Confira como foi a realização da disciplina “Estudos Sociais da Ciência e Tecnologias: Feminismos, Menstruações e Direitos Reprodutivos.”

Dia 25 de junho de 2025 encerramos a disciplina “Estudos Sociais da Ciência e Tecnologias: Feminismos, Menstruações e Direitos Reprodutivos”, oferecida no Programa de Pós-graduação em Divulgação Científica e Cultural (Labjor) e no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (IFCH), na Unicamp. A disciplina foi fruto de articulações acadêmicas institucionais, com um esforço de internacionalização, com também ativistas, sendo fruto de anos de trocas na Coletiva Vazantes, uma coletiva autônoma de pesquisadoras que trabalham o tema da menstruação. A disciplina teve como objetivo geral proporcionar uma compreensão aprofundada das principais discussões no campo da menstruação e direitos reprodutivos, através de uma perspectiva feminista dos estudos sociais da ciência e tecnologia, dialogando também com outras áreas tais como a antropologia, sociologia, história, dentre outras. As docentes da disciplina foram Daniela Manica, Cecilia Ruystoyburu (da Universidad Nacional de Mar del Plata), Janaina Morais e eu, Clarissa Reche, e teve como formato a apresentação de um panorama das pesquisas que estão sendo desenvolvidas na América Latina com foco em abordagens que privilegiaram perspectivas decoloniais e emancipadoras, com uma pesquisadora diferente por aula apresentando seu trabalho. Confira a ementa completa clicando aqui.
Ao longo do semestre, a disciplina abordou a menstruação e os direitos reprodutivos em suas dimensões políticas, tecnológicas e estéticas, discutindo medicalização, resistências e práticas de autonomia em saúde. A turma, formada em sua maioria por jornalistas, foi bastante participativa, se engajando nas atividades de avaliação, que foram pensadas de modo a criarem produtos de divulgação científica. A primeira delas foi a criação, ampliação ou tradução de verbetes para a Wikipédia. A lista de verbetes trabalhados pode ser vista neste link. A segunda atividade foi a criação de uma revista online, a Revista Sangro, que conta com 24 trabalhos nos mais variados formatos: poemas, desenhos, matérias jornalísticas, contos de ficção e até um quiz.
Esta foi a minha primeira experiência como docente para o ensino superior, e fiquei muito feliz com as trocas que realizamos. Foi muito gratificante poder caminhar junto com tantas pesquisadoras que fazem um trabalho tão importante, consolidando ainda mais uma rede frutífera e ativa. Além disso, foi muito interessante e bonito ver o caminho percorrido pelas pessoas que estavam como discentes na disciplina, cada uma ao seu modo criando conexões entre o conteúdo apresentado, a trajetória pessoal e os interesses de pesquisa. O retorno que tivemos neste sentido foi muito positivo, com relatos de expansão e abertura para novas possibilidades. Esses resultados e percursos transbordam nos trabalhos confeccionados para a revista, que será lançada em agosto, então fique de olho aqui no nosso blog para ver o resultado (spoiler: está linda!).
Legenda da imagem: Foto da última aula da disciplina.
Fonte da Imagem: Turma da disciplina