E essa UNICAMP aí

por | ago 25, 2022 | Textos | 0 Comentários

E essa UNICAMP aí, como funciona?

    Já ouviu dizer que tem um hospital enorme na UNICAMP? E que também tem muita gente que estuda nesta universidade? Como funciona esse lugar chamado Universidade Estadual de Campinas e como fazer para estudar lá? Vamos apresentar um pouquinho desta universidade aqui nesse texto.

Gildo Girotto Junior e Luiz Felipe Brito Silva

Quanto paga?

    Talvez alguém já tenha feito essa pergunta. Quanto custa estudar na Unicamp? A resposta é: NADA. Isso mesmo, a UNICAMP É GRATUITA. Quer dizer, pagamos diariamente nossos impostos e eles sustentam a universidade pública aqui no Brasil. Portanto, quando você entra na Unicamp, você não tem que pagar mensalidade ou qualquer outra taxa para estudar. Ainda, é possível que você receba um auxílio para estudar (leia até o fim e saberá do que estamos falando).

Mas o principal da Unicamp não é o hospital?

    Olha, digamos que o Hospital Universitário é realmente muito importante para a cidade de Campinas e região pois atende muitas pessoas diariamente. Mas, na Unicamp há 22 institutos e faculdades com os mais diferentes cursos para você fazer depois do ensino médio e aprender uma profissão.

    Quer ser professor, biólogo, engenheiro de alimentos, cientista social, artista, educador físico, médico? Aqui tem todos estes cursos e muitos outros. Você pode ver todos consultando o site da COMVEST. Clica aqui que vai direto para lá. 

    E por falar em Comvest, que negócio é esse?

    A Comvest é a Comissão Permanente para os Vestibulares. Esse órgão cuida de todas as provas e outras formas para o ingresso na universidade. Sabe o vestibular, aquela prova que muita gente fala por aí e que talvez você já tenha feito alguma vez? Pois é, é a Comvest que elabora, aplica e corrige. Com base nas notas dela os alunos são classificados para entrar na Unicamp.

    Mas essa não é a única forma de entrar na Unicamp. Agora em 2023 a Unicamp está oferecendo 3.340 vagas regulares para ingresso nos cursos de graduação, sendo 2.540 pelo Vestibular Unicamp, 639 vagas oferecidas por meio do Enem, 49 vagas para o Vestibular Indígena e 112 vagas oferecidas pelo Edital Vagas Olímpicas 2023. Ou seja, você pode fazer o vestibular, fazer o ENEM ou, caso você tenha origem indígena, você irá fazer um vestibular específico. Bacana, não?

Mas não é muito difícil?

    Olha, sejamos honestos: o processo precisa de uma dedicação aos estudos. Como toda prova, você será testado em relação a conhecimentos nas diferentes disciplinas. Alguns detalhes importantes são: se você estudou totalmente ou em algum momento do seu ensino médio e fundamental em escola pública, você ganha uma bonificação na nota. Como assim? Dependendo do tempo que estudou, na sua nota final da prova são somados alguns pontos. Essa é uma medida que as universidades de todo país adotam para auxiliar no acesso de estudantes que não tiveram a oportunidade de ter um estudo de qualidade na educação básica.

    Há também opções para dar aquele up nos estudos. Existem muitos, mas muitos cursinhos populares (gratuitos) que você pode fazer no ano em que quiser prestar vestibular. Vamos deixar uns links de alguns deles lá no final do texto para você dar uma olhadinha. E tem também um programa chamado ProFIS. Mas esse merece um texto só pra ele e fica pra semana que vem.

Entrei, e agora?

    Às vezes podemos pensar “Ah, tudo bem, eu entro e aí? Como faço o curso e me mantenho financeiramente?”. Há diversos cursos que são o dia todo e, muitas vezes, não é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Pensando nisso, a Unicamp oferece um conjunto de auxílios para quem precisa de uma ajudinha financeira. Dá uma olhada na figura abaixo.

Diagrama: Bolsas Auxílios Oferecidos pela Unicamp.

Elaborado por Luiz Felipe Brito Silva – Dezembro de 2021

    Como podemos ver, são muitas as ações de auxílio estudantil e todas elas são coordenadas pelo Serviço de Apoio ao Estudante, o SAE. As modalidades de bolsa acima são algumas das existentes, mas ainda existem outras. De acordo com o site do Programa de Permanência Estudantil, estas bolsas de auxílio têm como finalidade evitar a evasão, especialmente daqueles que precisam de um suporte financeiro, e todos os alunos de graduação que estiverem regularmente matriculados poderão solicitar os auxílios. 

Quais são as bolsas e auxílios da Unicamp?

    A Bolsa Auxílio-Social (BAS) é a mais famosa de todas. É destinada aos alunos de graduação, independente do seu ano de ingresso. O critério para a concessão da bolsa é socioeconômico, por meio de participação no Processo Seletivo Anual. O aluno bolsista deverá realizar atividades em projetos dentro de diversas áreas da Universidade. Já a BAS-IC (Bolsa Auxílio Social – Incentivo Complementar) tem por objetivo permitir ao aluno contemplado com Bolsa Auxílio-Social a realização de Iniciação Científica, com bolsa, na forma de complementação, sem prejuízo do rendimento mensal fornecido pela Bolsa Auxílio-Social. O valor total das bolsas é de R$ 747,10 mensal.

    Outros auxílios são: o BAT (Benefício Auxílio Transporte); a BAEF (Bolsa Auxílio Estudo e Formação), destinada aos alunos de graduação que atualmente estão com 75% do curso concluído; a Bolsa Emergência, que atende alunos que passam por dificuldades econômicas emergenciais; a Bolsa Auxílio Moradia; o Programa de Moradia Estudantil, destinado aos alunos com dificuldades em manter residência/moradia com recursos próprios, especialmente aqueles que residem fora da Região Metropolitana de Campinas (RMC); a Bolsa Auxílio Instalação, destinada ao aluno ingressante que encontra dificuldades financeiras no início da graduação; e o BITA (Benefício de Isenção da Taxa de Alimentação), que o objetivo de dar acesso franqueado aos restaurantes universitários nos dias de funcionamento para café da manhã, almoço e jantar para estudantes de Graduação e Pós-Graduação. No site da SAE WIKI (que você pode acessar aqui) da Unicamp há um detalhamento de todos esses auxílios. Mas, o que é importante aqui é que você saiba que, ao entrar na Unicamp, você terá um conjunto de auxílios que poderão te ajudar em sua jornada. 

    E além de tudo isso, nós sabemos que o estresse do dia-a-dia pode ser algo que deixa a gente meio para baixo, não é? Por isso a Unicamp conta também com um conjunto de serviços de saúde mental disponibilizados. São oferecidos serviços de atendimento psicológico e psiquiátrico aos estudantes por meio do SAPPE (Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica). 

    E aí, o que achou? Se interessou? Fique atento pois as inscrições para o vestibular deste ano vão até dia 02 de setembro, tá pertinho. Corre lá! Vamos juntos tentar conquistar essa vaga nesse mundo universitário! A universidade é para todos e todas e precisa ser ocupada!

Links e sites importantes:

COMVEST: https://www.comvest.unicamp.br

Informações sobre o vestibular 2022/2023: https://www.comvest.unicamp.br/vestibular-2023/

SAE: https://www.sae.unicamp.br/servicosocial/

SAE bolsas: https://www.sae.unicamp.br/saewiki/index.php/Página_principal

Alguns cursinhos populares:

TRIU: https://cursinhotriu.com.br

Dandara dos Palmares: https://pt-br.facebook.com/CursinhoPopularDandara/

Zilda Arns: https://www.cursinhozilda.com

Exato: https://www.cursoexato.com.br

Alguns outros cursinhos: 

https://www.esquerdadiario.com.br/17-Cursinhos-e-projetos-de-Campinas-e-regiao

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content