para ensino (como o Moodle) e cobrir os diferentes tipos de mídia que os alunos vão encontrar todos os dias na internet: wikis, blogs, vídeos, fóruns, redes sociais, etc. Além de técnicas de ensino que podem fazer uso dessas mídias.
Se você não for o público alvo ou não puder participar agora (são bem poucas vagas, 30), não se preocupe. Farei o possível para disponibilizar todo o material online. Além disso, essa é a primeira tentativa do curso, para vermos como ele se desenvolve. Ainda pretendo aprimorá-lo e oferecê-lo muitas outras vezes, em especial para professores da rede pública.
O cartaz de chamada feito pelo competentíssimo Fabio Lody, Diretor de Arte da iMasters. Obrigado, Fabio.

Curso de Difusão Cultural
Instituto de Biociências USP

Título: Internet no ensino de Ciências e Biologia
Público Alvo: Alunos de graduação em Ciências Biológicas
Ministrantes: Dra. Sônia Lopes, docente e pesquisadora do IB-USP e autora de livros didáticos de Biologia para ensino médio;
                         Dr. Atila Iamarino, comunicador de ciência em blogs desde 2007, participou da criação da rede de blogs científicos ScienceBlogs Brasil, participa frequentemente de podcasts como Dragões de Garagem, SciCast e Nerdcast, além de escrever e narrar o canal de YouTube Nerdologia.

Carga Horária: 30 horas
Data e horário: de 19 a 30 de janeiro de 2015; de segunda a sexta-feira das 14 às 17hs
Local: Centro Didático do Instituto de Biociências USP
Inscrições: até dia 12 de janeiro de 2015 – enviar email para ccex@ib.usp.br

Objetivos
Considerando que a internet é uma fonte crescente de informação para alunos de ensino fundamental e médio, este curso visa capacitar os participantes a utilizar recursos online como blogs, vídeos, redes sociais e podcasts no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia, trazer visão crítica do conteúdo online, construir e avaliar sequências didáticas empregando a metodologia de resolução de problemas, discutir ética e leitura crítica de conteúdo e elaborar materiais didáticos.