ENEM e M³, uma parceria perfeita

Estamos passando por um período de provas e vestibulares, e sem dúvida a prova de maior relevância no cenário nacional é o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), logo a procura por formas de ensinar e estudar os seus conteúdos é sempre muito grande. Pensando nisso, a equipe do blog achou que seria uma boa ideia mostrar como os recursos do M³ podem ajudar o professor no momento de preparar uma aula sobre assuntos presentes nessa prova tão importante.

Os recursos do M³ permeiam praticamente todos os temas de matemática presentes no ENEM, alguns de forma mais abrangente e outros de forma bem direta. A questão a seguir é do ENEM 2020 e ela avalia uma habilidade de geometria e medidas, mais especificamente sobre escalas.

(ENEM-2020) A caixa-d’água de um edifício tera a forma de um paralelepípedo retângulo reto com volume igual a 28 080 litros. Em uma maquete que representa o edifício, a caixa-d’água tem dimensões 2 cm x 3,51 cm x 4 cm.
Dado: 1 dm³ = 1 L.

A escala usada pelo arquiteto foi:
A) 1: 10
B) 1: 100
C) 1: 1 000
D) 1: 10 000
E) 1: 100 000

Uma das maneiras de resolver essa questão está muito bem descrita no vídeo Um fator de escala. No vídeo um arquiteto ajuda um estudante a fazer uma maquete da Oca (construção do arquiteto Oscar Niemeyer, localizado no parque do Ibirapuera na cidade de São Paulo).

Uma aula combinando o vídeo com a questão acima pode ser um jeito super interessante de tratar o conteúdo “escalas” com uma turma do Ensino Médio, você não acha?

A solução para a questão descrita no vídeo é a seguinte:

Sendo as medidas da caixa-d’água da maquete: 0,2 dm x 0,351 dm x 0,4 dm, temos que seu volume é 0,02808 dm³.
E temos que: Volume da maquete x K³ = Volume real
Logo K=100
Resposta 1:100

Para facilitar o acesso aos repositórios do M³, deixamos abaixo o endereço do recurso apresentado, que conta também com um guia do professor e outras informações que podem auxiliar sua compreensão.

https://m3.ime.unicamp.br/recursos/1066

Muito obrigado pela leitura, espero que tenham gostado. Se tiverem qualquer dúvida, comentário ou crítica, por favor, nos escreva nos comentário 🙂

Imagem de capa adaptada de Gerd Altmann por Pixabay

Autor: Caio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *