Unicamp abre inscrições para Meninas SuperCientistas

O evento, que acontecerá em Março, apresenta áreas da ciência para meninas do ensino fundamental II

 Imagem oficial do Meninas SuperCientistas. Nele, há o desenho de três mulheres de várias etnias. A primeira está segurando um tubo de ensaio, a segunda localiza-se atrás de um computador e a terceira segura um globo terrestre. O fundo é azul escuro com estrelas e acima, em branco, está escrito "Meninas SuperCientistas".

Já estão abertas as inscrições para a segunda edição do Meninas SuperCientistas, evento promovido na Unicamp e que tem o objetivo de apresentar áreas da ciência para alunas do sexto ao nono ano do ensino fundamental. Neste ano, o evento acontecerá todos os sábados de março (dias 7, 14, 21, 28), e no dia 4 de abril, das 9h às 17h e é destinado a alunas do ensino fundamental II de escolas públicas e privadas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 12 de fevereiro no link.

Banner oficial do Projeto. Nele há a imagem de um grupo de mulheres dentro do saguão de um dos institutos da Unicamp, com os braços levantados e sorrindo para a câmera. Acima, encontra-se os dizeres "Meninas Supercientistas. Inscrições para participantes."

 

A primeira edição foi inspirada no evento “Meninas com Ciência” da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como sua divulgação na página do Facebook da Unicamp e na TV Unicamp foi um sucesso, foram recebidas cerca de 2500 inscrições de meninas interessadas em ciência, das quais apenas 50 foram selecionadas para participar do evento.

Vídeo de divulgação da primeira edição do evento “Meninas SuperCientistas”

 

A equipe da edição 2020 é composta por alunas e professoras da Unicamp, e na organização, há alunas de diversas áreas. Dentre elas, Marcela Medicina, Juliane Baiochi e Julian Furtado já foram organizadoras do primeiro evento, o qual foi um sucesso! Dentre as professoras convidadas estão Esther Colombini, do Instituto da Computação da UNICAMP, que trabalha com robótica e inteligência artificial, e Sandra Ávila, também do Instituto da Computação e que trabalha com aprendizagem automática. O evento também contará com a colaboração da Beatrice Bartels, Luísa Bezerra e Ana Xavier.

Inscrições para participação como monitoras também estão abertas. Dentre os requisitos, é necessário ter mais de 18 anos e disponibilidade em todos os dias do evento.

Banner oficial do projeto. Nele há a imagem de 4 mulheres com camisetas amarelas e calças jeans e os dizeres "Meninas Supercientistas. Inscrições para monitoras". Abaixo, em letras menores, é possível ler "As monitoras serão responsáveis por acompanhar as meninas nas atividades e participar das oficinas".

A inscrição para monitoras pode ser feita aqui.

As participantes do “Meninas SuperCientistas” de 2020 irão participar de palestras, oficinas e atividades práticas em diferentes áreas de conhecimento, mas terão muitas novidades. O objetivo do evento é incentivar as meninas desde cedo a serem cientistas, especialmente em áreas nas quais as mulheres são minoria (exatas e engenharias). Para isso, pesquisadoras mostram o que fazem nas suas carreiras profissionais e demonstram algumas atividades práticas em oficinas que possam inspirar as meninas na carreira da ciência. É essencial que este tipo de incentivo esteja cada vez mais presente nas universidades, para aproximar todos os potenciais cientistas desta realidade e atrair novos talentos.

Nesta edição haverá atividades tanto dentro quanto fora da Unicamp. Na Unicamp, a pesquisadora Luisa, autora deste blog, da Faculdade de Engenharia Química (FEQ), realizará uma palestra e oficina nas quais as meninas poderão conhecer o funcionamento de fotobiorreatores e crescimento de microalgas, além de outras práticas laboratoriais. Essa oficina contará com ajuda de alunas de mestrado e doutorado da FEQ. Dentre as atividades fora da universidade, as meninas visitarão o CNPEM e poderão conhecer a mais nova fonte de luz síncrotron brasileira, o Sirius, que é um acelerador de partículas com uma das mais complexas estruturas científicas já arquitetadas no país. Também visitarão o Museu Aberto de Astronomia de Campinas (MAAs), onde desfrutarão de atividades astronômicas e poderão observar o Sol.

