Pelos nossos olhos: relatos e reflexões durante a quarentena – parte 1

A pandemia da COVID-19 afetou profundamente a forma como a sociedade se organiza e teve reflexos agudos no universo do trabalho, inclusive no meio acadêmico. Pensando nisso, nós – que integramos, pensamos e fazemos o Ciência Pelos Olhos Delas acontecer – elaboramos uma série de dois posts para compartilhar nossas reflexões e relatar como tem sido a vida durante a quarentena. Clique para conferir a parte 1.

Celebrando Alice Hamilton, a mulher que fundou a medicina industrial

Alice Hamilton por volta de 1935 na Hull House em Chicago. Foto de arquivo via Getty Images. Todos os direitos reservados. Para dar continuidade ao nosso ciclo especial epidemias, eu escolhi trazer para vocês a história de Alice Hamilton, norte americana que trabalhou durante a epidemia de febre tifóide em Chicago, Illinois, nos EUA, e que ficou conhecida como pioneira da medicina industrial no início do século XX.  O núcleo familiar e a educação de Leia mais…

A ciência pelos olhos da Dra. Marjorie Cornejo Pontelli e da doutoranda Pierina Lorencini Parise, duas jovens cientistas

A segunda entrevista do nosso Ciclo Temático Epidemias traz as jovens cientistas brasileiras Dra. Marjorie Cornejo Pontelli e Pierina Lorencini Parise, que trabalham atualmente com o vírus SARS-CoV-2. A entrevista aborda temas como o enfrentamento da pandemia, mulheres na ciência, dificuldades e carreira acadêmica.

Debora Diniz

Conheça Debora Diniz, antropóloga referência na discussão sobre igualdade de gênero e saúde pública no Brasil durante epidemias

Conheça Debora Diniz, antropóloga, pesquisadora e documentarista que é referência no Brasil em bioética, igualdade de gênero e saúde pública. Debora foi a campo em 2015 pesquisar os efeitos do Zika vírus nas mulheres nordestinas, o que resultou em um livro e um documentário; atualmente, ela tem discutido a pandemia do novo coronavírus na mídia e nas redes sociais, sempre ressaltando e tornando mais visíveis os impactos da COVID-19 sobre as populações mais vulneráveis.