Disqus é um serviço online que oferece uma plataforma centralizada de discussões e postagem de comentários para sites, fundado por Daniel Ha e Jason Yan em maio de 2007 sob a empresa Big Head Labs Inc. O Disqus suporta integração com Gravatar, Orkut, Facebook, Twitter e outras redes sociais, e em 2010 ultrapassou 13 milhões de usuários registrados em mais de 500 mil comunidades (chupado do Wikipedia).

É uma plataforma bastante interessante porque controla bem spam, integra as redes sociais (com sua foto de perfil e tudo), além de possibilitar um funcionamento tipo fórum, com sistema de likes, sendo possível positivar respostas, compartilhar, etc.

Neste post vamos explicar passo a passo como você deve fazer para integrar o Disqus ao seu blog.

1. Abra o painel administrativo de seu blog
  2. Passe o mouse pelo menu da esquerda até Comentários e clique na opção “Disqus”

Pode ser que apareça a opção de fazer um upgrade no seu banco de dados, caso positivo, clique em Upgrade

Depois disso ele entra na tela de login no Disqus, insira seu login e senha para continuar e pule para o ponto 9.

Caso não tenha conta, continue abaixo.

3. Se você não tiver uma conta, crie através do link:

https://disqus.com/profile/signup/intent/  e selecione, “I want to install Disqus on my site”

4. Na primeira página de configuração, insira o nome do seu site, a categoria e linguagem e depois clique em “create site”

5. Na opção de selecionar plano, escolha o basic (grátis)

6. Na próxima tela de opções, selecione a opção “Wordpress”

7. Ignore o conteúdo da próxima página e clique em “configure”, no final da página

8. Na próxima tela você pode escolher:

– Color Scheme: cor do plugin, mude conforme o fundo do seu blog (escuro ou claro) – pode ser deixado no automático

– Typeface: o tipo de fonte dos comentários – pode ser deixado no automático

– Website Name: o nome do seu blog, já inserido previamente

– Website URL: o endereço do seu blog

– Categoria: categoria do seu blog

– Description: breve descrição do seu blog

– language: já inserida previamente

Feito isso, clique em “complete setup”

9. Volte para a tela do disqus do seu blog, insira seu login e senha do Disqus nos campos solicitados

Clique em Next

10. Na próxima página, se você tiver mais de um blog ou página que use o Disqus, você terá que selecionar em qual você está instalando no momento.

Clique em next

11. Para migrar todos os seus comentários antigos para este novo sistema, é só clicar na aba a direita

Desça a próxima tela até “Import and Export”, clique em “Export Comments”

12. Depois disso, pronto! Seu site agora funciona com o Disqus!