03 de Setembro – Dia do Biólogo

Símbolo da biolofia
Símbolo da biologia

Opa, aí vai um motivo para um happy-hour hoje. Mas para comemorar ou para afogar as mágoas?
Ok, não vou ficar chorando as pitangas aqui não. Talvez só um pouquinho… Afinal comemora-se hoje a “profissão” biólogo, que pode atuar em 50 áreas diferentes.
Mas porque conheço tantos biólogos desempregados?
Concorrência com outras áreas. Biomédicos e engenheiros florestais acho que são os maiores competidores nesse nicho.
Mas o que diferencia o biólogo destas outras profissões? O que na sua formação os torna especiais? Considero que seja o conhecimento em evolução. Um biomédico e um engenheiro não precisam necessariamente deste conceito, já os biólogos sim. Ou pelo menos deveriam.
Afinal, já dizia Dobzhansky: “Nada em biologia faz sentido, senão à luz da evolução”.
E convenhamos, na prática o mundo ainda não precisa necessariamente da idéia de evolução para continuar funcionando. Afinal, funcionou por milhares de anos antes de Darwin e ainda hoje não fica claro para as pessoas em que a evolução afeta suas vidas. Talvez por isso o biólogo não se faça necessário para a vida cotidiana, na prática, como um engenheiro.
Em defesa de minha classe lembro aqui de um pensamento lido a um tempo: da briga do útil e do fútil. A palavra “útil” na sua origem, significa ferramenta, e fútil vem de “frui” que é fruir, desfrutar. A primeira é estritamente prática, e a segunda é mais difícil de definir. Segue um exemplo que vai direto onde quero chegar: O papel higiênico é útil. Um poema de Drummond não é útil, mas qual deles dá sentido a vida?
A Teoria da Evolução é uma idéia poderosa, que explica muito de nosso dia-a-dia. Tem aplicações práticas sim. Mas sua maior contribuição é filosófica. É ela que explica a vida. É ela a matéria prima para se fazer um biólogo.

6 comentários em “03 de Setembro – Dia do Biólogo”

1. Concordo plenamente. E, para mim, biólogo que não aceita a Teoria Evolutiva não é biólogo de verdade. Extremismo? Talvez.
    E os criacionistas que me perdoem, mas se você não acredita em fósseis, deve ter faltado a muitas aulas de química e física!