O blog Um Oceano é uma plataforma colaborativa inspirada pela Década da Ciência Oceânica da ONU, que pretende sensibilizar, informar e aproximar a sociedade do oceano.

Acreditamos na importância de aproximar o oceano da vida das pessoas, principalmente neste momento tão decisivo. Por isso, convidamos você a navegar em conhecimento para conservar o oceano.

Se você tiver interesse em escrever para o blog, manda um e-mail pra gente: blogumoceano@gmail.com

Equipe

Germana Barata

Sou pesquisadora da Unicamp, jornalista de ciência e faço parte do Comitê de Assessoramento da Década do Oceano no Brasil. Me formei em biologia pela Unicamp na época em que sonhava ser bióloga marinha. Parte de minha paixão pelo mar veio dos documentários e do mergulho autônomo, ambos inspirados em Jacques-Yves Cousteau, inventor, documentarista e oceanógrafo francês que criou o equipamento que nos permite respirar debaixo d’água. A Década do Oceano me aproximou, ainda mais uma vez, do bioma mais biodiverso do mundo: o oceano.

Júlia Ramos

Sou bióloga especializada em jornalismo Científico do Labjor/Unicamp. Nascida e criada ao ladinho do mar, minhas coisas favoritas no oceano são os seus mistérios e toda a vida que ele abriga, sempre tem algo novo para descobrir.

Juliana Di Beo

Sou estudante de graduação em biologia na Unicamp. A biologia e a educação sempre estiveram presentes em minha vida. Tanto que fui inspirada a participar de uma feira de ciências na  qual montamos um espaço que simulava o fundo do mar, onde eu mostrava para o público aspectos da vida marinha. Além, das viagens para o litoral que foram muito aguardadas por mim, e sem dúvidas, minhas melhores lembranças.  O contato com a natureza, o espírito aventureiro e questionador são alicerces que me movem. E  o mar vem trazer tudo isso…  O mar pra mim é  pitoresco, é admirável, é símbolo de enorme respeito.

Já passou por aqui

Isabela Tosta

Meu nome é Isabela Tosta e sou graduanda em biologia na UNICAMP. Apaixonada por biologia marinha e divulgação científica, tenho o sonho de levar as melhores descobertas e experiências à quem mais precisa. A primeira vez que eu vi o mar não faz muito tempo, e me lembro de sentir medo das águas agitadas: era apenas uma comunicação, um jeito de dizer “eu existo, e te mantenho viva!”. Logo perdi o medo, e a liberdade que o som e a visão do mar trazem são incomparáveis.

Débora Cirqueira Ferreira

Sou psicóloga e atualmente aluna de ciências biológicas da Unicamp. Sempre morei no interior, meu contato com o mar e o oceano foi através de livros ficcionais como Vinte mil léguas submarinas do autor Júlio Verne.