Deu na nature – mães relapsas/ guerra/ ressaca olímpica/ evolução e câncer/

Muita serotonina para as mamães e caminha quente para os filhotinhos: Serotonina é uma proteína que age em neurônios (por isso chamada de neurotransmissor) e já se sabe q influencia no comportamento e emoções. Agora parece que os pobres e indefesos filhotes de camundongo também dependem dela para sobreviver. Se as mamães que os criam tiverem pouca serotonina, os ninhos feitos por elas (sim, camundongos fazem ninhos) é mal feito e os filhotes morrem de frio. Grande poder que essas proteínas tem, não é mesmo.
Guerra e a ciência na Geórgia: Afora os grandes problemas causados por qualquer guerra, a ciência também sofreu no conflito. Bem no começo de um movimento de incentivo a pesquisa no país, com previsões de investimento na área, o breve conflito já inviabilizou o repasse de verbas. Universidades bombardeadas, áreas de preservação em chamas, pesquisadores estrangeiros saindo do país. Duro golpe.
A ressaca olímpica na pesquisa chinesa: Em carta, os pesquisadores chineses Yijun Chen e Nan Liu rebatem as notícias de aurora tecnológica e científica supostamente estimulada pelas Olimpíadas. Algumas áreas realmente foram favorecidas, como a ambiental, mas outras áreas ficam ameaçadas pelo realocamento de recursos e dificuldades de transporte de reagentes químicos básicos, por exemplo. É, parece que ainda nada do MILAGRE chinês…
A subida ao poder do RNA: Não é a toa que ela dá nome ao blog que vos escreve. Eita molécula arretada, sô. Afinal, se só 1 a 2% do nosso DNA produz RNA que vai virar proteína, por que 80% do DNA produzem RNA que NÃO vira proteína? Outras funções surgem para o RNA, como os miRNA, snoRNA e piRNA, com funções regulatórias vitais para as células e o desenvolvimento do organismo. Surgem então, além dos já conhecidos e tradicionais genes de proteínas, os “genes de RNA”.

Seleção natural e a evolução do câncer: Células tumorais são diversas, formam populações, competem entre si e com células normais; e apenas as mais adaptadas sobrevivem. Usar esses conceitos de biologia evolucionista no estudo do câncer pode trazer maior conhecimento e idéias para tratamentos.

Viver mais e melhor – é possível?: Este é o sonho de muita gente, inclusive da medicina. Se fossemos vermes ou moscas a coisa já estaria bem mais resolvida. Nesses modelos animais, assim como em leveduras e mesmo em camundongos, o tempo de vida mostra ser manipulavel fazendo alterações nos genes, na alimentação ou tratamento com drogas. Entendendo melhor como isso acontece, e quais as causas das doenças ligadas ao envelhecimento, poderemos responder realmente se é possivel ao homem viver mais, e quanto.

Um comentário em “Deu na nature – mães relapsas/ guerra/ ressaca olímpica/ evolução e câncer/”

1. Quanto à guerra na Geórgia, tem um fato básico: todo mundo vai sofrer, em todos os campos, quando a "guerra" for por PETRÓLEO.
    Ou será uma grande coicidência por ali passar um oleoduto imenso da Rússia... E a OTAN? Desde quando eles entregam ajuda humanitária (como estão fazendo com a Geórgia) usando DESTROYERS?
    O que a gente está vendo naquela região é um jogo de comadres de WAR... "Eu fico aqui, você fica aí, certo?", enquanto vai todo mundo se armando.
    Tudo isso, prá variar, por petróleo. O governo russo tá se lixando prá população que "foi atacada" pelo governo da Geórgia, eles se preocupam muito mais com o recente alinhamento deste país com os EUA.
    Abraço!