Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência

Educação Midiática e Cultura Digital contra as fakes

Os meios de comunicação são uma ferramenta poderosa para a sociedade e é preciso entender como funcionam para aproveitar todo o seu potencial. Como podemos diminuir os efeitos do negacionismo na produção e no consumo de informações no meio digital? Quais as alternativas para lidarmos com as deepfakes e os usos indevidos da inteligência artificial? Podemos usar essas ferramentas a nosso favor?

 

Local  Auditório do Domo Digital

Lucia Santaella é pesquisadora 1A do CNPq, doutorada em Teoria Literária (PUC-SP, 1973) e livre docente em Ciências da Comunicação (ECA/USP, 1993). É professora titular na PG em Comunicação e Semiótica e em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Publicou 56 livros e organizou 32, além da publicação de quase 500 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010).

Gabriela de Almeida Pereira é jornalista, mestranda em Direitos Humanos e Cidadania na UnB, e diretora de relações institucionais do Redes Cordiais.

Formada em Filosofia, é especialista em ciências comportamentais e midiáticas de comunicação. Com mais de cinco anos de experiência em comunicação, educação e tecnologia, seu principal objetivo tem sido promover mudanças sociais positivas no Peru. Como consultora, dedicou-se a pesquisa qualitativa e coordenação de projetos educacionais e tecnológicos. Em seu papel como Presidente e Especialista em Educação da AMNMLH, tem promovido programas e alianças estratégicas de Alfabetização midiática e informacional no Peru, ganhando o prêmio Global Media & Information / Prêmios de Alfabetização da UNESCO em 2021.