Caderno de Resumos | I ENCONTRO BRASILEIRO DE DIVULGADORES DE CIÊNCIAS
ARNT, Ana de Medeiros; BENTO, Luiz Fernando Jardim; SATO, Eduardo Akio. Caderno de resumos: I Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciências. 1. ed. São Paulo, SP: Instituto Principia, 2023. 234p.
ISBN 978-65-980380-0-7
Resumos expandidos
A rede de divulgação científica “Arqueologia e Pré-História” atua na popularização do conhecimento sobre o passado da humanidade e da vida. Neste trabalho, buscamos relatar os impactos da atuação da rede durante o período de 2013 - 2022.
O #nossauesc é um perfil de Instagram que divulga e populariza as atividades técnico-científicas da UESC nas diversas áreas do conhecimento. Criado em 20019 permanece em constante processo de avaliação e ajustes a fim cumprir o seu propósito.
A divulgação científica se tornou abundante nas redes sociais, especialmente durante a pandemia. Motivo pelo qual, este estudo analisa as divulgações científicas nas mídias sociais e suas contribuições para a Educação em Saúde.
o Projeto COMQUÍMICA das crianças tem como um dos seus objetivos desenvolver oficinas investigativas com crianças em idade escolar. Neste sentido, por meio das oficinas divulgamos a ciência para o público infantil.
A comunicação dos Sistemas de Alerta Hidrológico tem levado informações hidrológicas para imprensa e sociedade, pautando a importância das geociências para prevenir os impactos de eventos extremos e para o debate sobre mudanças climáticas.
O Hey Ciência é um programa de divulgação científica com foco em desenvolvimento do letramento científico e produção de materiais educacionais gratuitos alinhados à BNCC para professores de Ciências da Natureza, incluindo videoaulas, atividades e planos de aula.
Neste trabalho relatamos nossa experiência de criação da disciplina de Divulgação Científica no PPG em Ecologia e Evolução da UERJ e incentivamos a inclusão de disciplinas semelhantes nas grades curriculares de outros cursos pelo Brasil.
A rede Céus Estrelados do Brasil busca reunir pessoas que se preocupam com a poluição luminosa no território nacional. Neste trabalho, apresentamos os desafios para a construção da rede e o trabalho de divulgação científica sobre o tema.
Desde 2018 o projeto Meninas da Física faz atividades de extensão e divulgação científica, por meio de minicursos, palestras e conteúdos nas redes sociais; semeando a ciência e refutando Fake News na internet.
Esse relato de pesquisa, fruto de tese em elaboração, tem por objetivo refletir sobre a prática da DC em ambientes de plataforma e discutir as potencialidades e limitações desse fenômeno. Para isso, olhamos para o coletivo ScienceVlogs Brasil.
Com a proposta de apresentar e de discutir a cultura científica, o ccult.org é um projeto de divulgação científica no ar desde 2019 que produz materiais em língua portuguesa sobre a prática científica e o ensino de ciências e relação entre a ciência e a sociedade.
Nesta pesquisa, investigamos como os cientistas youtubers estão promovendo cruzamentos intertextuais entre arte e ciência em suas narrativas audiovisuais em canais do Science Vlogs Brasil e quais são as percepções dos internautas sobre isso.
Apresentamos neste relato as ações desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão Astropop, da Universidade Federal do Paraná. Apontamos as ações que possuem pontos em comum com a área da divulgação científica para o público em geral.
O bando de teatro científico “Siriema”, do IBB/UNESP, surgiu com o intuito de divulgar ciência através das artes cênicas, buscando com esta abordagem, humanizar os pesquisadores e ampliar o interesse da população pela temática científica.
Criada em 2015, a plataforma Bate-Papo com Netuno tem o objetivo de desenvolver um canal de comunicação virtual para popularizar as Ciências do Mar e fomentar debates científicos entre não-especialistas, além de discutir questões de gênero.
O Biodiversidade em Foco é um projeto que visa estimular a divulgação científica por meio do Twitter. Através de períodos de curadoria, é possível reduzir o trabalho necessário para que pesquisadores possam divulgar a sua pesquisa.
Neste relato apresentamos os aspectos teórico-práticos para a concepção, produção e realização do programa radiofônico de divulgação científica BioTechNews, veiculado pela Rádio Uniara FM, situada na cidade de Araraquara/SP.
O Boletim Anti Covid-19 da Unesp Rio Claro tem sido publicado semanalmente nos últimos dois anos para esclarecer questões da pandemia do SarsCov2 para a comunidade universitária e local. Artigos de opinião e culturais foram incluídos.
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados do estudo de recepção realizado com o público escolar e espontâneo da peça A vida de Galileu, de Bertolt Brecht, encenada no Museu da Vida/Fiocruz entre 2016 e 2018.
O projeto Ciência & Criança visa divulgar a ciência para crianças, pais, professores e grande público buscando tornar o conhecimento químico atrativo através de dinâmicas próprias da infância promovendo inclusão social e acadêmica.
