Sobre

varrendo O esporte tem agregado à sua prática valores controversos, que vão desde os considerados inadequados como o vencer a qualquer custo, a agressão, o doping, o suborno, até os desejáveis  como a superação de limites, cooperação, solidariedade.

Ao se tratar o fenômeno esportivo como possibilidade de formação, logicamente espera-se que ele colabore para o desenvolvimentos de valores que contribuam para uma boa vida e convivência.

Portanto, esporte como promotor de valores é o tema central deste blog. As discussões que pretendemos realizar se darão a partir de posts que discutirão as características a serem consideradas no ambiente sociomoral esportivo sustentados pelos referenciais teóricos da área e apresentados por meio de relatos das experiências vivenciadas em diferentes espaços de ensino do esporte.

Esperamos, a partir destas postagens, provocar discussões sobre a temática, seus desafios, dificuldades e conquistas.

Quem escreve:

Meu nome é Leopoldo Katsuki Hirama, sou formado, desde 1992, em licenciatura e bacharelado em Educação Física pela Unicamp, tenho mestrado e realizo atualmente o doutorado pela mesma instituição.

Em minha trajetória profissional percorri principalmente os caminhos do esporte, embora tenha atuado na Educação Física escolar por 3 anos. Como técnico esportivo atuei em diversos clubes da região de Campinas com o voleibol, ensinando e treinando desde crianças na iniciação até a categoria adulta.

Outra atuação profissional foi em organizações não-governamentais (ONGs) iniciando-se pela que, em conjunto com outros amigos, montamos para oferecer espaço de aprendizado e aperfeiçoamento do voleibol para crianças e jovens que não tinham acesso aos clubes. Depois desta experiência fui contratado para atuar em outro projeto de grande vulto, inicialmente em Indaiatuba e posteriormente em Heliópolis, a maior favela do estado de São Paulo, onde trabalhei e morei por 3 anos, quando vivi situações tão ricas que geraram minha dissertação de mestrado.

Retornando para a universidade, iniciei meu percurso no ensino superior como docente em diversas instituições privadas na região de Campinas e São Paulo.

Com o título de mestre fui aprovado em concurso público para docente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lotado no Centro de Formação de Professores na pequena e simpática cidade de Amargosa (onde acontece o melhor São João do Brasil!)

Neste município montamos um projeto de extensão com o ensino do Judô, inicialmente em comunidades rurais e posteriormente no próprio campus. Conhecer e entender as pessoas da região e refletir em possibilidades de ensino do esporte adequadas àquela realidade era o eixo de nossa intervenção, juntamente com propostas de desenvolvimento da personalidade moral no ambiente esportivo. Deste objetivo surgiu outro projeto, este de pesquisa, procurando investigar as atividades e condutas vivenciadas e as repercussões na dimensão atitudinal dos alunos. Esta pesquisa gerou numerosas páginas de anotações em nosso diário de campo, centenas de relatórios de aula, diversas entrevistas, filmagens, imagens, produtos de atividades, enfim, material que está sendo organizado e analisado para a construção de minha tese de doutorado. Alguns apontamentos desta tese serão compartilhadas e colocadas em discussão neste blog.