Categorias:

100nexos é uma referência e reverência à série “Conexões” do historiador britânico James Burke. Um par de décadas antes do surgimento da Internet como uma grande teia de informações conectadas por links, Burke já enfatizava o caráter interconectado e não-linear da evolução da ciência. De espigas de milho a bombas atômicas, passando por heranças e um alemão chamado Albert Einstein, eventos e personalidades aparentemente sem importância interagem para moldar os mais intrincados e inesperados desenvolvimentos que levam ao mundo em que vivemos. Esta teia de conexões não tem fim, e de fato, se expande e acelera, enquanto muitos acabam perdidos em meio aos nexos mais importantes que ligam um mouse de computador a lasers, semicondutores, física quântica, bombas atômicas e… espigas de milho.

SBBR 42. Na Rede de Blogs Unicamp desde: 16/03/2020E-mail de contato: igorsantos@gmail.com Acesse o blog Últimos posts: mais blogs: Biofísica para(didático) Biologia …

SBBR Bala Mágica Na Rede de Blogs Unicamp desde: 10/03/2020E-mail de contato: fspoletto@gmail.com Acesse o blog Últimos posts: mais blogs: Efeito Adverso …

As ciências biológicas dentro e fora dos laboratórios

Ao longo dos últimos 10 anos, fui professor da disciplina Biofísica Geral para o curso de graduação em ciências biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tendo sido também aluno desse mesmo curso 20 anos atrás, eu acredito que possuo uma perspectiva única sobre ele, que me motivou a organizar um livro. Há 20 anos não havia internet e nem redes sociais. Não havia telefones celulares e muito menos os smartphones e todas as possibilidades que eles oferecem hoje. Não havia o mesmo número de computadores nos domicílios brasileiros que existem hoje, as notícias circulavam em jornais impressos e ainda que a biblioteca da UFRJ se parecesse muito com o que é hoje, ela tinha um papel mais importante já que toda informação científica publicada em periódicos estava armazenada nas suas estantes e para descobrir o que havia de novo tínhamos de vasculhar guias como o Current Contents por artigos a partir de palavras chaves do título e resumo. Eu usei muito os leitores de microfilmes, onde podíamos buscar quais os periódicos, volumes e números estavam disponíveis em quais bibliotecas do Brasil. Havia umas poucas livrarias no Rio de Janeiro onde podíamos comprar livros importados, apenas em inglês, com as últimas novidades da ciência. Eram os últimos suspiros de uma era. Hoje tudo está diferente. (…) Estamos expostos diariamente a uma quantidade de informação proporcional ao conteúdo de 6 jornais. No entanto, nosso cérebro não pode armazenar mais informação do que armazenava antes. Sabemos sobre mais coisas, mas somos mais superficiais. Esse volume todo de informação começou a estimular fortemente a pesquisa científica nas áreas da neurociência da cognição. Nunca se publicou tanto sobre emoções, memória, visão, audição e aprendizagem. Sabemos hoje mais sobre como aprendemos do que em nenhuma outra época. Ainda assim, nossos métodos de ensino e estudo permanecem os mesmos. Estamos preparando as novas gerações com métodos obsoletos para um mundo obsoleto. Enquanto a tecnologia avança e os computadores e robôs substituem os seres humanos em trabalhos braçais e repetitivos, temos uma necessidade crescente de mão de obra para trabalhos intelectuais, aquele que as máquinas (ainda?) não podem nos substituir. A criatividade, no entanto, ainda que seja uma habilidade inata dos seres humanos, uma propriedade emergente do nosso cérebro complexo, como a nossa consciência, depende fortemente do nosso conhecimento das coisas. Para criarmos inovação, nos baseamos naquilo que já sabemos, naquilo que temos em nossas cabeças, em nossa memória de longa duração e não aquilo que temos armazenado nas nossas estantes de livros, pendrives ou nos HDs virtuais da Google e da Amazon. (…) Vivemos em um mundo de caos. Nosso papel não é resistir a ele, mas sim abraçá-lo. Nesse novo mundo, não há mais espaço para o professor da minha época. E nem para o aluno que eu fui. O professor há 20 anos era o único que dominava o conteúdo. Fora os anos de experiência, era o único que oportunidade de uma vez ao ano ir a um congresso no exterior, comprar livros atualizados e preparar aulas com as últimas informações disponíveis sobre determinado assunto. Se o aluno nas aulas se dedicasse a prestar atenção, teria a oportunidade única de ser exposto a um conteúdo que, de outra maneira, seria praticamente impossível de acessar. Mas hoje tudo está acessível ao toque dos dedos, em diferentes mídias, linguagens, línguas. Tanto que é difícil decidir qual informação é a mais viável ou correta. O aluno não pode mais confiar plenamente no professor como fonte porque não há como o professor estar atualizado. O aluno tem que decidir por si só em quem confiar e para isso, mais do que interesse e atenção, vai precisar de organização e autonomia. Nesse mundo, o papel do professor é ensinar o aluno a ter critério é selecionar a informação mais importante. (…) Ao longo desses 10 anos, ficou claro que os alunos chegam ao 4º período do curso de biologia sem ter uma ideia clara do que seja biofísica. É possível que a biofísica tenha sido a primeira, talvez após a bioquímica, das ciências que foram formadas pela união de duas outras categorias mais básicas. Hoje temos a bioinformática, bioengenharia, bioeconomia… Mas como decidir o conteúdo para ser colocado em um período limitado de tempo e espaço? É o momento no qual cabe ao professor fazer escolhas e assumir compromissos. Foi o que fizemos nesse livro, criando uma nova ementa, da maneira que explicamos no texto de abertura. Esperamos que, mais do que ‘o que é biofísica’, você aprenda sobre como devemos estudar e aprender nesse admirável mundo novo. O livro foi feito com a colaboração de muitas pessoas, inclusive da turma do Scienceblogs, edição da Numina Labs e apoio da FAPERJ. Acesse preferencialmente de dispositivos móveis conectados a internet.

O CDF – Ciência de Fato – é um blog destinado a variados temas sobre ciência e suas diversas áreas. Ele faz parte do Blogs Científicos – UNICAMP sites. Sejam bem vindos ao CDF!

Neste blog, você encontrará textos diversos sobre ciência, cultura e divulgação científica. O CEDiCiências é um Grupo de Pesquisa em Cultura, Educação e Divulgação Científicas composto por divulgadores científicos do Blogs de Ciência da Unicamp (ou outros veículos de comunicação científica) que se reuniram para formar um grupo de pesquisa em divulgação científica. Entre e fique à vontade! 🙂

O DNA explica é um blog feito pelos integrantes do Laboratório de Análise Genética e Molecular (LAGM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Temos diversos interesses científicos e gostaríamos de usar este espaço para compartilhá-los com vocês! A Genética, da clássica à molecular, é o nosso grande tema. De maneira mais específica, os tópicos a que nos dedicamos mais frequentemente são o melhoramento genético de espécies de interesse agronômico, a diversidade de espécies nativas, a dinâmica evolutiva de populações vegetais e o uso de micro-organismos em processos biotecnológicos. Temos também uma frente dedicada ao Ensino de Biologia. Estender a todos os conhecimentos que adquirimos e produzimos é nosso prazer e nossa missão. A Ciência impulsiona o desenvolvimento social ao equipar as pessoas com informações que guiam a tomada esclarecida de decisões e promovem uma compreensão mais instruída do mundo. Sintam-se à vontade para pedir nossa ajuda como intermediários deste processo. O DNA explica está a (esta) disposição.

SBBR Chi vó non pó Na Rede de Blogs Unicamp desde: 11/03/2020E-mail de contato: alte.zee.wolf@gmail.com Acesse o blog Últimos posts: mais blogs: …

Eduardo Bessa é zoólogo na Universidade do Estado de Mato Grosso e especialista em comportamento animal.

blogs ativos:

Última atualização em 22/07/22.