Relatamos ações de um projeto interinstitucional, cujo objetivo é reunir pesquisadores em ações de pesquisa e extensão universitária sobre divulgação científica, em especial àquelas que se destinam a escola no nível básico de ensino.
Apresentamos um relato de experiência de um projeto que levou para crianças uma sequência didática, cujo objetivo principal foi a troca de carta contendo questões sobre ciência entre as crianças e os cientistas.
Relato pessoal sobre a experiência no curso de formação do Museu Dica e os impactos pessoais e profissionais que me prepararam para assumir o papel de monitora e mudou o meu olhar sobre o papel do museu como espaço de educação não-formal.
O presente relato de experiência busca apresentar o processo de reformulação dos personagens, do Museu Diversão com Ciência e Arte, evidenciando sua importância para a comunicação visual e divulgação científica do museu
As redes sociais são fortes disseminadoras de informação, que podem ser muito bem utilizadas para a democratização do acesso à informação e divulgação científica. A cada ano, a comunicação científica se ramifica mais através das diferentes redes sociais na internet, estreitando laços entre a Comunidade e a Universidade, devido a sua rápida disseminação. O Mamutes na Ciência é um projeto de produção de conteúdo de divulgação científica presente nas redes sociais através do instagram, TikTok, Facebook, em formato de podcast, com o Mamucast!, e de lives de interação através dos canais do Youtube/Twitch, visando a interação e a divulgação científica em linguagem acessível para a comunidade, ressaltando temas como diversidade na ciência, curiosidades, ciência da cultura pop, etc
Criado em 2021, o primeiro boletim de notícias em Libras da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) traz o protagonismo da Língua de Sinais e busca acessibilizar o conteúdo científico divulgado pela universidade.
Este trabalho analisa os relatórios do Google Analytics do blog do projeto de extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências” sobre a produção de conteúdo sobre cientistas negras brasileiras.
O presente trabalho analisa o alcance da Divulgação Científica realizada pelo projeto de extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências”, da Universidade Federal do Paraná, na rede social Instagram.
Divulgação do Preço Referência de Importação da Borracha Natural pelo Instituto de Economia Agrícola
Apresentamos os resultados da divulgação, junto à heveicultura paulista, do Preço de Referência de Importação da Borracha Natural. Essa ação foi realizada com objetivo de popularizar o índice para auxílio aos produtores e sangradores nas negociações do látex natural.
Apresentamos o processo de criação de uma disciplina de pós-graduação em 2018. Além, da produção de um produto derivado da disciplina, o livro “Divulgando Ciência: o que alguns cientistas fazem e como isso afeta a sua vida!”.
Este estudo descreve o Clube da Ecosfera, um projeto educativo de longo prazo que visa despertar o interesse de crianças e adolescentes pelos ecossistemas, dando-lhes ferramentas científicas para compreenderem seus processos naturais.
Historicamente a participação feminina na ciência foi invisibilizada. Nesse sentido, surge a necessidade de propor práticas que divulguem e valorizem o protagonismo das mulheres na ciência, como propõe a oficina que será aqui apresentada.
Em março de 2020 foi lançado o Especial COVID-19 com informações sobre a pandemia. Ao todo foram 303 publicações com veiculação nacional e internacional. Neste trabalho aumentamos a visibilidade e reconhecimento no combate à desinformação.
O projeto é uma série de oficinas de jogos matemáticos do acervo da organização Julia Robinson Mathematical Festival, criadas e aplicadas no Museu de Ciências da Unicamp por alunos do instituto de matemática com orientação de um professor.
Este trabalho analisa concepções de divulgação científica e de extensão universitária a partir de uma retrospectiva histórico-conceitual para comparar os paradigmas que orientaram e orientam uma e outra.
Resumo: O projeto “Popularização da Ciência e Tecnologia com Foco em Ciências Farmacêuticas” criou a Assessoria de Comunicação da FCF/UNICAMP como uma comissão permanente. Iniciou e está aprimorando ações de divulgação e diálogo com a sociedade.
O Guia dos Entusiastas da Ciência é um projeto de divulgação científica da UFABC. O projeto se propõe a produzir material de divulgação científica multi e interdisciplinar disponibilizado no blog, redes sociais e plataformas de áudio.
Neste relato de experiência, apresentaremos os processos de implantação do fluxo de comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o que inclui a expansão da assessoria de imprensa com foco na mídia hiperlocal e regional; a criação de redes sociais, a formulação de mailings; desenvolvimento de audiovisuais e materiais gráficos. O processo impactou na ampliação da comunicação com pesquisadores, empreendedores e comunidade, tornando-se referência em informações sobre ciência, tecnologia e inovação.
Implementação de um programa transmidiático de divulgação das ciências polares e suas relações com as mudanças climáticas. Foram criados diferentes materiais para a divulgação e educação científica, como vídeos, podcasts, jogos, livros etc.
O programa institucional SGBeduca desenvolveu e publicou um jogo de cartas que visa difundir, através da mediação geocientífica, o conceito de geoparque com informações de suas distribuições no Brasil e interesses geocientíficos.
O Meandros traz pautas de política científica, saúde, meio ambiente, tecnologia, sob a lente de cientistas/comunicadores. Queremos incentivar o debate academia-sociedade buscando caminhos para o futuro baseados em evidências científicas.
O presente trabalho tem como objetivo estudar como ocorre a difusão de informações falsas (fake news) sobre mudanças climáticas. Através deste entendimento será possível levantar estratégias e ações de cientistas no combate a desinformação.
O Museu de Anatomia do IBB/UNESP possui acervo diversificado direcionado ao aprendizado. Há mais de 16 anos, tem recebido visitas de escolas públicas e privadas de Botucatu e região, promovendo interação de discentes com a comunidade.
A pesquisa desenvolvida pelo Observatório visa analisar a desinformação com o recorte territorial, de raça e gênero para a formulação de políticas públicas e a promoção de inovações científicas em diálogo com saberes sociais e os usos sociais das Ciências.
O projeto promove a difusão e a democratização da ciência, da educação científica e da cultura e o processo reflexivo como forma de compreender os processos científicos envolvidos na ocupação do espaço e o passivo ambiental deixado por ela.
Este trabalho discute o potencial de participação do cidadão na produção de conteúdos em um cenário de desinformação. O objeto empírico é a ação Pergunte aos Cientistas, da Agência Escola UFPR, que busca aproximar sociedade e ciência.
Ouvir podcasts de ciências é transformar momentos diários em conhecimento. Essa é a proposta do Projeto COMQUÍMICA das Crianças, produzir e disponibilizar conteúdo de Ciências a partir da narração de histórias infantis na forma de podcast.
O podcast Alimente:Nutrição e Ciência divulga informações sobre a temática para um público diverso. Sua produção estimula habilidades, planejamento de roteiros, adequação da linguagem, oratória, visão contextualizada e crítica da realidade.
Criado em 2019, o podcast Ecoa Maloca pretende dar visibilidade e estabelecer o diálogo entre as culturas indígenas e científicas. Está na 4a temporada e 12o episódio e conta com a participação de estudantes indígenas da Unicamp.
O Profissão Biotec é um coletivo de pessoas engajadas na divulgação científica em biotecnologia. Este trabalho relata a experiência de 5 anos e 11 meses de existência do grupo, seus projetos e resultados.
A divulgação científica, através de réplicas de fósseis, permite que a população que vive em locais com a presença de fósseis se apropriarem do conhecimento, valorizando e protegendo seu geopatrimônio.
O Portal Ciência na Web é um projeto de extensão do Departamento de Química da UFMG realizado por alunos de graduação, pós-graduação e colaboradores externos, para produzir conteúdo e divulgar ciência na internet e, através disso, conectar a universidade e a sociedade.
O Prato de Ciência visa difundir informações sobre alimentos e alimentação que estejam conectadas ao cotidiano das pessoas, aliando o rigor científico a uma linguagem informal, para ampliar a autonomia das escolhas alimentares da população.
O Projeto Céu Profundo é uma iniciativa de educação e divulgação científica atuante na internet e em iniciativas presenciais conduzindo e apoiando atividades práticas em espaços formais e não formais de educação.
O projeto Guias da Conservação tem o objetivo de utilizar a taxonomia como ferramenta de divulgação científica, através da produção de guias ilustrados de identificação, eventos de divulgação científica e publicações no Instagram.
Este trabalho relata a experiência de divulgação científica sobre o tema qualidade do ar e seus impactos na infância através de uma exposição artística e toxic tour, tendo como público-alvo crianças de 5 à 14 anos de idade e suas famílias.
Relato de experiência da criação de Rede de Divulgação Científica da Universidade Federal do Paraná. Iniciada em 2021, a Rede busca congregar os esforços e ações de divulgação científica e comunicação pública da ciência da universidade.
Há um desencorajamento em amar a matemática e, visando mostrar que esse cenário pode ser diferente, este trabalho apresenta a experiência de divulgação a partir do perfil A Matemaníaca que fala desta disciplina com um olhar acolhedor.
O Sala V é um projeto de divulgação científica que utiliza multimodos para combater a desinformação, com o objetivo de trazer a ciência para o cotidiano tanto de alunos e professores quanto de pessoas leigas.
O projeto de extensão “Ser Pensante!” tem como objetivo de divulgar temas pertinentes relacionados à Ciência, utilizando as redes sociais. O objetivo deste trabalho é relatar suas contribuições formativas e para a divulgação científica.
Este trabalho é um relato das ações do projeto Telescópio Itinerante, realizado pelo Museu Dica desde 2015, com o intuito de apresentar resultados e refletir sobre as atividades desenvolvidas.
Divulgação científica internacional não é só para Inglês ver! Trazemos reflexões sobre a potencialidade da entrada de brasileiros para a equipe do Capítulo Estudantil e de Jovens Pesquisadores da Sociedade Internacional de Recifes de Coral.
Imagens astronômicas possuem grande apelo visual, despertando interesse imediato pelos objetos representados. Dar visibilidade ao processo de criação destas imagens aproxima o público da construção do saber científico.