Durante o evento, além das palestras e atividades, será fornecido almoço e lanches para as meninas. Faça a sua inscrição, e só restará torcer para ser uma das escolhidas! Boa sorte!

Acompanhe as páginas do facebook  e do instagram para saber mais notícias do evento:

https://www.facebook.com/meninassupercientistas/

https://www.instagram.com/meninassupercientistas/?hl=pt-br

Nota das autoras

Nos vemos no laboratório! Lugar de mulher também é na ciência!

*Atualização (27/05/2021): Com a interrupção das atividades da edição do ano passado, o Meninas SuperCientistas está sendo retomado agora em 2021, de forma online, com a participação das mesmas meninas que foram selecionadas em 2020. No entanto, os encontros terão transmissão direta pelo Canal do Meninas SuperCientistas no Youtube, permitindo que qualquer pessoa acompanhe o evento em tempo real. 

A programação e outras informações sobre o evento podem ser acessadas aqui

 

Para saber mais:

Página oficial do evento: https://www.ime.unicamp.br/meninassupercientistas/index.html

https://noticias.r7.com/educacao/videos/meninas-supercientistas-na-unicamp-11072019

https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2019/08/projeto-meninas-supercientistas-incentiva-garotas-serem-protagonistas-na-ciencia.html

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2019/04/23/unicamp-abre-inscricoes-para-projeto-que-incentiva-meninas-a-serem-cientistas-veja-como-participar.ghtml

 

Inscrições das meninas SuperCientistas

https://www.ime.unicamp.br/meninassupercientistas/inscricoes.html?fbclid=IwAR3V9dHx3IAaZO2Pqss4Yiu1XNe3iZ3wGvoySS-2pkhcwLmL9S54b9W1qKA

 

Autoras: Luisa Fernanda Ríos Pinto, Gabriela Filipini Ferreira, Regiane Alves de Oliveira, Paula Penedo P. de Carvalho

28 thoughts on “Unicamp abre inscrições para Meninas SuperCientistas

  • 05/02/2020 em 23:54
    Permalink

    Eu quero participar …

    Resposta
  • 06/02/2020 em 15:38
    Permalink

    Achei demais esse programa. Já venho acompanhando as notícias e os eventos no Rio e SP.
    Sei o quanto é fundamental incentivar e encorajar as meninas para a vida acadêmica. Apoio sempre!!!
    Peço uma atenção: Tenho um filho e ele não poderá se increver… óbvio!
    Mas gostaria que pensassem a possibidade de atender também os meninos… num outro programa talvez!
    Meu filho tem altas habilidades/superdotação e é bem dificil o acesso das crianças à univerdade em programas como este ou mesmo para essas crianças com capacidade acima da média. A UFSCar, UNB e UFRJ já oferecem apoio/programa para esses alunos/crianças, mas nao encontrei nada na Unicamp, o que ajudaria imensamente, pois são muitas as crianças com altas habilidades na Cidade de Campinas. Meu filho – e alguns colegas dele – precisam desse apoio. Caso alguém tenha interesse em criar, conversar, pensar e ajudar essas crianças e jovens a buscarem os saberes que desejam dentro da universidade, em um programa para atendê-los, eu estou disposta a contribuir e particupar.

    Aguardo ansiosa!!!!
    Meu filho – e outros filhXs – precisam!!!

    Obrigada

    Resposta
    • 08/02/2020 em 14:41
      Permalink

      Muito obrigada Dani pelo comentário. Com certeza precisamos trabalhar em mais eventos como este. Muito obrigada pela disposição. Entra em contato comigo pelo formulário e deixa um contato seu para eu conversar melhor. Obrigada.

      Resposta
      • 08/02/2020 em 22:32
        Permalink

        Oi Luisa, tentei enviar uma mensagem pelo icone do contato, mas não finaliza o envio. Aparece erro.
        Há outra forma de te enviar meu contato?
        Agradeço muito

        Resposta
        • 10/02/2020 em 15:48
          Permalink

          Olá, vou entrar em contato com você no gmail que aparaece aqui.

          Resposta
    • 08/02/2020 em 21:36
      Permalink

      Olá, Dani, tudo bem? Você conhece o programa PIBIC-EM? Ele é destinado a alunos do ensino médio que queiram fazer iniciação científica em laboratórios de universidades e outras instituições científicas, e é para todos os gêneros. A Unicamp recebe centenas de alunos todos os anos. Daqui a alguns dias a gente vai publicar um post sobre esse assunto. Se seu filho for do ensino médio, a escola poderá inscrevê-lo.

      Resposta
      • 08/02/2020 em 22:15
        Permalink

        Oi Paula. Meu filho está no ensino funsamemtal em escola privada. Esse program é para alunos da escola publica, não é?

        Resposta
        • 10/02/2020 em 07:58
          Permalink

          Oi, Dani, sim, infelizmente é apenas para alunos de escolas públicas.

          Resposta
  • 07/02/2020 em 07:28
    Permalink

    Que legal!!
    Uma sugestão: se o evento ocorresse em dias consecutivos as meninas que moram em outros estados (sou do Pará!) teriam alguma possibilidade de participar

    Resposta
  • 07/02/2020 em 10:25
    Permalink

    Que ótima oportunidade, minha filha está no primeiro ano do ensino médio e gostaria de participar, vão abrir para essa faixa etária também?

    Resposta
    • 08/02/2020 em 14:51
      Permalink

      Olá Maria, tudo bem? Nessa edição não, mas vamos ver mais para frente. Na Unicamp tem um programa que chama PIBIC-EM que traz os alunos do ensino médio para a Universidade. Semana que vem vamos postar uma matéria à respeito. Fica conectada no nosso blog.

      Resposta
    • 08/02/2020 em 14:52
      Permalink

      O sonho de consumo! Fazer em todas as cidades!

      Resposta
  • 08/02/2020 em 07:08
    Permalink

    Parabéns pelo belo projeto.

    Estou torcendo pela minha filha ser selecionada…

    Gostei muito da proposta.

    Resposta
  • 10/02/2020 em 09:55
    Permalink

    Parabéns pelo projeto.

    Gostaria de saber como é o processo de seleção. Existe algum critério ou é realizado sorteio?

    Resposta
    • 10/02/2020 em 10:44
      Permalink

      Oi Guilherme, tudo bem? Existem somente os critérios para inscrição que descrevemos no post, mas a seleção é realizada por sorteio.

      Resposta
  • 10/02/2020 em 14:28
    Permalink

    Como ajudar com patrocínio?
    Trabalho em uma multinacional de gases, e gostaria de ajudar com patrocínio.

    Obrigada

    Resposta
  • 12/02/2020 em 20:46
    Permalink

    Quero fazer parte disso adorei estou enterrada e vai até hj e quero entrar de qualquer jeito é o meu sonho participar

    Resposta
  • 12/02/2020 em 20:46
    Permalink

    Quero fazer parte disso adorei estou enterrada e vai até hj e quero entrar de qualquer jeito é o meu sonho participar

    Resposta
  • 12/02/2020 em 21:08
    Permalink

    Se a inscrição é até o dia 12, porque já está encerrada se o dia não acabou e não há nenhuma informação de horário ?

    Resposta
    • 14/02/2020 em 17:16
      Permalink

      Tiveram um problema com o site, mas foi prorrogado por mais dois dias. As incrições encerram hoje meia noite.

      Resposta
    • 14/02/2020 em 17:17
      Permalink

      Tiveram um problema com o site. As incrições encerram hoje meia noite.

      Resposta
  • 06/03/2020 em 09:10
    Permalink

    Olá! Bom dia!
    Como fico sabendo se minha filha foi escolhida ou não para o evento meninas supercirntistas? Ela está super animada e interessada! Adora ciências, assiste manual do mundo o dia todo…rsrs
    Obrigada!

    Resposta
  • Pingback: Comemoração do Dia da Mulher - E das Mulheres Cientistas! - Parte 3 - Estimulando a curiosidade e a criatividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *