Atenção

Temporariamente, as postagens estão restritas aos blogs integrantes da rede.

últimos posts da Rede

O projeto Blogs de Ciência da Unicamp é composto por voluntários que atuam como editores, criadores de conteúdo e mantenedores de um portal de blogs de divulgação científica.

Donos de blogs individuais agregados à rede, esses voluntários são responsáveis pelo seu conteúdo, que deve ser obrigatoriamente de Divulgação Científica (excluem-se aqui blogs de cunho pessoal ou de divulgação institucional). Todas as diretrizes sobre postagens estão no item Regras para Publicação

Para integrar a rede como editor de um blog, é preciso participar do processo de integração que é realizado presencialmente ou on-line conforme a sua disponibilidade

Abaixo, colocamos algumas informações sobre o projeto:

É permitido apenas conteúdo de divulgação científica, o qual se distingue do texto jornalístico puro e da comunicação científica acadêmica.

Esse gênero textual tem como público-alvo o cidadão comum, não especializado.

Para entender melhor:

“A comunicação científica visa, basicamente, à disseminação de informações especializadas entre os pares, com o intuito de tornar conhecidos, na comunidade científica, os avanços obtidos (resultados de pesquisas, relatos de experiências, etc.) em áreas específicas ou a elaboração de novas teorias ou refinamento das existentes. A divulgação científica cumpre função primordial: democratizar o acesso ao conhecimento científico e estabelecer condições para a chamada alfabetização científica. [Ela] Contribui, portanto, para incluir os cidadãos no debate sobre temas especializados e que podem impactar sua vida e seu trabalho”. (Bueno, 2010)

Logo, dos blogs da rede, somente conteúdos de divulgação científica vão para o portal www.blogs.unicamp.br e para os demais meios de divulgação.

O portal de Blogs de Ciência da Unicamp considera duas formas de participação no projeto:  conteudista e administrativo.

Somente docentes, pesquisadores, mestrandos, doutorandos e pós-doutores da Unicamp podem possuir um blog próprio.

Os demais membros da comunidade acadêmica podem participar mediante a integração à blogs já existentes, ou junto à administração do projeto.

  • Todas as atividades do conteudista e do administrativo é realizada de forma voluntária; bolsas e remunerações podem vir a serem concedidas de acordo com sua disponibilidade.
  • Todos os participantes – conteudistas, administradores e convidados – devem fazer o Curso de Integração ao portal.
  • Toda a comunidade da Universidade Estadual de Campinas pode participar, mas somente docentes, pesquisadores, mestrandos, pós-doutorandos, doutorandos podem possuir um blog próprio.
  • Funcionários, graduandos e convidados podem integrar o projeto como voluntários de manutenção, de suporte e de divulgação, além de poderem participar de blogs de docentes, pesquisadores e pós-graduandos, sob a responsabilidade desses. Existem exceções, caso o funcionário ou graduando já possua um envolvimento comprovado com iniciativas de divulgação científica

O projeto é todo conduzido por voluntários de diferentes áreas e categorias. Eles auxiliam na manutenção da plataforma, no apoio aos usuários da rede, na divulgação de conteúdo, e na aplicação do curso.

Aqui todos podem ajudar.

  • A administração do portal realiza a divulgação das datas e formas de participação da Integração.
  • Aos que demonstraram interesse é enviado um formulário, para identificar o perfil do ingressante, seus interesses e conhecimentos prévios sobre blogs e divulgação científica. 
  • O Curso de Integração  é realizado presencialmente ou on-line, oferecendo palestras e atividades para que o blogueiro/divulgador científico obtenha noções básicas para a continuidade do seu próprio blog, além de material de apoio, como: tutoriais, manual, postagens com dicas no Blog “Blogando e Aprendendo”, Powerpoint apresentado durante as palestras,
  • O participante também recebe suporte presencial e online dos voluntários da administração do portal.
  • Após a realização do Curso de Integração, os blogueiros/divulgadores de ciência recebem a estrutura necessária para iniciar as atividades de divulgação científica. Caso ainda haja dúvidas, os voluntários ficam à disposição para saná-las por todo o período que o blogueiros/divulgadores de ciência estiver ativo no portal.

Devido a pandemia, nossos processos de integração foram suspensos temporariamente.

✨ Integração ao Blogs de Ciência da Unicamp ← links e recursos

Informações: blogs@unicamp.br

Ementa: Introdução à divulgação científica, Introdução ao mundo dos blogs, Introdução e utilização da ferramenta WordPress e seus recursos, Direitos e uso de Imagens, Estratégias de Divulgação, Qualidade do Texto e Integração ao Projeto.

Faça parte dessa equipe!