TELESSAÚDE UNICAMP

Em parceria com pesquisadores e alunos da Faculdade de Ciências Médicas, Faculdade de Enfermagem e Faculdade de Farmácia, bem como parceiros externos divulgaremos as iniciativas em telessaúde.

ACESSO REMOTO EM EXAMES ENDOSCÓPICOS

” No GASTROCENTRO temos iniciativas para acesso remoto dentro da rede interna do centro para que o médico acompanhe a realização dos exames do setor de endoscopia digestiva de qualquer sala. O médico acessa a tela dos equipamentos em exame em caso necessidade. Estamos ampliando esta ideia, incluindo estudos na área de telepresença para dar o retorno desse médico para a equipe que esta fazendo o exame em tempo real. Outros estudos estão sendo feitos para projetar e viabilizar os atendimentos através de tele consulta para mais setores além do Ambulatório
Na área de educação, estamos realizando reuniões online ao vivo e produção de material offline para distribuição aos alunos (vídeos) através das plataformas de Google Classroom.”

Prof. Dr. Carlos Fernando Papotti


TELEATENDIMENTO EM GENÉTICA

” Teleatendimento em genética: realizado via Whatsapp a partir de contato de médicos do Departamento de Genética Média e Medicina Genômica da FCM / Unicamp apenas para pacientes já atendidos no Serviço de Genética Clínica do Hospital de Clínicas da Unicamp. O objetivo foi minimizar as perdas de consulta acarretadas pela pandemia. Quando necessário, consultas telefônicas são agendadas com a família.”

Profa. Dra. Vera Lúcia Gil da Silva Lopes


ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO

E.U. – Estratégia Unificada de prontuários eletrônicos e estratificação de risco.
Ferramenta de auto-avaliação do estado de saúde e acompanhamento clínico de pessoas sintomáticas através de um chatbot integrado a calculadoras de risco orientadas por ferramentas de IA
.”

Prof. Dr. Rodolfo Pacagnella



ATENDIMENTO EM UROLOGIA

” Há cerca de 5 anos tivemos experiência na Urologia com a empresa privada. Elaboramos fichas de atendimento clinico para 8 sub-especialidades urológicas com entrada de dados controlada, visando orientar alunos e residentes sobre a avaliação ideal pretendida dos pacientes e para compor um banco de dados com fácil resgate das informações. O financiamento foi feito por meio de doações e o investimento foi elevado. Por fim a empresa foi vendida, e consideramos que a manutenção do projeto não era viável, pelos custos recorrentes e pela falta de interface amigável do nosso banco de dados com o AGHUSE. Gostaríamos de colaborar com um projeto maior, que seja perene e que resulte num sistema útil, do ponto de vista gerencial, assistencial e acadêmico.

Nossa segunda iniciativa, em parceria com o Instituto Eldorado, foi a criação de um aplicativo de diário miccional de preenchimento intuitivo para controle remoto de pacientes com disfunção miccional e incontinência urinária. Nosso entrave foi a segurança quanto a confidencialidade dos dados clínicos dos pacientes, que exigiria que as informações fossem hospedadas no servidor do HC, o que não foi possível na época.”

Prof. Dr. Cassio Riccetto


ENSINO À DISTÂNCIA

” Curso COVID-19 da Disciplina de Emergência. Disponibilizado em plataforma Moodle para todas as pessoas com conta Unicamp. Para conhecer clique aqui.

Além disso curso de EaD de Emergências Clínicas para a Graduação e Residência Médica, que pode ser acessado aqui.

Lives semanais (quarta, quinta, sexta pela manha) com os alunos da Graduação no Google Meet – sala livesdaemergencia.

Uso de Mídias Sociais (Instagram e Facebook) com o personagem Jacinto Bemelhor, responsavel por avisar os alunos nessas mídias quando há postagens de novas atividades no nosso curso e as Lives com os professores da Emergência.”

Prof. Dr. Tiago de Araujo Guerra Grangeia


TELEATENDIMENTO EM REUMATOLOGIA PEDIÁTRICA

“Padronização de teleatendimento na reumatologia Pediátrica e no ambulatório de Lupus.”

Profa. Dra. Simone Appenzeller


AMBULATÓRIO E MATRICIAMENTO VIRTUAL EM PEDIATRIA

Iniciativas para os ambulatórios de pediatria, geral e de especialidades, que poderão ser estendidas a outras unidades do HC.

Ambulatório Virtual de Pediatria – Usando base tecnológica semelhante à do bem-sucedido projeto Orienta Covid (VOIP e software Rainbow de gerenciamento de chamadas), o ambulatório virtual fará teleconsultas entre crianças, adolescentes e seus cuidadores em acompanhamento na pediatria clínica geral e especialidades, e os médicos residentes e docentes responsáveis pelo cuidado. Com esta iniciativa, visamos a recuperar o vínculo interrompido com os pacientes, devido ao contingenciamento dos atendimentos ambulatoriais do HC durante a fase crítica da pandemia. Adicionalmente, os pacientes serão contatados por SMS e potencialmente por outras plataformas. O registro das consultas, que seguirão um protocolo, será registrado na aba “teleatendimento”, disponível no software de prontuário eletrônico do HC, o AgHuse.

Matriciamento Virtual: com base tecnológica semelhante, teremos como objetivo realizar teleconsultoria com médicos da atenção básica e de serviços secundários, visando a realizar seguimento conjunto dos pacientes na linha de cuidado pediátrica do HC.

Ambos os projetos visam a manutenção de contato de qualidade com os pacientes e seus cuidadores, preservando o vínculo de confiança e otimizando os custos, além de reduzir os deslocamentos excessivos. A necessidade de consultas presenciais será respeitada, sempre que houver justificativa (com previsão inicial de ao menos uma consulta presencial por ano).”

Prof. Dr. Marcos Tadeu Nolasco da Silva


Participante do grupo para implantação do Ambulatório Virtual de Pediatria – uso de diferentes meios eletrônicos para contato com os pacientes – email, SMS, aplicativos, telefone e teleconsulta. Participante do Grupo para desenvolvimento de site e instagram da Area Alergia e Imunologia Pediátrica (alergiped). Estruturação do Curso Teórico para Residentes de Pediatria dentro da Plataforma Moodle desde 2014. Gestora da Disciplina MD 244 Imunologia Médica desde 2019, aplicada digitalmente em 2020/ Google Classroom. Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente com projetos em andamento para ferramentas digitais aplicadas às Imunodeficiências Primárias/Erros Inatos da Imunidade.

Profa. Dra. Adriana Gut Lopes Riccetto


“Site Alergiped”

Marina Mayumi Vendrame Takao


INICIATIVAS NO CIPOI

“Da minha experiência:
. Na Unicamp iniciei minhas atividades como analista de sistemas em 1989 no Centro de Computação (CCUEC). Desde 1996 atuo no CIPOI/FCM.
. Minhas atividades mais recentes estão relacionadas à melhoria de fluxo de informações e processos;
. Participei do levantamento e criação do software que faz a integração e envio de SMS às famílias de pacientes, via sistema do CIPOI, junto à equipe; entre outros sistemas e atividades desenvolvidas internamente;
. Participei da implantação de alguns módulos do AGHUse no CIPOI, entre eles o Laboratório e a definições técnicas para acesso ao módulo Ambulatório.
. No AGHUse faço interface no CIPOI com a equipe técnica do AGHUse HC para suporte e melhorias solicitadas;
. Atuo em desenvolvimento de fluxo de processos e implementação no sistema interno do CIPOI que atende ao Laboratório e Ambulatório, e que utiliza uma ferramenta de workflow, que integra as atividades das áreas envolvidas.

Algumas de minhas iniciativas:
. Colaboração técnica na implantação do uso de SMS utilizando a plataforma Web que envia SMS avulsos ou em lote, facilitando nos detalhes exigidos pela plataforma utilizada;
. Tenho participado no levantamento para a implantação do AGHUse nos ambulatórios do CIPOI.
. Auxiliar no levantamento dos ajustes de fluxos internos visando a implementação dos recursos necessários para o uso da Telemedicina no CIPOI;
. Auxiliar na identificação de possíveis interfaces do AGHUse com plataformas de notificação ao paciente/família (exemplo SMS ou outras plataformas a serem definidas). Caso o AGHUse não apresente uma solução dessas notificações/mensagens em tempo hábil, verificar possibilidades de alternativas em fases intermediárias, com geração de arquivos a partir desse sistema e recepção do mesmo em plataformas de notificação que já estão em uso.
. Além disso, tenho interesse na atualização de conhecimentos na área de processos e telemedicina.”

Sandra Cristina Bibries

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *