Se o Radiohead fez, porque não os conservacionistas?


Não preciso dizer aqui sobre o tal do carbono e o rastro que todos nós, consumidores vorazes, deixamos deste elemento no ambiente em que vivemos (para mais veja nos blogs especializados Ecodesenvolvimento e Rastro de Carbono).
Mas esse “ecochatismo” às vezes me irrita. Mas só às vezes, e depois passa. É que eu que adoro a banda Radiohead e sempre quis presenciar um show ao vivo dos caras vou ficar a ver navios (ou aviões no caso). A banda não fará mais viagens de avião para reduzir seus rastros de carbono.
E O MEU SHOW AQUI NO BRASIL COMO FICA?!?!?!
Mas tudo bem, passada a raiva de momento eu respiro fundo (enquanto ainda há ar para respirar) e devo concordar com os caras. Avião é uma das coisas que mais pesa nas contas de carbono de uma pessoa, podendo triplicá-las.

Daí esbarrei numa carta na NATURE de um pesquisador da área de biologia conservacionista dizendo que em sua área de estudo a maior parte dos pesquisadores estão em universidades no hemisfério norte, e as áreas de estudo e coleta, o que chamamos de “campo”, estão nos países ao sul do equador, nos países em desenvolvimento. Assim, os estudiosos gastam toneladas de combustível nesse vai-e-vem para coleta de dados ou congressos. Chegam a gastar 10 vezes mais carbono do que a média de seus conterrâneos.
Claro que um executivo de empresa gasta bem mais que isto. E podemos pensar também que a pesquisa realizada nessa área de conservação pode trazer benefícios maiores que os gastos do pesquisador.
Mesmo assim, reduzir é uma boa idéia. Não parem as pesquisas, por favor, mas incentivar pesquisas locais em áreas privilegiadas, estimulando pesquisadores locais e treinamento in loco pode ajudar. Também não se proíbam viagens, mas em menor número e com maior tempo de estada seriam meios de contribuir para dar o bom exemplo.
E não desconsideremos a tecnologia. Videoconferências e afins podem dar uma mão também.
E falando em tecnologia, sem show ao vivo eu me contento com o Youtube mesmo, afinal nem os DVDs são indicados por serem de plástico. Ou será que eu estou exagerando no ecochatismo?

6 comentários em “Se o Radiohead fez, porque não os conservacionistas?”

  1. Você esqueceu um detalhe: aqui, você pode usar livremente energia elétrica porque a maior fonte é hidroelétrica. Lá no Hemisfério Norte, um computador é "a CARVÃO"...
    "Se correr, o bicho pega. Se ficar, o bicho come"... 😉

  2. Acho q reduzir a "pressa" no mundo pode ajudar....Que tal melhorar a tecnologia e voltar a usar barcos à vela pra transporte intercontinental , ficando os jatos para transporte de coisas urgentes, como órgãos para transplante, por exemplo?

  3. Livremente tmb nao né, pq hidrelétricas tmb são um problema ambiental gigante. Não sei se já estimaram qual vale mais a pena, mas acho q a hidrelétrica sai ganhando sim.

  4. Sério mesmo? E nesse tempo todo no mar rola o q? Se bem q grandes idéias surgiram nesse tempo de ócio criativo a q se era obrigado antigamente. Desde a teoria da evolução até Os Lusíadas.
    É, pode ser uma boa...

  5. pois é, e eles vem como? Nadando?
    E se acham q cobrando caro o show para comprar créditos de carbono vai anular o rastro deles, estão muito enganados!
    Mas eu vou no show mesmo assim, fazer o que... Fã é tudo burro mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *