Mudanças Climáticas na América Latina

Ruta Nacional 7 – Laguna La Picasa – Prov. Santa Fe, 2004

Já é claramente perceptível que mudanças estão ocorrendo em diversos países da América Latina.

Regiões de alguns países como Brasil (Sul), Paraguai, Uruguai, Argentina (Nordeste – Veja foto ao lado) já estão recendo uma quantidade muito maior que chuvas que a média histórica. Outras regiões já experimentam longos períodos de seca. Os eventos climáticos extremos já começam a fazer parte da nossa região.

O Banco Mundial  lançou um relatório que faz uma análise regional dos efeitos das Mudanças Climáticas, mostrando evidências de severas alterações nas geleiras da Cordilheira dos Andes, entre outras, inclusive as conseqüências de ordem econômico-social na região.

A persistir o aumento da concentração de GEE o cenário futuro não é nada bom. No entanto, a nota positiva, que eu compartilho com o Banco, é que essa região apresenta ótimas oportunidades para estabilizar as emissões nos patamares que estão sendo contemplados pelos estudos do IPCC.

Eficiência energética, controle do desmatamento, energias renováveis e uma revolução no sistema de transportes estão entre as medidas de mitigação mais recomendadas.

Acesse aqui o resumo desse estudo cujo título é Desenvolvimento com Menos Carbono: Respostas da América Latina ao Desafio da Mudança Climática

Share

Gilberto

Professor Titular em Sistemas Energéticos do Departamento de Energia, Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP (Universidade de Campinas), Pesquisador Sênior do Núcleo Interdisciplinar de Energia da UNICAMP (NIPE-UNICAMP). Diretor Executivo da International Energy Initiative-IEI, uma pequena, organização não-governamental internacional, independente e de utilidade pública conduzida por especialistas em energia, reconhecidos internacionalmente e com escritórios regionais e programas na América Latina, África e Ásia. O IEI é responsável pela edição do periódico Energy for Sustainable Development, da editora Elsevier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *