Quem somos

O Blog Ciência pelos Olhos Delas foi criado em 2016 por iniciativa da então doutoranda Marina Barreto Felisbino. Parte da rede de blogs de divulgação científica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), surgiu pelo vontade de criar um espaço escrito por mulheres cientistas, sobre mulheres cientistas.

“Desde sua criação, tive o privilégio de através desse blog contar a histórias de tantas mulheres, de entender sua escolhas e dificuldades, de celebrar suas conquistas e sua importância para o desenvolvimento científico. Além disso, tive também o privilégio de contar com outras mulheres cientistas que acreditaram nesse meu projeto e vem ajudando a comigo construí-lo.”

Segue abaixo a lista de colaboradoras atuais e passadas:

Giovana Maria Breda Veronezi – 07/2016 – atualmente

Colaboradora desde o início do projeto, além de escrever textos, Giovana é responsável pela identidade visual do Blog e das redes sociais.

“Graduada em Ciências Biológicas pela Unicamp em 2014 e Mestra em Biologia Celular e Estrutural pela mesma universidade. Com o sonho de criança em ser Bióloga realizado, almeja na vida adulta ver a ciência (e o mundo) cada vez mais pelos olhos delas.”

Priscila Ferreira Slepicka – 11/2016 – 03/2018

“Bióloga e Doutora em Genética e Biologia Molecular pela UNICAMP com Pós-Doutorado pelo CSHL. Desde a adolescência, sou fascinada pela ciência e pela função das moléculas no sentido e beleza da vida. Agora, tenho a ambição de transmitir sob minha perspectiva a ciência pelo olhos delas. Apesar de eu nunca ter sofrido (ou ao menos sentido) preconceito direta ou indiretamente por ser mulher, as estatísticas permanecem alarmantes com relação ao elevado número de cientistas que sofrem por ainda serem a minoria em diversos aspectos profissionais. Neste 1 ano de contribuição para o blog aprendi que muitas pesquisadoras permanecem no nosso esquecimento e esse negligenciamento torna a história da ciência incompleta. Todos nós escritores ainda temos uma longa caminhada para mostrar a contribuição da mulher para o descobrimento da pesquisa e que, apesar de vivermos em um período de grande liberdade de expressão, cientistas ainda são silenciadas. O blog Ciência pelos Olhos Delas permitiu que eu abrisse meus horizontes para escrever publicações sobre mulheres incríveis e tenho a convicção que o Blog ainda informará muitos fatos ocultos na história da contribuição da mulher para a ciência.”

Carolina Francelin – 05/2019 – atualmente

“Formada em Biologia e Mestre e Doutora em Imunologia pela UNICAMP, atualmente faz pós-doutorado na Universidade do Alabama em Birmingham -USA. Desde sempre tem avidez pelo testar e descobrir e uma paixão intrínseca pelo ensinar. Sonha com o dia em que todos terão os mesmos direitos de acesso.”

Natália de Nadai – 05/2019 – atualmente

“Formada em Física, Matemática e Pedagogia, e cursa especialização em Educação e Tecnologia, atualmente trabalha com revisão e produção de videoaulas e material didático de Física e Matemática. Apaixonada pelas ciências, educação, tecnologia e bolo de cenoura.”

Juliana Aguilera Lobo – 05/2019 – atualmente

“Graduada em Relações Internacionais pela UNESP Franca, atualmente é aluna especial no IFCH – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Realiza pesquisa nas áreas de Ciência Política e Estudos de Gênero e tem interesse em Divulgação Científica. É fascinada pelo céu estrelado desde que se entende por gente.”

Gabriela Mendes – 05/2019 – atualmente

“É formada em Biomedicina e Mestre em Biologia Celular pela UFU, atualmente é doutoranda em Genética na Texas A&M University, College Station, EUA. Acredita que a educação transforma o mundo e que o conhecimento é libertador, principalmente para as mulheres.”

Bruna Bertol – 07/2019 – atualmente

“Possui graduação em Farmácia (2014) e mestrado (2016) em Imunologia Básica e Aplicada pela USP de Ribeirão Preto, onde cursa seu doutorado. Atualmente faz estágio sanduíche na Universidade do Colorado, Anschutz Medical Campus – Aurora, CO, USA. Trabalha com imunologia tumoral e imunoterapia.”