Artistas

Ai Weiwei (1957)

Importante artista contemporâneo chinês, utiliza-se de diversas linguagens, incluindo as da escultura, instalação, fotografia e vídeo. Suas obras são altamente críticas em relação ao governo chinês e à sociedade de seu tempo. Para saber mais sobre ele, acesse o site oficial do artista: aiweiwei.com.

 

Andrey Rossi

Artista paulista cuja obra trata, principalmente, do mórbido, do grotesco e da morte, com destaque para as relações entre corpo e visceralidade. Transita por diversos meios de expressão, como a pintura, o desenho, a assemblage e, mais recentemente, o vídeo. Para mais informações sobre seu trabalho, clique aqui.

 

César (1921-1998)

Artista francês famoso por suas esculturas realizadas com objetos apropriados, especificamente carros descartados. Esteve ligado a um importante movimento da arte contemporânea, chamado novo realismo. Seu trabalho mais conhecido é uma escultura em grandes dimensões de seu polegar.

 

Liam Gillick (1964)

Artista inglês cujas obras põem em discussão as novas configurações de uma sociedade globalizada, baseada em sistemas de controle dos indivíduos. Além das instalações, que já estiveram em importantes mostras pelo mundo, fez filmes e livros. Mais informações sobre o artista podem ser encontradas em seu site oficial.

 

Lucia Koch (1966)

A artista multimídia tornou-se bastante conhecida por suas instalações e intervenções no espaço expositivo, em que explora os fenômenos relacionados à luz (sombras, refração, projeção), especialmente o da cor, num diálogo aberto e provocativo com a pintura tradicional. Mais informações sobre a artista podem ser encontradas aqui.

 

Lygia Clark (1920-1988)

Artista mineira de renome internacional, foi uma das primeiras a repensar a relação entre obra, artista e público no Brasil. Construiu objetos e instalações que não apenas solicitavam a participação do espectador, mas só existiam como obra quando em relação com um corpo que sente. Para conhecer mais sobre seu trabalho, clique aqui.

 

Marcel Duchamp (1887-1968)

Importante artista francês, depois naturalizado norte-americano. Foi responsável por uma reviravolta na história da arte ocidental. Criou o ready-made, que possibilitou a introdução de objetos da vida cotidiana nas artes plásticas. Suas experimentações ajudaram a tornar a obra artística cada vez mais conceitual e transformaram-se em referência para a arte contemporânea.