O SWU foi ótimo e coerente


O evento do SWU deste ano mal acabou e já começa um #mimimi geral, com reclamações de que foi ruim, mal organizado e afins. Essa é a maior das provas de que as pessoas — principalmente os chamados formadores de opinião — não estão preparadas para tomar uma atitude sustentável de verdade. Tais queixas são claramente de quem não entendeu o espírito do evento, e provavelmente possuem uma mente pequena demais para acomodar o conceito de uma atitude verde.
merchan.jpg
©In Press / SWU
Antes de tudo, gostaria de deixar claro que, em uma atitude mais do que sustentável que começou comigo, eu não fui ao SWU e poupei uma enorme emissão de carbono. Portanto vou me basear no relato da Isabella Ianelli, do Isabellices, e do Igor, para explicar como o SWU está sendo mal compreendido.
Pista Premium e preços humilhantes
Ao cobrar o ridículo preço de R$640, mesmo com patrocínio e apoio da Lei Rouanet, a organização do SWU adotou uma postura desafiadora que foi mal compreendida. Um dos pilares de uma atitude sustentável é a diminuição do consumo, o ato de pensar e repensar sobre o que compramos. Ao privar os participantes deste dinheiro, o SWU garantiu que muito consumo supérfluo fosse repensado. Com certeza, milhares de iPhones, iPads, Xbox360 e _______ [insira seu bem de consumo capitalista aqui] foram poupados.
Preços ridículos da comida e confisco do que levaram
Obviamente os alimentos que os espectadores levaram foram confiscados por um motivo. A organização sabia que quem levasse alimentos estaria utilizando embalagens individuais, muitos produtos que utilizam plástico para confinar doses ínfimas de comida, aumentando a emissão de carbono de cada participante.
Ao cobrar um preço exorbitante por uma comida horrível, os organizadores do SWU estavam convidando as pessoas a repensarem e reduzirem o seu consumo. E com certeza conseguiram diminuir a quantidade de carbono emitido por participante, ao forçá-los a um consumo energético digno de um vietnamita, povo sabidamente menos poluidor.
Aquele hambúrguer nojento de R$12 é um claro recado aos carnívoros, convidando-os a repensarem esta dieta rica em gordura e baseada no sacrifício de animais, fazendo-os considerar comer a grama do chão como melhor alternativa.
Copos plásticos para bebidas enlatadas e merchandising
Aqui mais uma atitude contestadora e inovadora, que foi mal interpretada. Ao montar uma barraca de merchandising com produtos certamente caríssimos e distribuindo copos plásticos para quem poderia estar bebendo diretamente da latinha, o SWU mostrou o quão patética é a cultura atual. Forçou os participantes a encararem a dura realidade e serem obrigados a repensar o que estavam fazendo lá.
Banheiros imundos
Mesmo cobrando o que cobraram de entrada, e com recursos para instalar fontes de água mineral dentro dos banheiros, a organização do SWU se viu obrigada a mantê-los imundos para diminuir a pegada de carbono de cada participante. Com mais uma atitude inovadora, conseguiram fazer com que cada participante segurasse até o último instante para utilizar os sanitários e o fizessem da maneira mais rápida possível, pensando duas vezes se colocariam a mão na válvula de descarga, diminuindo absurdamente o consumo de água.
Falta de organização
Mais um ponto em que a equipe do SWU saiu prejudicada por conta de uma decisão inovadora. Contratando um grupo reduzido e mal informado de funcionários, o SWU conseguiu ao mesmo tempo diminuir o impacto abiental com uma equipe menor e incentivar as pessoas a se comunicarem.
Ao invés da atitude mecânica de apenas responder certamente ao que era perguntado, a produção conseguiu criar um clima de colaboração e interação entre os participantes do evento, trazendo de volta o boca-a-boca há muito abandonado em nossa cultura. Uma maneira de convidar os participantes a repensarem o mundo virtual e desprovido de contato pessoal em que vivem.
Os “problemas” de som
Esta foi a decisão mais difícil e mal compreendida tomada pelo SWU. O que todos que estão reclamando não percebem é que, para ser um evento totalmente sustentável, foram instalados equipamentos capazes de conter a emissão de carbono do evento. Assim que uso do som ameaçava ser maior do que a capacidade de repôr o carbono emitido com árvores que serão plantadas onde ninguém vai ver, os circuitos de som entravam no modo econômico, reduzindo parcial ou completamente o gasto de energia.
Vocês fazem idéia da energia gasta por uma banda como o  Rage Against the Machine? Em uma posição de sacrifício próprio, os organizadores do SWU foram capazes de pensar tanto no ambiente que decidiram sacrificar o que seria fundamental no evento, e será necessário muito tempo para que o mundo entenda esta inovação.
Por fim, fica claro que o SWU foi prejudicado por ter uma atitude de acordo com o que pregou. Como bem disse o Gustavo Gitti, o SWU foi divulgado como um algo sustentável, e não um mero festival de música. Até o lema do show foi seguido, se alguém precisa fazer o papel de idiota em prol da sustentabilidade, it Starts With You.
**Atenção: este não foi um publieditorial para dar boa imagem ao SWU. Em uma atitude insustentável, não estou recebendo nada pelos elogios.**

116 responses to “O SWU foi ótimo e coerente”

  1. Genial, genial, genial, Átila.
    Agora vamos ver se o senhor Fischer lê isso e dá risada de si mesmo pra não tentar o SWU 2 e se contentar em fazer um festival, só isso, um festival como qualquer outro. E até nisso eles tem de melhorar.
    Abração.

  2. Faltou o rolleyes ou o [sarcasmo mode on] no começo do seu texto,né?
    Eu sinceramente acho que uma pessoa alfabetizada e que tenha estudado pelo menos uns 10 anos durante a vida não pode estar escrevendo sério o que você escreveu.
    Seguindo o seu racícionio, agora o steve jobs é sustentável. Pq vender um laptop por 5 mil reais enquanto todos os outros com a mesma configuração custam 2 mil é completamente pró sustentabilidade e anti-consumo.
    O mcdonalds também né. 10 reais um big mac…daqui a pouco eles conseguem chegar aos pés do swu.
    Se você estiver falando sério e acredita mesmo no que está escrito aqui, me avisa que eu vou fazer questão de rebater todos os seus parágrafos um a um e te mostrar que você foi mais um ENGANADO PELO CAPITALISMO VERDE.

  3. @Gitti,
    Valeu 🙂 Acho completamente desnecessário essa de dizer que as coisas são verdes e sustentáveis, banaliza completamente algo sério.
    O mais legal é a galera twittando o texto da Isabella como um contraponto ao meu.

  4. Que belo exemplo de luta pelo meio ambiente, parabéns ao SWU por pensar nas gerações futuras.
    E o texto também é “verde”, vai aumentar a plantação de salsas desse blog em uns 300%.

  5. “Faltou o rolleyes ou o [sarcasmo mode on] no começo do seu texto,né?
    Eu sinceramente acho que uma pessoa alfabetizada e que tenha estudado pelo menos uns 10 anos durante a vida não pode estar escrevendo sério o que você escreveu.
    Seguindo o seu racícionio, agora o steve jobs é sustentável. Pq vender um laptop por 5 mil reais enquanto todos os outros com a mesma configuração custam 2 mil é completamente pró sustentabilidade e anti-consumo.
    O mcdonalds também né. 10 reais um big mac…daqui a pouco eles conseguem chegar aos pés do swu.
    Se você estiver falando sério e acredita mesmo no que está escrito aqui, me avisa que eu vou fazer questão de rebater todos os seus parágrafos um a um e te mostrar que você foi mais um ENGANADO PELO CAPITALISMO VERDE”.
    MEU DEUS, AEHUIAEHAEUIHEAEUIHEUIHEUIAHEIHAEIUAEAEHUIAEHUIAEHAEUI.
    Não precisa ter nem meio neurônio pra entender esse texto, mas acho que tuas ideias comunistas-esquerdistas exarcebadas te impediram de colocar os neurônios pra trabalhar, né? AUEHIAEHEIUAEHUIAEHUIAEHAEUIHAAEUIAEAE, faleci.

  6. Ahh agora tudo faz sentido!
    Foi por isso então que tivemos que voltar “a pé” para os estacionamentos que ficavam em Itu, cerca de 16km do evento.
    Claro!Para diminuir a emissão de carbono,lógico.
    Só não entendi porque não fomos avisados disso antes e porque tivemos que PAGAR ADIANTADO a passagem de ônibus de volta…

  7. Imagino eu que você saiba interpretar bem as coisas então, certo? Afinal de contas você “captou e capitalizou” o espírito do SWU no seu post…ok…ok…agora lê isso aqui:
    http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Nestle-financia-destruicao-de-floresta-e-poe-orangotangos-no-rumo-da-extincao/
    Leu? E agora? Que tal rever seus conceitos sobre o evento?
    Átila, existe uma coisa chamada Marketing “verde” que vai te passar uma mensagem quando na verdade a idéia é simplesmente omitir a “verdade” de você. Dessa forma, você passa a ser um defensor da marca ou da idéia proposta por ela. Conceito conhecido como engajamento.
    Leia mais artigos de Marketing sobre a exploração do tema Sustentabilidade por grandes marcas, assim você vai ver que seu post é uma estatística no relatório de engajamento digital para algumas empresas. 😉

  8. Muito bom. Só faltou acrescentar que os problemas de som foram uma maneira inteligente de conter a poluição sonora, gerada pelos altos decibéis dos shows. Mais verde, impossível.

  9. Esse povinho que fica de tiração não passam de EMOS, e na minha opinião vão molhar muita fronha ainda, além de morder, seu bando de panacas, um tema tão sério só poderia ser levado em conta por adultos mesmo.
    Para o inferno com o Eduardo Fischer e sua trupe de EMOS malditos!

  10. Vou falar pra vc! Galera sem essência do rock and roll na organização, pessoas q só reclamam é o resultado.
    Viva o axé meu REEEIIII! Viva o seu bolso no meu bolso!

  11. cara, ridiculo!
    você ficou inventando e tentando ver o lado deles, quando na verdade, 95% das pessoas que estavam lá, tão pouco se fodendo pro meio ambiente, e só queriam saber das bandas!
    faz uma palestra GRATIS sobre “salvar o planeta” do lado da casa de cada um, pra ver quantos vão levantar a bunda do sofá!
    a desculpa do preço foi o pior! não vai acabar com o dinheiro cobrando caro, só transfere de bolso, ou acha que não irão comprar iPhones e talz com o lucro? uhuashuashuas
    alias, você acredita que teve lucro, ou acha que foram bonzinhos e vão doar a grana toda?
    “”Contratando um grupo reduzido e mal informado de funcionários, o SWU conseguiu ao mesmo tempo diminuir o impacto abiental com uma equipe menor e incentivar as pessoas a se comunicarem.”” isso só prova que você esta arrumando desculpas cara… senti vergonha alheia disso “incentivar as pessoas a se comunicarem” ahhh! pelamor! acorda ai cara!

  12. Legal a ironia.
    Agora, você tem o cérebro de um macaco?!
    Nada a ver emissão de carbono com segurar pra ir no banheiro.
    Sustentabilidade não é só diminuir a emissão de carbono.
    Antes de criticar, procura um pouco mais!
    abs!

  13. Nossa, nunca vi tanta besteira. Ou você é muito ignorante ou está sendo pago pela concorrência.
    “Pista Premium e preços humilhantes”: você teria pago R$300 só para ver um show de uma banda do nível do linkin park. Cai na real. Você deve ir a shows gratuitos da rádio metropolitana.
    “Preços ridículos da comida e confisco do que levaram”: levar comida? voce deve ta brincando. Qualquer festival do mundo e os brasileiros, como planeta atlantida, não deixam levar comida. O patrocinador paga milhões pra isso, pra você consumidar a comida e a bebida dele. Não quer, não vai.
    Se você é tão pobre coitado assim, enche o bucho no acampamento ou no estacionamento.
    “Copos plásticos para bebidas enlatadas e merchandising”: garrafa e latinha vira arma na mão do povo, quem não sabe disso? você sabia que todas latinhas, 100%, foram recolhidas pelo evento para serem recicladas? e sabia que todo lixo reciclavel do evento será reciclado? te informa antes.
    “Banheiros imundos”: PQP, eram banheiros quimicos, você queria o que num festival, pia e vaso de cerâmica? vai reclamar do povo que é porco e mija por todo banheiro. Você pegou fila pra ir no banheiro? eu nao.
    “Falta de organização”: fora o cartao de credito no caixa q tava zoado mesmo, o resto estava muito bem organizado. placas nas rodovias, sinalizações, tudo tranquilo.
    Nada mais a declarar.

  14. mais afude é essa galera que fica comentando contra o que ta escrito ai. embora muitas bandas boas nesse festival… se quer pagar caro por uma estrutura de merda, fique a vontade. e justament epra esses ignorantes que fazem esse tipo de festival

  15. Cara… vc escreveu isso??? vc so pode ser maluco!!
    Desde quando segurar a cagada por 2 h é ser sustentavel!
    Vc é um lixo imbecil vegetariano de merda!
    Aposto que voce nao da uma noite basica de amor intenso a sua mulher, se é q vc tem!

  16. PQP tem gente aqui que tá metendo pau no texto e não entendeu que é tudo ironia, o texto é uma crítica à hipocrisia do evento. QUANTA GENTE BURRA MEU DEUS. Explicar piada é uma m****.

