QUEM

SOMOS

A SALA V

A Sala V, sala cinco, é um ambiente criado por estudantes da Unicamp de diferentes cursos, sob orientação do professor Gildo Girotto Júnior, do Instituto de Química, com o intuito de produzir materiais que possam ser utilizados na sala de aula e na sala de casa. Buscamos uma visão respaldada pela ciência sobre assuntos que tocam e transpassam a vida cotidiana, o presente e nossas relações com o mundo e com os outros, procurando esclarecer informações que, muitas vezes, podem causar confusão ou ser usadas de má fé contra o público geral.

Assim, a Sala V quer te auxiliar a compreender as ciências de uma maneira leve e com uma linguagem menos técnica e mais acessível. Nossos materiais são reproduzidos em diferentes formatos para alcançar o maior número de pessoas. Você pode ouvir, ver ou ler e ainda fazer o download do conjunto das produções para utilizá-las na escola e em casa.

Informação de qualidade, do hoje para o agora. Educação que é direito de todos.

NOSSOS OBJETIVOS

Divulgação Científica

Ampliar a percepção das ações desenvolvidas por educadores e cientistas, divulgando informações e pesquisas que demonstrem a validade e necessidade do conhecimento técnico para vida moderna.

Integração entre Universidade, Escola e Sociedade

Produzir materiais e conteúdos que dialoguem com as necessidades e saberes formais e não-formais de professores e estudantes, dos diversos níveis educacionais, e também das múltiplas esferas sociais e áreas do conhecimento.

Contextualização da Ciência

Estabelecer um contato com a vida, as pessoas e seus cotidianos, conversando com experiências, desejos e conhecimentos, e trazendo ciência, verdade e educação para as dúvidas e incertezas  que surgem das informações amplamente divulgadas e que carecem de técnica e embasamento.

O GRUPO

A Sala V é pensada e constituída por estudantes da Unicamp de diferentes áreas e seu orientador, em diálogo constante com professores da rede estadual de ensino de São Paulo no município de Campinas, de forma a produzir materiais que sejam realmente impactantes e úteis na formação pessoal de cada indivíduo em contato com os conteúdos do projeto.

Nos preocupamos com a divulgação e universalização do acesso à ciência: da universidade para a casa das pessoas e da casa das pessoas para a universidade, em uma interação que constrói conhecimento e melhora a vida e a ciência que está cada vez mais presente nela.

Conheça quem faz a Sala V acontecer.

Gildo Girotto Júnior

SUPORTE

Passou por aqui:

Gian Carlo Guadagnin

TEXTOS - Redação, ilustração e diagramação / MÍDIAS - Imagens / SITE - Conjunto / PUBLICAÇÕES

Maio-2020 – Agosto-2021

Estudante de Bacharelado e Licenciatura em História na Unicamp