Da bancada à Divulgação Científica

O “Da bancada à Divulgação Científica” é um workshop proposto pelo Projeto BINGO para o Camp Serrapilheira.

O objetivo do workshop é de possibilitar um espaço para a discussão sobre os processos de construção de conhecimento científico, passando pela bancada do laboratório, publicação de artigo e a divulgação científica. Será abordado as diferenças nas formas discursivas nesse processo com a finalidade de criar formas para um melhor diálogo entre pesquisador, jornalista (divulgador científico) e população em geral.

A ideia para nossa proposta veio de duas diferentes vivências, uma dentro do próprio projeto e outra durante o curso de Especialização em Jornalismo Científico do Labjor-Unicamp.

As oficinas de formação de professores e alunos
Durante as oficinas voltadas para a formação de professores e alunos no projeto, nós observamos que a criação de espaços para a discussão sobre ciência, cientista e método científico são vitais para construção de pensamento crítico sobre ciência e tecnologia. Conhecer e entender os processos relacionados com o fazer a ciência e sua divulgação pode fortalecer a cidadania por meio da compreensão e tomadas de decisões em questões cotidianas.

A Especialização no Labjor-Unicamp
Na Especialização: O curso de Especialização em Jornalismo Cientifico do Labjor-Unicamp é formado por uma turma composta por 50% de jornalistas e pessoas da área de comunicação e 50% de pesquisadores que vieram na sua maioria das áreas de biológicas. Durante o curso, observa-se uma diferença na construção do discurso usado pelo jornalista e cientista ao se tratar de um mesmo tema e mesmo a compreensão sobre o assunto. As formas de construção do texto científico e jornalístico são bem diferentes. Essa diferença na linguagem da ciência e a necessária para a realização da divulgação científica é um dos desafios no fazer divulgação e na popularização da ciência. No curso do Labjor, nas aulas da prof. Vera Toledo, foi criada formas de trocas de experiências entre os alunos. A Ana Paula Palazi, o Guilherme Rodrigues e o Marcos Botelho Jr. propuseram em dois encontros de uma hora e meia apresentar conceitos importantes em audiovisual e Bruno Moraes, Eduardo Cruz Moraes, Graciele Oliveira, Ignácio Amigo, Sarah Azoubel Lima e Sophia La Banca de Oliveira falaram sobre temas importantes associados aos processos da criação da ideia até a publicação do artigo científico.

A partir dessas duas experiências criamos a nossa proposta de workshop, que fala dos processos relacionados ao desenvolvimento da pesquisa à Divulgação Científica.

Aos poucos, será postado aqui no CDF – Blogs de Ciência da Unicamp um pouco sobre os assuntos principais dentro da proposta do nosso workshop para o Camp Serrapilheira que incluem: método científico, processo de submissão de artigos e formas de publicação, preparação de material de divulgação científica e o contraponto sobre a informação, entre outras coisas.

Sobre Graciele Oliveira
Sou a Graciele. Mulher. Brasileira. Minha fala é uma mistura de sotaques. Minha cozinha uma mistura de sabores. Mãe cearense, pai mineiro, irmão são paulino. Bacharel em química e doutora em Bioquímica pelo Departamento de Bioquímica do IQ - USP. Especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp. Apaixonada por bioenergética mitocondrial, bioquímica, química, física, astronomia e com uma queda por ciências exatas e biológicas em geral. Bem vindxs!

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*