  17. Olá!
    Adorei o texto.
    Fui ao evento no 1º dia e, apesar dos pesares, voltaria, sim.
    Concordo com alguma coisa do comentário do Rodrigo. Os banheiros até às 2:30 da manhã estavam ok e vi mtas latinhas serem arremessadas.
    Para isso educação vem antes de sustentabilidade e qualquer coisa começa com cada um de nós.
    A pior coisa, pra mim, foi realmente a falta de sinalização sobre cartão de crédito, que gerou filas quilométricas, a falta de grades organizando a alimentação, q transformou numa bagunça e dava para comer sem pagar até, a falta de caixas de som de retorno, pq o vento levava o som e vc ouvia mto o grave, e a enorme casa q a globo montou no meio da palco e quem ficou atrás não viu nem a Fiorella do vídeo-show aparecer. ahaha!
    Do resto, é tudo comentário de quem perdeu a área vip por não conhecer nada sobre ratm. #otários

  18. ahahahahah… confesso que só percebi a ironia na segunda metade do texto, pouco antes de achar o texto mais parcial e mal embasado da história do publieditorial. Infelizmente tive que tomar uma atitude anti-sustentável e deixar este comentário de cumprimentos, gastando assim uns 45Kb de recursos eletrônicos e queimando aproximadamente 5 segundos da atenção de quem o leu. Desculpe.

  19. Tem certos comentários aqui eq parece q a pessoa googlou “SWU ótimo” e nem se deu o trabalho de ler o post…Ou ainda, não sabe trabalhar interpretação de texto e sutilezas da escrita.
    qd foi dito
    “gostaria de deixar claro que, em uma atitude mais do que sustentável que começou comigo, eu não fui ao SWU e poupei uma enorme emissão de carbono. Portanto vou me basear no relato da Isabella Ianelli, do Isabellices, e do Igor, para explicar como o SWU está sendo mal compreendido.”
    já ficou qs q claro de q se trata uma ironia (e basta seguir os links para ter certeza disso), sem a menor necessidade de [sarcasmo mode on] ou “rolleyes”

  20. Pelo amor de deus, escreve IRONIA/PARÓDIA/SARCASMO (em maiúscula, fonte 48, vermelho) aí em cima, que tem gente burra demais pra perceber por si mesmo.
    PESSOINHAS, ISSO É UM TEXTO IRÔNICO, UMA PIADINHA, UMA TIRAÇÃO COM O ÓBVIO FATO DE QUE ESSE EVENTO NÃO TEVE NADA DE SUSTENTÁVEL, FOI CAÓTICO E UMA EXPLORAÇÃO ABSURDA.
    Puta que pariu, usem o cérebro de vez em quando.

  21. hahahahahahahahahhahahaha
    sério mesmo que esse pessoal comentando indignado não entendeu o texto???
    excelente post!

  22. Sensacional!
    Eu não fui e, de Recife, fiquei ouvindo as bobagens que a Rádio Oi colocava no ar. Enquanto dirigia, a caminho da praia, tive que ouvir que “sustentabilidade é um BURAQUINHO entre economia, RH e meio ambiente”. Renata Simões, a intelectual do buraquinho na cabeça.
    Vale para o seu post. Talvez ela também seja uma “incompreendida” (ou seria incompreensível?)

  23. Ahaha!
    Ouvi na rádio Oi tb, e veio dela, sobre o 2º dia: o clima é familiar, com menos teens e as pessoas estão mais arrumadinhas.
    Precisa falar o q mais?

  24. Muito bom o texto. Mas o seu tom de deboche no começo (#mimimi) fará com que muita gente não perceba a ironia. Prepare-se para a tonelada de flames que virão.
    Só queria ver como ficaria este texto se você estivesse presente no festival.

  25. Texto fraco e tendencioso.
    Houve erros de organização sim, mas a maioria dos problemas do evento foram gerados pela falta de capacidade das pessoas de viver em grupo e respeitar o próximo.
    E se você não foi, por mais que tenham te relatado “tudo”, mande alguem escrever sobre e fique quieto.
    Fui no SWU, por sorte ou não, tive pouquissimos problemas e os problemas que tive foram gerados ou pelo público ou por problemas recorrentes em todos os festivais que estive no Brasil.
    Se cabe uma critica aqui é p/ todos os organizadores deste país e p/ a maioria da população brasileira, e que não peguem o SWU como culpado de tudo..

  26. A maioria entendeu a ironia e simplesmente não concorda a falsa lição de moral.
    Aqui e em qualquer lugar do mundo, povo só aprende a mudar seu comportamento com leis e multas. Americano tem rua limpa porque jogar sujeira no chão dá multa q varia de U$100 a U$1.000.
    Pra quem está criticando com tanta ironia o movimento, gostaria de saber o que o dono do blog, ou os 3 cidadãos, estão fazendo pelo planeta.

  27. Atila,
    Coloque um infográfico ou um desenho bem pastelão como apoio ao texto. As pessoas não estão entendendo o que você quis dizer.
    Tá difícil hein, Brasil!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *