Seria eu um cientista?!

Estava pensando no que definiria um cientista. Mas não vou cair no clichê de procurar a definição no dicionário, e nem vou buscar a etimologia da palara para dizer que “vem do latim cientia …” ou algo assim.
A minha idéia resumida de cientista é a seguinte: o cara que tem uma idéia original e a desenvolve usando as técnicas apropriadas. Bom, segundo esta definição um artista poderia ser um cientista, afinal o artista desenvolveu sua idéia original em uma obra e a concretizou de maneira apropriada.
Definido o que é ser cientista, vejamos: Sou um cientista?
Apesar de estar no doutorado, conhecer bem a história da ciência, seus preceitos básicos, seus bastidores, planejar e realizar experimentos, ainda não me consideraria cientista, justamente por me faltar a tal idéia original. Eu seria então um técnico com nével superior, talvez.
Ciência não é algo fixo e estéril, como pode parecer. Demanda criação, também. É um processo criativo, não repetitivo.
Se o doutorado é o precesso de formação de um PhD, imagino que até o fim deste precesso tenha atingido minha maturação de cientista. Até lá posso ter o meu momento Arquimedes de EURECA, e ter minha idéia original.

Este post é parte integrante da blogagem coletiva “Um cientista em minha vida”, organizado pelo Brontossauros no meu jardim

5 comentários em “Seria eu um cientista?!”

1. "A diferença é que o cientista deve seguir as técnicas vigentes em cada área de investigação e seu resultado deve ser comprovado por todos os seus companheiros cientistas."meio limitante isso da maneira que vejo, mas se é a maneira que tá indo o bonde quem sou eu pra para-lo não é mesmo.e cá pra nós....faça-me o favor....sim....vc sabe que é um cientista. mas cuidado pra não cair na vaidade (tão comum em nossa espécie). os danos seriam irreparáveis....rs....já assistiu o advogado do diabo???weeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee