Explorando o □ Quadrado Mágico ⬚

Gosta de truques de mágica, que tal conhecermos o segredo por trás do famoso Quadrado Mágico?

Um Quadrado Mágico é uma matriz quadrada, cuja soma dos termos de cada linha, coluna e diagonal é sempre igual. Sua origem ainda é pouco conhecida hoje em dia, porém pesquisadores dizem que o lugar mais provável seria onde hoje fica a China, há cerca de 3.000 anos atrás.

O vídeo Amuleto mágico fala mais sobre a história e algumas propriedades do Quadrado Mágico.

O tema Quadrado Mágico pode ser uma atividade desafiadora e instigante, favorece a construção do conhecimento matemático de maneira natural, espontânea e divertida, funcionando como um elemento motivador, que estimula o aluno a desenvolver o gosto pela aprendizagem matemática.

Utilizando o estímulo do Quadrado Mágico podemos introduzir conceitos como progressão aritmética e geométrica.

A progressão aritmética é um conteúdo proposto de ser trabalhado no Ensino Médio. A coleção Matemática Multimídia apresenta diversos recursos que facilitam muito a compreensão inicial deste tema, escolhemos um recurso sobre progressão aritmética no quadrado mágico que pode ser explorados com a matemática proposta para o Ensino Médio.

(EM13MAT507) Identificar e associar sequências numéricas (PA) a funções afins de domínios discretos para análise de propriedades, incluindo dedução de algumas fórmulas e resolução de problemas.

Neste experimento com a duração de uma aula dupla, os alunos conhecerão o quadrado mágico e suas propriedades. Ao final, para criarem os seus próprios quadrados mágicos precisarão utilizar conceitos de Progressão Aritmética.

Clique na imagem acima para abrir a página do experimento

E se você gostou do experimento acima, pode utilizar também o Quadrado Mágico Multiplicativo, que segue uma proposta muito parecida mas explora conceitos relacionados a Progressão Geométrica.

Clique na imagem acima para abrir a página do experimento

Abaixo seguem os links para os três materiais apresentados disponíveis no repositório M³ junto a outros recursos (vale a pena consultar)

Deixe seu comentário sobre o conteúdo e uma possível utilização dos recursos em sala, isso nos ajuda a melhorar nos próximos posts. Muito obrigado e até a próxima!

Imagem de capa: Extraído dos materiais do M³