Fones de ouvido atrapalham marcapasso cardíaco

marcapasso-pod
marcapasso-pod

Sua música pode valer sua vida!

Ok, nada de alarde exagerado, mas os fones de ouvido, mesmo desligados, podem interferir nos marcapassos ou mesmo nos desfibriladores implantados.
Esses desfibriladores são miniaturas daquela máquina de choque para ressucitação que aparece muito em filmes. Quando percebe que o coração está tendo uma parada, ele libera automaticamente uma descarga elétrica para manter o coração batendo.

O problema é quando os fones estão próximos ao peito, pendurados ou em bolsos de camisa. Quem usa marcapasso pode não sentir nada ou apenas uma palpitação. O perigo maior é com esses desfibriladores que podem ser inativados temporariamente. Se por azar o paciente precisar da descarga elétrica bem nesse momento, a conseqüência pode ser perigosa.

O trabalho, apresentado no congresso American Heart Association por William Maisel, testou 27 pessoas com marcapassos e 33 com desfibriladores. A interferência aconteceu em um quarto dos pacientes pela proximidade dos fones.

“Groove is in the heart” é o que diz a música, mas os fones é bom guardá-los no bolso.

Vi na Wired

4 comentários em “Fones de ouvido atrapalham marcapasso cardíaco”

  1. show de bola essa post. Acho que isso deve valer também para quem carrega celulares, sobretudo nos bolsos das camisas, colados aos marcapassos/desfibriladores.
    Acho que estudos desse tipo deveriam ser mais aprofundados e informações como essas difundidas - mas claro, com as devidas certezas que a informação merece.

  2. Qualquer aparelho se som, caixas e fones é feito de ímãs. É o ímã que interfere na parafernália.

  3. Eu quero saber que se alguma pessoa que usa marcapasso pode ter aula de informática prática.Pois uma mulher começou a fazer aula de informática teórica e começou a ter problemas,então os filhos dela estão falando que é por causa da aula de informática!
    Eu espero contar com a ajuda de vocês...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *