Regras para Publicação

O Portal de Blogs de Ciência da Unicamp

         Desde 2015 a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp disponibiliza uma rede de blogs de divulgação científica. Tendo como objetivo oferecer uma plataforma acessível para que pesquisadores, docentes e alunos de pós-graduação possam realizar divulgação científica, o portal Blogs de Ciência da Unicamp reúne, em um portal agregador, blogs individuais ou de grupos, com o suporte e treinamento necessários para que o blogueiro/divulgador de ciência possa realizar suas postagens de divulgação científica de forma autônoma.

        Consideramos divulgação científica conteúdos e atividades que buscam tornar o conhecimento científico acessível e de fácil compreensão, utilizando-se de recursos e técnicas que favoreçam o diálogo entre a ciência e a sociedade. O divulgador científico se propõe a informar a sociedade sobre descobertas, discussões e produções acerca da ciência, e se preocupa em disponibilizá-las para além do ambiente acadêmico, passando a circular também em ambientes disponíveis à sociedade.

“A comunicação científica visa, basicamente, à disseminação de informações especializadas entre os pares, com o intuito de tornar conhecidos, na comunidade científica, os avanços obtidos (resultados de pesquisas, relatos de experiências, etc.) em áreas específicas ou a elaboração de novas teorias ou refinamento das existentes. A divulgação científica cumpre função primordial: democratizar o acesso ao conhecimento científico e estabelecer condições para a chamada alfabetização científica. [Ela] Contribui, portanto, para incluir os cidadãos no debate sobre temas especializados e que podem impactar sua vida e seu trabalho”. (Bueno, 2010)

         O portal escolheu “Blogs” como ferramenta de divulgação científica, pela proximidade com as atividades já realizadas pelo cientista, como artigos, livros e outras produções acadêmicas que se baseiam no ato de escrita. Nesse sentido, é preciso reforçar que os blogs como atividade de divulgação científica diferem das publicações científicas, por conterem linguagem não técnica e, possivelmente, carga de opinião própria do escritor, além de recursos audiovisuais, em um processo de interação com o leitor, e por não haver necessidade de cumprir metas editoriais. 

          Escrever para um blog, assim como qualquer outra atividade de divulgação científica, demanda do divulgador científico tempo, atualização constante e boa vontade, não só para manter a frequência de postagens, mas também a clareza e respaldo da informação.

Sendo assim apresentamos algumas diretrizes que o Blogs de Ciência da Unicamp considera importante:

1. Fazer parte da rede como autor e blog próprio

Para ser autor e editor responsável pelo seu próprio blog, é preciso fazer o curso de integração e satisfazer os pré-requisitos demonstrados na opção do menu “Como participar”. Cada editor do blog individual é responsável por suas publicações.

2. Publicar como autor independente

Caso o autor não se enquadre nos requisitos apresentados no item “Como participar” ou não deseje administrar um blog próprio e ser seu editor responsável, existe a possibilidade de submissão de artigos. Para submeter um artigo para apreciação do corpo editorial da Rede de Blogs, envie o material para blogsdecienciadaunicamp@gmail.com. O artigo deve estar dentro do seguinte escopo.

  • Ser material de divulgação científica, conforme definição do termo em “Como participar”
  • Usar fotos e imagens com legenda e créditos corretos (conforme a lei de direitos autorais)
  • Seguir as normas de regulamentação da Rede.
  • Deve ser corretamente identificado: nome completo do autor, e-mail, mini-currículo.

Feita a submissão, os editores da Rede irão emitir um parecer ao autor, aceitando, recusando ou aceitando parcialmente para correções. Estes materiais serão publicados como artigos exclusivos do Portal da Rede de Blogs de Ciência da Unicamp, sob a categoria “Exclusivas”. Os autores terão acesso à plataforma para interagir com o público através dos comentários.

      3. Diretrizes de participação e postagem

  1. Todos os participantes – conteudistas, administradores e convidados devem fazer o Curso de Integração ao portal.
  2. Conteudista ou autor é aquele que produz o texto e publica em forma de postagem em blog próprio de equipe ou no portal geral; Conteudista ou autor convidado é aquele que não é responsável por um blog mas foi convidado a contribuir com uma postagem no portal; Editor é aquele que analisa o conteúdo conforme as regras descritas abaixo
  3. As postagens devem abordar assuntos sobre ciência, da expertise do autor ou de áreas afins, embasadas e com referências indicadas (conteúdo, imagens, vídeos ou qualquer mídia utilizada). Combate a pseudociência e a Fake News também são aceitos e incentivados.
  4. Todo o conteúdo publicado deve ser original,
  5. Todos os itens que compõe o texto, como vídeos, fotos, gifs, imagens e links, por exemplo, devem ser referenciados. (Indicações de  licenças de uso podem ser conferidas no blog “Blogando e Aprendendo”)
  6. Todo conteúdo publicado fica no status de RASCUNHO durante, no máximo, 3 dias úteis. Neste período, seu conteúdo passará por revisão de pares, por membros consultivos especialistas em divulgação científica
  7. Caso o conteúdo seja considerado adequado ao escopo do projeto (leia-se Divulgação Científica), ele será publicado no Blog original e replicado no portal, nas redes sociais e indicada para canais parceiros.
  8. Conteúdos que não são de divulgação científica, conteúdos opinativos ou comunicação institucional, mesmo atendendo os critérios acima, não são replicadas, ficando disponível apenas no blog do autor.
  9. Já conteúdos que não atendam às exigências acima são retiradas do ar e comunicadas ao autor, havendo repetição desses erros o blog é retirado do ar.
  10. Conteúdos ofensivos e que desrespeitem ou acusem pessoas e/ou instituições, sem provas e/ou referenciamento serão deletados.
  11. Não há exigências sobre a quantidade de postagens e sua frequência, ficando a cargo do autor a decisão sobre quando, o que e qual abordagem seguir em suas postagens, desde que respeite as regras do Blogs de Ciência da Unicamp e da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.
  12. Todo o conteúdo disponibilizado é de responsabilidade do autor. Os blogs que optarem por convidar conteudistas (que não fazem parte do projeto e não passaram pela integração) também ficam responsáveis pelo seu conteúdo.
  13. Caso seu conteúdo seja inadequado e fira as regras da Rede será notificada para correção ou retirada.
  14. Os blogs que não produzirem conteúdo em até 3 meses receberão notificação via e-mail, para a solução de possíveis dificuldades e, após 6 meses de inatividade, caso o proprietário do Blog não manifeste interesse em permanecer na Rede, o blog é definitivamente excluído da plataforma e seu conteúdo é incorporado ao Portal Geral, mantendo seu conteúdo original e informações de autoria.
  15. É de responsabilidade do participante do portal (responsáveis por blogs e convidados) a atualização de endereço de e-mail para contato com a administração e atenção aos comunicados enviados pelos administradores do portal.
  16. É de responsabilidade do participante do portal que os blogs próprios e de grupo contenha informações de contato atualizada, identificação de que o blog participa da rede Blogs de Ciência da Unicamp.
  17. O participante da Rede deve seguir as diretrizes de identidade visual do Blogs de Ciência da Unicamp.

Todas as regras estabelecidas nos itens Como Participar e Regras de Publicação foram estabelecidas em reuniões da administração do portal para que o Blogs de Ciência da Unicamp se mantenha ético, de credibilidade e qualidade. Seguindo as diretrizes da Resolução GR-049/2018, de 05/12/2018 assinada pelo Reitor: Marcelo Knobel 

Essas regras nos permitem que o ISSN atribuído ao portal seja aceito em plataformas de inserção de produção acadêmica como o item “Educação e Popularização da C&T” no Lattes, por exemplo.

Se tiver alguma dúvida quanto aos procedimentos apresentados, entre em contato por blogsdecienciadaunicamp@gmail.com