TítuloURLCriado em
(EA)2 Pesquisawww.blogs.unicamp.br/ea2pesquisa12/12/2018
#Linguísticawww.blogs.unicamp.br/linguistica12/11/2015
100nexoswww.blogs.unicamp.br/100nexos10/03/2020
42.www.blogs.unicamp.br/uoleo16/03/2020
Bala Mágicawww.blogs.unicamp.br/balamagica10/03/2020
Bioensaios e outras históriaswww.blogs.unicamp.br/bioensaios18/05/2021
Biofísica para(didático) Biologiawww.blogs.unicamp.br/biofisica10/03/2020
CdF – Ciência de Fatowww.blogs.unicamp.br/cdf19/06/2018
Cediciênciaswww.blogs.unicamp.br/cediciencias14/04/2021
Chapéu, Chicote e Carbono-14www.blogs.unicamp.br/dnaexplica14/11/2019
Chi vó non pówww.blogs.unicamp.br/chivononpo11/03/2020
Ciência à Bessawww.blogs.unicamp.br/bessa16/03/2020
Ciência em Revistawww.blogs.unicamp.br/cienciaemrevista10/11/2015
Ciência na cultura POPwww.blogs.unicamp.br/cienciapop16/04/2019
Ciência Nerdwww.blogs.unicamp.br/ciencianerd19/10/2016
Ciência pelos olhos delaswww.blogs.unicamp.br/cienciapelosolhosdelas28/04/2016
CienciaAoNaturalwww.blogs.unicamp.br/cienciaaonatural16/03/2020
CiênciaEmSiwww.blogs.unicamp.br/cienciaemsi11/05/2016
Cientista S/Awww.blogs.unicamp.br/cientistasa16/03/2020
Colecionadores de Ossoswww.blogs.unicamp.br/colecionadores16/03/2020
Colora-ci(ência)www.blogs.unicamp.br/coloraci17/10/2019
Comunica Açãowww.blogs.unicamp.br/comunicacao19/12/2019
Conexão Na7ural – Divulgação científica relacionada com a energia e o planejamento energéticowww.blogs.unicamp.br/conexaona7ural19/06/2018
consCIÊNCIA animalwww.blogs.unicamp.br/conscienciaanimal27/04/2021
Contemporânea Seu Blog de Artes Visuaiswww.blogs.unicamp.br/contemporanea22/03/2017
CRIABwww.blogs.unicamp.br/projetocriab25/05/2020
Criançalogiawww.blogs.unicamp.br/criancalogia22/03/2017
Curso de Blogswww.blogs.unicamp.br/blogando06/11/2015
Descascando a ciênciawww.blogs.unicamp.br/descascandoaciencia02/05/2016
Discutindo Ecologiawww.blogs.unicamp.br/discutindoecologia12/03/2020
Ecce Medicuswww.blogs.unicamp.br/eccemedicus18/03/2020
Ecodesenvolvimentowww.blogs.unicamp.br/ecodesenvolvimento16/03/2020
Efeito Adversowww.blogs.unicamp.br/efeitoadverso10/03/2020
EMRCwww.blogs.unicamp.br/emrc30/10/2020
Energia & Ambientewww.blogs.unicamp.br/energiaeambiente10/11/2015
EnsinoGeowww.blogs.unicamp.br/ensinogeo28/04/2016
Especial COVID-19www.blogs.unicamp.br/covid-1920/03/2020
Especial Política 2018www.blogs.unicamp.br/politica201820/09/2018
FÊMUR DISTALwww.blogs.unicamp.br/femurdistal19/10/2016
Geófagoswww.blogs.unicamp.br/geofagos16/03/2020
Holocenowww.blogs.unicamp.br/holoceno18/05/2021
Hypercubicwww.blogs.unicamp.br/hypercubic18/03/2020
iBiomovieswww.blogs.unicamp.br/ibiomovies10/03/2020
Incentivando elas na ciênciawww.blogs.unicamp.br/incentivandoelasnaciencia13/11/2019
KÍNAhttps://www.blogs.unicamp.br/kina/10/05/2016
Linha de fundo (ebook)www.blogs.unicamp.br/linhadefundo25/06/2021
M³ Matemática Multimídiawww.blogs.unicamp.br/m318/06/2020
Marca Páginaswww.blogs.unicamp.br/marcapaginas25/05/2016
MARCO EVOLUTIVOwww.blogs.unicamp.br/marcoevolutivo18/03/2020
