O “Da bancada à Divulgação Científica” é um workshop proposto pelo Projeto BINGO para o Camp Serrapilheira.
O objetivo do workshop é de possibilitar um espaço para a discussão sobre os processos de construção de conhecimento científico, passando pela bancada do laboratório, publicação de artigo e a divulgação científica. Será abordado as diferenças nas formas discursivas nesse processo com a finalidade de criar formas para um melhor diálogo entre pesquisador, jornalista (divulgador científico) e população em geral.
A ideia para nossa proposta veio de duas diferentes vivências, uma dentro do próprio projeto e outra durante o curso de Especialização em Jornalismo Científico do Labjor-Unicamp.
As oficinas de formação de professores e alunos
Durante as oficinas voltadas para a formação de professores e alunos no projeto, nós observamos que a criação de espaços para a discussão sobre ciência, cientista e método científico são vitais para construção de pensamento crítico sobre ciência e tecnologia. Conhecer e entender os processos relacionados com o fazer a ciência e sua divulgação pode fortalecer a cidadania por meio da compreensão e tomadas de decisões em questões cotidianas.
A Especialização no Labjor-Unicamp
Na Especialização: O curso de Especialização em Jornalismo Cientifico do Labjor-Unicamp é formado por uma turma composta por 50% de jornalistas e pessoas da área de comunicação e 50% de pesquisadores que vieram na sua maioria das áreas de biológicas. Durante o curso, observa-se uma diferença na construção do discurso usado pelo jornalista e cientista ao se tratar de um mesmo tema e mesmo a compreensão sobre o assunto. As formas de construção do texto científico e jornalístico são bem diferentes. Essa diferença na linguagem da ciência e a necessária para a realização da divulgação científica é um dos desafios no fazer divulgação e na popularização da ciência. No curso do Labjor, nas aulas da prof. Vera Toledo, foi criada formas de trocas de experiências entre os alunos. A Ana Paula Palazi, o Guilherme Rodrigues e o Marcos Botelho Jr. propuseram em dois encontros de uma hora e meia apresentar conceitos importantes em audiovisual e Bruno Moraes, Eduardo Cruz Moraes, Graciele Oliveira, Ignácio Amigo, Sarah Azoubel Lima e Sophia La Banca de Oliveira falaram sobre temas importantes associados aos processos da criação da ideia até a publicação do artigo científico.
A partir dessas duas experiências criamos a nossa proposta de workshop, que fala dos processos relacionados ao desenvolvimento da pesquisa à Divulgação Científica.
Aos poucos, será postado aqui no CDF – Blogs de Ciência da Unicamp um pouco sobre os assuntos principais dentro da proposta do nosso workshop para o Camp Serrapilheira que incluem: método científico, processo de submissão de artigos e formas de publicação, preparação de material de divulgação científica e o contraponto sobre a informação, entre outras coisas.
Leave a Reply