28 de janeiro de 2021 0

Atualmente, temos ouvido/lido muito sobre os termos código genético do vírus, DNA e RNA mensageiro. Mas o que esses termos significam? Nós não estamos sozinhos Leia mais

Uma pitada de Astronomia: Movimentos da Terra

25 de janeiro de 2021 2

A curiosidade é quem move a descoberta, haja vista que as sociedades humanas primitivas já observavam e construíam conhecimentos por meio da sua relação com o meio. Por exemplo, compreender os ciclos da natureza foi fundamental para grupos primitivos melhorarem o cultivo de plantas e a caça. Olhar para o céu, buscar certas regularidades e padrões para então organizar determinadas atividades sempre fez parte da vida humana, e é por isso que a Astronomia é uma das ciências mais antigas da humanidade. Leia mais

Você não comemorou uma volta em torno do Sol no Ano Novo.

20 de janeiro de 2021 0

No último dia 01/01/2021, o mundo comemorou o início de um novo ano com a esperança de renovação e fim da atual pandemia. Muitas pessoas afirmaram “a Terra deu mais uma volta”. Sem querer estragar o prazer dessas pessoas, a Terra não completou uma volta exata em torno do Sol em um ano. Leia mais

Seria possivel viver em Marte?

22 de dezembro de 2020 3

Recentemente, a ficção passou a explorar temas associados a viagens e colonização do planeta vermelho. Para que isso ocorra, diversos cientistas vêm pensando as condições estruturais da viagem, bem como questões sobre saúde física e emocional que possam influenciar uma possível tripulação. Leia mais

A FAPESP e a importância do investimento em ciência.

13 de dezembro de 2020 0