Meio de Culturawww.blogs.unicamp.br/meiodecultura16/03/2020
Microfluídica & Engenharia Químicawww.blogs.unicamp.br/microfluidicaeengenhariaquimica19/10/2016
MINDFLOW – DIVULGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICAwww.blogs.unicamp.br/mindflow23/04/2019
Mosaicos Culturaiswww.blogs.unicamp.br/mosaicosculturais13/11/2019
Muito além do verdewww.blogs.unicamp.br/muitoalemdoverde30/03/2017
Mulheres na Filosofiawww.blogs.unicamp.br/mulheresnafilosofia12/07/2018
Musicologia na Mídiawww.blogs.unicamp.br/musicologia18/12/2018
Nas Asas do Dragãowww.blogs.unicamp.br/nasasasdodragao19/10/2016
Natureza Críticawww.blogs.unicamp.br/naturezacritica20/06/2018
Nightfall in Magratheawww.blogs.unicamp.br/nightfall16/03/2020
Nutrição & Ciênciawww.blogs.unicamp.br/nutricaoeciencia03/12/2017
O Curupirawww.blogs.unicamp.br/curupira18/03/2020
O Divã de Einsteinwww.blogs.unicamp.br/odiva16/03/2020
O Nablawww.blogs.unicamp.br/onabla20/10/2021
Open Philosophywww.blogs.unicamp.br/openphilosophy19/10/2016
PaleoMundowww.blogs.unicamp.br/paleoblog29/04/2016
PEmCiewww.blogs.unicamp.br/pemcie04/12/2017
planteiawww.blogs.unicamp.br/planteia19/06/2018
Política na Cabeçawww.blogs.unicamp.br/politicanacabeca12/07/2018
Porta de Saídawww.blogs.unicamp.br/portadesaida14/01/2022
PORTALwww.blogs.unicamp.br23/10/2015
Protagonismo feminino na ciênciawww.blogs.unicamp.br/protagonismofeminino21/05/2018
Psicológicowww.blogs.unicamp.br/psicologico16/03/2020
Química Vivawww.blogs.unicamp.br/quimicaviva10/03/2020
Quimikinhawww.blogs.unicamp.br/quimikinha03/05/2016
Rainha Vermelhawww.blogs.unicamp.br/rainha01/04/2020
Raio-Xwww.blogs.unicamp.br/raiox16/03/2020
Rastro de Carbonowww.blogs.unicamp.br/rastrodecarbono16/03/2020
Risco BioTecnoLógicowww.blogs.unicamp.br/biotech14/05/2021
RNAmwww.blogs.unicamp.br/rnam01/04/2020
SAE Daqui para Láwww.blogs.unicamp.br/saedaquiparala05/12/2017
ScienceBlogs Brasil – Blogs de Ciênciawww.blogs.unicamp.br/sbbr27/04/2020
ScienceVlogs Brasilwww.blogs.unicamp.br/sciencevlogs10/03/2020
Ser na Terrawww.blogs.unicamp.br/sernaterra19/10/2016
Singularitywww.blogs.unicamp.br/singularity12/07/2018
SOBRE ECONOMIAwww.blogs.unicamp.br/sobreeconomia18/12/2018
SocialMentewww.blogs.unicamp.br/socialmente16/03/2020
SynbioBrasilwww.blogs.unicamp.br/synbiobrasil18/03/2020
TecSaúdewww.blogs.unicamp.br/tecsaude20/06/2018
Terabytes of lifewww.blogs.unicamp.br/tb-of-life28/04/2016
Terra chamando! Vamos atender a Terra?www.blogs.unicamp.br/terra-chamando19/06/2018
Torta de Maçã Primordialwww.blogs.unicamp.br/tortaprimordial22/03/2017
Tubo de Ensaioswww.blogs.unicamp.br/ensaios18/03/2020
Um Oceanowww.blogs.unicamp.br/umoceano16/02/2022
VALORES QUE O ESPORTE ENSINAwww.blogs.unicamp.br/valoresdoesporte28/04/2016
Vértice Sociológicowww.blogs.unicamp.br/verticesociologico28/04/2016
Viridiswww.blogs.unicamp.br/viridis19/06/2018
Você que é Biólogo…www.blogs.unicamp.br/vqeb210/03/2020
X ao Quadradowww.blogs.unicamp.br/xaoquadrado29/04/2016
Xis-Xiswww.blogs.unicamp.br/xisxis16/03/2020
Zerowww.blogs.unicamp.br/zero31/05/2019