Comemoração do Dia da Mulher – E das Mulheres Cientistas! – Parte 3

Comemorando o dia da mulher com aumento na porcentagem de mulheres cientistas no Brasil

Tempo de leitura: 2 min

Como incentivar a formação de mulheres para carreiras nas ciências

Um desafio real vivido pelas áreas das ciências e mesmo por diversas empresas é a baixa diversidade no ambiente de trabalho. Cada vez mais os gestores percebem que ambientes de trabalho diversificados em gêneros, etnias e classes sociais resultam em um aumento de desempenho nas equipes, uma vez que cada um tem maneiras diferentes de expor seu ponto de vista. E isso não é diferente nas áreas da ciência. 

No mundo científico, a diversidade expande os horizontes do grupo de pesquisa, resultando em aumento de impacto na ciência produzida. Mas, como incentivar nossas meninas a se tornarem as cientistas do amanhã?

Diversas iniciativas neste sentido têm sido formuladas nos últimos anos, como programa Meninas SuperCientistas que já divulgamos aqui no blog. Além disso muito tem sido pesquisado nessa área, e já se sabe que os professores não são os únicos influenciadores nas escolhas de carreira que as meninas terão. Assim, algumas iniciativas que qualquer pessoa pode seguir e impactar na vida de futuras cientistas são:

  1. Representatividade importa: Apresente mulheres que trabalham nas ciências para as meninas e mostre que elas também podem ser cientistas. O importante é tirar esse pensamento de que existem “coisas e profissões de menina”. Livros e filmes que colocam a mulher como protagonista podem sem um bom começo!
  2. Ouça: Pergunte às meninas o que elas pensam sobre ciências dos mais diversos tipos, e ofereçam apoio quando elas mostrarem interesse pelo assunto. Elas também podem se interessar por computação, biologia, engenharia, matemática, etc.
  3. Mão na massa: Incentive as meninas a fazerem experiências. Diversos kits e revistas trazem experimentos fáceis e seguros para serem feitos em casa. Nesse quesito, a escola também pode atuar e oferecer o aprendizado por experimentação.
  4. Pensamento científico: Deixe que as meninas saibam que elas não precisam ter a resposta certa imediatamente. Apoie o desenvolvimento criativo e a curiosidade das meninas e mostre que o erro é parte essencial do processo de aprendizagem. O importante é procurar e descobrir o caminho certo para ter a resposta.
  5. Passeios: Leve as meninas aos museus. Lá elas podem aprender brincando, de forma mais lúdica e visual. A pluralidade de exposições e temas mostra as várias opções de ciência pelas quais ela pode se interessar.

Essa é nossa última postagem sobre o mês da mulher. A primeira e segunda estão no nosso blog. Esperamos que tenham gostado das nossas dicas!

E por fim, o nosso muito obrigada a todas as cientistas que têm nos inspirado e àquelas que estão por vir. Feliz Dia da Mulher, Feliz Dia da Mulher Cientista!

Fonte ícones

https://www.publicdomainpictures.net/pt

Referências

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/12/mulheres-sao-40percent-dos-pesquisadores-do-brasil-que-declaram-ter-doutorado-nas-5-maiores-areas-de-conhecimento-aponta-levantamento.ghtml?fbclid=IwAR2YuzOgwdSCNSV5Qvr4ylGBRjSqkpNSzoASmIqXB4-0x2na_PPj5IPuCYs

https://www.elsevier.com/__data/assets/pdf_file/0008/265661/ElsevierGenderReport_final_for-web.pdf

http://www.generonumero.media/sem-considerar-maternidade-ciencia-brasileira-ainda-penaliza-mulheres

www.openciencia.com.br/

Para saber mais:

www.cartacapital.com.br/blogs/sororidade-em-pauta/mulheres-foram-chave-no-desenvolvimento-da-ciencia-do-brasil/

www.cartacapital.com.br/blogs/sororidade-em-pauta/quantas-mulheres-cientistas-voce-conhece/

www.cabecadecrianca.ig.com.br/dia-da-mulher-na-ciencia-dicas-de-como-incentivar-as-meninas-nesta-area/

www.minasfazciencia.com.br/infantil/2018/02/13/precisamos-incentivar-mais-meninas-a-serem-cientistas/

www.agenciapatriciagalvao.org.br/mulheres-de-olho/trabalho/noticias-trabalho/teto-de-vidro-na-ciencia-apenas-25-na-categoria-mais-alta-cnpq-sao-mulheres/

http://www.sbpcnet.org.br/site/publicacoes/outras-publicacoes/livro_pioneiras.pdf

https://www.microsoft.com/pt-br/blogmicrosofteducacao/2019/03/21/como-incentivar-as-garotas-para-as-carreiras-de-ciencia-e-tecnologia

http://theconversation.com/heres-how-to-encourage-more-girls-to-pursue-science-and-math-careers-98229

https://en.unesco.org/women-and-girls-in-science/initiatives

http://www.generonumero.media/sem-considerar-maternidade-ciencia-brasileira-ainda-penaliza-mulheres

http://www.generonumero.media/infografico-os-caminhos-de-mulheres-e-homens-na-ciencia-brasileira

Autoras: Luisa Fernanda Ríos Pinto, Gabriela Filipini Ferreira, Regiane Alves de Oliveira, Paula Penedo P. de Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *