Ensino e Internet

Cartaz_curso

Cartaz feito por Fabio Lody, clique para aumentar

Como o pr√≥prio blog deixa claro, tenho dado bem mais aten√ß√£o para a carreira de pesquisador do que para a divulga√ß√£o. Mas nem tudo foi deixado de lado. Durante o¬†√ļltimo ano, resolvi colocar a m√£o na massa e testar algo que sempre disse quando falava de divulga√ß√£o cient√≠fica: a maior audi√™ncia est√° no v√≠deo. E parece realmente ser o caso ‚Äď se voc√™ n√£o conhece o Nerdologia, confira o resultado aqui.
Agora vou poder concretizar outro desejo/cobran√ßa que sempre fiz quando falei de ci√™ncia na internet: incorpor√°-la na sala de aula. De quebra, ainda vou poder fazer isso com uma professora que h√° muito tempo admiro: S√īnia Lopes. Sim, aquela do seu livro did√°tico de biologia. Ofereceremos de gra√ßa, em janeiro que vem, um curso de ensino de biologia usando internet. As informa√ß√Ķes est√£o todas no cartaz acima e no texto abaixo. A ideia √© fugir um pouco dos ambientes voltados diretamente para ensino (como o Moodle)¬†e cobrir os diferentes tipos de m√≠dia que os alunos¬†v√£o encontrar todos os dias na internet: wikis, blogs, v√≠deos, f√≥runs, redes sociais, etc. Al√©m de t√©cnicas de ensino que podem fazer uso dessas m√≠dias.
Se voc√™ n√£o for o p√ļblico alvo ou n√£o puder participar agora (s√£o bem poucas vagas, 30), n√£o se preocupe. Farei o poss√≠vel para disponibilizar todo o material online. Al√©m disso, essa √© a primeira tentativa do curso, para vermos como ele se desenvolve. Ainda pretendo aprimor√°-lo e oferec√™-lo muitas outras vezes, em especial para professores da rede p√ļblica.
O cartaz de chamada feito pelo competentíssimo Fabio Lody, Diretor de Arte da iMasters. Obrigado, Fabio.

Curso de Difus√£o Cultural
Instituto de Biociências USP

Título: Internet no ensino de Ciências e Biologia
P√ļblico Alvo: Alunos de gradua√ß√£o em Ci√™ncias Biol√≥gicas
Ministrantes: Dra. S√īnia Lopes, docente e pesquisadora do IB-USP e autora de livros did√°ticos de Biologia para ensino m√©dio;
¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬†Dr. Atila Iamarino, comunicador de ci√™ncia em blogs desde 2007, participou da cria√ß√£o da rede de blogs cient√≠ficos ScienceBlogs Brasil, participa frequentemente de podcasts como Drag√Ķes de Garagem, SciCast e Nerdcast, al√©m de escrever e narrar o canal de YouTube Nerdologia.

Carga Hor√°ria: 30 horas
Data e horário: de 19 a 30 de janeiro de 2015; de segunda a sexta-feira das 14 às 17hs
Local: Centro Didático do Instituto de Biociências USP
Inscri√ß√Ķes: at√© dia 12 de janeiro de 2015 ‚Äď enviar email¬†para ccex@ib.usp.br

Objetivos
Considerando que a internet √© uma fonte crescente de informa√ß√£o para alunos de ensino fundamental e m√©dio, este curso visa capacitar os participantes a utilizar recursos online como blogs, v√≠deos, redes sociais e podcasts no processo de ensino-aprendizagem de Ci√™ncias e Biologia, trazer vis√£o cr√≠tica do conte√ļdo online, construir e avaliar sequ√™ncias did√°ticas empregando a metodologia de resolu√ß√£o de problemas, discutir √©tica e leitura cr√≠tica de conte√ļdo e elaborar materiais did√°ticos.